Mestrado e depois trabalhar

Opz, errei.

[quote=Andre Brito]LedRenan,
Eu também tenho essa dúvida.

alucardeck,
tenho 20 anos.

Cadu,
Pois é. Essa é uma das razões que eu quero fa zer mestrado logo quando terminar… Eu não vejo muitas empresas apoiando o mestrado, então queria fazer um antes de começar a trabalhar em empresas.
Abraço.[/quote]

[editado]
Eu estou ciente de que muitas empresas apóiam o mestrado, mas acho que acontece aquilo que falaram: querem ver o lucro e pouco se importam com o desenvolvedor. Isso me deixa animado para estudar e trabalhar, porque é um incentivo para estudar e ser um bom profissional. Eu conheço algumas empresas que até pagam para o engenheiro fazer mestrado, mas são raras. Então eu acho que tenho maior chance se engatar depois da graduação.

Agora é esperar que dê tudo certo. Como tenho mais 1 ano de faculdade, quero bolar um projeto legal para sair já no mestrado sabendo algumas coisas sobre a área. Além disso, se for uma coisa realmente muito legal, espero que algumas empresas da área possam ver o projeto e tal, e estar ciente de que estarei no mestrado. Pena que é pouco provável que isso vá acontecer.
[/editado]

Eu acho super valido fazer mestrado. Aqui por exemplo todo mundo tem mestrado, nao tem ng sem mestrado. Alguns tem doutorado tb.

O problema ai no Brasil eh que tudo eh baseado na experiencia no mercado de trabalho, eu acho que se chega um cara com mestrado (que nunca trabalhou) e um so com graducao que tem alguns anos de experiencia nas costas eu acho que a empresa contrata o carinha sem mestrado. Eu sinto que no Brasil as empresa ainda tem um preconceito com quem so estuda, estuda e nao tem real experiencia. Outro problema que eu vejo eh o fator idade, sinto que as empresas tem um certo preconceito em relacao a isso e ainda pior se tiver numa idade “avancada” e sem experiencia. Isso eh uma coisa que eu nao sinto aqui, tem muita gente acima dos 30 (inclusive eu) e muita gente que comecou aqui com 26/27 anos (primeiro emprego), super normal.

O que eu acho que seria uma alternativa seria fazer mestrado mas trabalhar ao mesmo tempo. Porque ai quando vc terminar o seu mestrado vc vai ter uma boa formacao (acima no normal ai no Brasil, pq pouca gente tem mestrado, principalmente na area de computacao) e vai ter experiencia de trabalho (nesse meio tempo vc pode ate tirar umas certificacoes pra complementar). Ai acho que vc ta bem preparado apos o mestrado.

Mas nao sei, hoje em dia nego comeca a trabalhar com 19, 20 anos ai com 23 quando sai da faculdade ja tem experiencia (foi o que eu fiz) se vc nunca tiver trabalhado e comecar a procurar trabalho apos o mestrado talvez seja um pouco mais dificil (mas nao impossivel).

//Daniel

É bem disso que eu tenho medo, Dan: seja difícil de achar trabalho. Tudo mundo fala: tá faltando gente e não sei o que. Mas na hora de pedir o emprego, eles dizem é que tá faltando gente boa. Minha professora de Teoria da Computação falou uma coisa muito certa: “Profissional meia boca a gente acha balançando a árvore. Profissional bom mesmo é o que falta.”.
Eu não vou fazer mestrado por achar que vou me tornar um profissional melhor, mas por gostar de pesquisa mesmo.
E acho que emprego não vai ser muito difícil de conseguir depois, pois sempre tem o Q.I., né. :slight_smile:
Uma coisa que eu ouvi falar é que em 2010 o mercado vai ainda estar fervendo, mas já vai ter uma boa parte das vagas preenchidas. Eu provavelmente terminarei o mestrado em 2012, 2013. Então acho que é um fator que vai complicar mais ainda (por mais que seja pouco).
Estou pensando em fazer isso mesmo, mestrado e trabalhar ainda (nem que seja por meio período). Se ficar muito complicado de levar, peço um tempo ou peça a conta mesmo (só se tiver com salário do governo).

Abraço.

Tem os 2 lados da moeda: As empresas querem contratar apenas profissionais com experiencia pelo simples fato: PRODUTIVIDADE.
Uma pessoa com menos formação, e com mais experiencia, produz mais. E é apenas nisso que algumas empresas pensam.

Entretanto, uma pessoa com mais estudo, graduação, e menos experiencia, apesar de levar um tempo ate conseguir ser produtivo, esta acostumado a PENSAR mais e a desenvolver soluções mais INTELIGENTES. Tenho visto por ai tambem muita gente ‘experiente’, mas com vicios horriveis e fazendo sujeiras no codigo, quando na verdade deveriam estar buscando a solução MAIS EFICIENTE, e entender o real porquê daquilo que esta fazendo.