[quote=elioengcomp]Trabalhei durante 3 anos com J2ME e continuo achando a tecnologia muito atrativa tendo em vista os cenários que ela busca atender. Nas empresas em que trabalhei os projetos tinham como alvo um grande número de empresas e usuário para os quais era completamente inviável realizar sequer uma previsão sobre em quais dispositivos os aplicativos seriam executados. Além do mais, uma distribuidora com 3 mil vendedores dificilmente irá adquirir um belo smartphone para cada um de seus vendedores, com certeza eles optarão por dispositivos mais limitados. Em um cenário como este J2ME continua imbatível. Não resolve 100% dos problemas, algumas vezes tinhamos que manter 2 versões de um projeto devido a características muito específicas de um dispositivo, mas ainda assim o trabalho de manter estas aplicações ainda era menor do que se tivessemos diversas tecnologias.
Tinhamos aplicativos que realizavam cerca de 2 mil transações GPRS por dia com nossos servidores, mantendo um banco de dados de clientes e produtos atribuídos ao vendedor no dispositivo móvel e o desempenho não deixava a desejar. Não que esta seja a aplicação mais complexa do mundo, mas para situações onde o aplicativo móvel busca prover um canal alternativo para um aplicativo maior e centralizado a tecnologia J2ME da conta do recado.
Em relação ao mercado acredito que com a popularização dos smartphones, do Android e até mesmo de aplicativos móveis em si tiraram um pouco do espaço do J2ME no mercado, mas continuo prestando consultoria na área e sempre recebo notícias de projetos, inclusive internacionais, que estão utilizando J2ME. Em relação a salários não encontrei muita diferença em relação aos outros cargos da tecnologia JAVA por onde passei.
Abraço![/quote]
Hum… Agora fiquei curioso sobre a funcionalidade de seu programa. Estamos falando de PDAs ou celulares com telas minúsculas?
Inté.