Mercado Java ME - Como está?

[quote=elioengcomp]Trabalhei durante 3 anos com J2ME e continuo achando a tecnologia muito atrativa tendo em vista os cenários que ela busca atender. Nas empresas em que trabalhei os projetos tinham como alvo um grande número de empresas e usuário para os quais era completamente inviável realizar sequer uma previsão sobre em quais dispositivos os aplicativos seriam executados. Além do mais, uma distribuidora com 3 mil vendedores dificilmente irá adquirir um belo smartphone para cada um de seus vendedores, com certeza eles optarão por dispositivos mais limitados. Em um cenário como este J2ME continua imbatível. Não resolve 100% dos problemas, algumas vezes tinhamos que manter 2 versões de um projeto devido a características muito específicas de um dispositivo, mas ainda assim o trabalho de manter estas aplicações ainda era menor do que se tivessemos diversas tecnologias.

Tinhamos aplicativos que realizavam cerca de 2 mil transações GPRS por dia com nossos servidores, mantendo um banco de dados de clientes e produtos atribuídos ao vendedor no dispositivo móvel e o desempenho não deixava a desejar. Não que esta seja a aplicação mais complexa do mundo, mas para situações onde o aplicativo móvel busca prover um canal alternativo para um aplicativo maior e centralizado a tecnologia J2ME da conta do recado.

Em relação ao mercado acredito que com a popularização dos smartphones, do Android e até mesmo de aplicativos móveis em si tiraram um pouco do espaço do J2ME no mercado, mas continuo prestando consultoria na área e sempre recebo notícias de projetos, inclusive internacionais, que estão utilizando J2ME. Em relação a salários não encontrei muita diferença em relação aos outros cargos da tecnologia JAVA por onde passei.

Abraço![/quote]

Hum… Agora fiquei curioso sobre a funcionalidade de seu programa. Estamos falando de PDAs ou celulares com telas minúsculas?

Inté.

O negocio entao e’ pela necessidade!
Precisamos de um projeto ME pra isso!
Pronto… acabo projeto toca os projetos normal!

Apenas para solucionar um problema que aparece do nada? Por exemplo!

@edited

Mais conhecido como famoso bico??![/quote]

Exatamente. Aqueles projetos que nunca são prioridade e que possuem orçamento bastante reduzido geralmente usa Java ME porque por ser da Sun é tudo gratuito e tb a mão de obra do profissional Java ser mais barato que um programador Symbian por exemplo. Geralmente esses projetos tem uma necessidade de atender alguns poucos modelo de aparelhos o que ameniza o principal problema da plataforma que é sua fragmentação.

Bom dia elioengcomp,

Nivel experiências comecei Java ME 2001 … e agora trabalho entre autros no projeto de pesquisa " GASP: GAming Services Platform : Multiplayer Mobile Games (MMGs)"
CNAM Paris university :

GASP: GAming Services Platform : http://gasp.ow2.org/

CEDRIC : http://cedric.cnam.fr/ListePublis.php?lang=en

Abraços

[quote]Hum… Agora fiquei curioso sobre a funcionalidade de seu programa. Estamos falando de PDAs ou celulares com telas minúsculas?

Inté.[/quote]

O projeto trata-se de um força de venda para as distribuidoras da Tim, BRT (atualmente Oi), Vivo e Claro do Sul do Brasil, Minas e Goiás. Até o momento em que sai da empresa este projeto movimentava 6 milhões de reais em vendas em campo por dia. O projeto está em atividade até hoje, tendo em vista que deixei a empresa a cerca de 1 ano e meio, acredito que a gama de clientes e os valores movimentados estejam ainda maiores.

Tinhamos clientes que utilizavam celulares bem limitados, como o Nokia 6230 (não era mais comercializado na época, mas algumas empresas formaram parcerias com as operadora de telefonia móvel e conseguiram milhares destes aparelhos praticamente de graça), enquanto outras empresas menores já estavam migrando quase que totalmente para o Nokia E61. Alguns ainda utilizavam o Motorola A1200 pelo benefício do touch screen e outros até mesmo Palm E2 em conjunto com o Nokia 6230 e bluetooth para acesso a rede de telefonia móvel.

Abraço!

[quote=elioengcomp][quote]Hum… Agora fiquei curioso sobre a funcionalidade de seu programa. Estamos falando de PDAs ou celulares com telas minúsculas?

Inté.[/quote]

O projeto trata-se de um força de venda para as distribuidoras da Tim, BRT (atualmente Oi), Vivo e Claro do Sul do Brasil, Minas e Goiás. Até o momento em que sai da empresa este projeto movimentava 6 milhões de reais em vendas em campo por dia. O projeto está em atividade até hoje, tendo em vista que deixei a empresa a cerca de 1 ano e meio, acredito que a gama de clientes e os valores movimentados estejam ainda maiores.

Tinhamos clientes que utilizavam celulares bem limitados, como o Nokia 6230 (não era mais comercializado na época, mas algumas empresas formaram parcerias com as operadora de telefonia móvel e conseguiram milhares destes aparelhos praticamente de graça), enquanto outras empresas menores já estavam migrando quase que totalmente para o Nokia E61. Alguns ainda utilizavam o Motorola A1200 pelo benefício do touch screen e outros até mesmo Palm E2 em conjunto com o Nokia 6230 e bluetooth para acesso a rede de telefonia móvel.

Abraço![/quote]

Muito interessante sua aplicação e, dada sua experiência, é claro que devo te dar credibilidade. No entanto, existem algumas coisas que não consigo visualizar funcionando muito bem num Nokia 6230, ainda mais com JavaME. Por exemplo:

• Vou abordar um novo cliente, preciso passar todas suas informações para a operadora (um CRUD simples).
  • Preciso verificar os dados das faturas deste cliente, de maneira que posso fazer uma análise numa tela dessas?
  • Preciso analisar relatórios de vendas, estatísticas, realizar liberações, coisas que todo gerente gostaria de fazer pelo celular.

Talvez esteja pegando o foco de um negócio diferente do qual sua aplicação se propos a atender. Gostaria de uma opinião sua sobre estes pontos. É interessante ter a opinião de quem já fez algo realmente sério em JavaME.

Inté.

Concordo com você que algumas das atividades que você descreveu se tornam inviáveis em uma tela de 128 x 128 pixels. Além do mais, o teclado convencional de um celular como o 6230 não foi feito pra que você realize o cadastro de um cliente de maneira ágil. Entretanto há uma divergência de propósitos. Aqui é necessário vislumbrar custos e benfícios.

Imagine o seguinte cenário: Uma empresa com cerca de 500 vendedores e 50000 pontos de venda onde não há sistema algum para automatização das vendas. As vendas são feitas no papel (na nota mesmo) e posteriormente, no final do expediente, devem ser lançadas no sistema para controle financeiro, de estoque e demais informaçõe sobre o negócio. Um vendedor que encerra suas visitas aos pontos de venda as 18:00 tem que voltar para a sede e esperar a sua oportunidade de entregar a papelada das vendas para um operador do sistema (que são entre 5 e 10) para que ele as lance no sistema. Para resumir a ópera, pela necessidade de lançar as vendas posteriormente existe um aumento da necessidade de mão de obra devido ao retrabalho, o expediente do vendedor é prolongado, o gasto com papel é absurdo e a possibilidade de falhas humanas é grande (problemas na hora de acertas comissões por vendas lançadas incorretamente, entre outros). Além disso, imagine que o produto em questão é passível de invalidação por parte do fabricante, perdendo seu valor (por exemplo, os já extintos cartões de recarga de celular). Sem um controle automatizado, dados os produtos que estão nas mão do vendedor é impossível diferenciar aquilo que foi vendido do que não foi. Caso o vendedor seja furtado (e isso acontece com um frequência inacreditável) não há meios de solicitar apenas a invalidação daquilo que não foi vendido.

Enfim, com a introdução de um sistema de automatização destas vendas com o envio em tempo real através da rede GPRS, primeiramente, o gasto com papel é eliminado. O vendedor, após finalizar as visitas a seus pontos de venda e consequentemente suas vendas do dia, guarda o seu celularzinho no bolso e vai pra casa curtir a novela das seis com a patroa além de ter maior confiança no recebimento de seus honorários no final do mês. É reduzida a necessidade de mão de obra uma vez que não há o retrabalho de re-enviar as vendas ao sistema. A emissão de BO com dados de furto é instantânea, e, caso haja uma integração com um sistema do fabricante, o cancelamento dos produtos furtados também o é (Acreditem, este foi o ponto onde o projeto trouxe maior economia para as empresas). Mesmo com uma tela limitada, a elaboração de telas no formato Wizard otimizam a velocidade da venda. Em troca destes benefícios e de alguns outros, a grande maioria dos vendedores e principalmente os empresários acreditam que vale a pena o custo de tempo a mais para cadastrar um ponto de venda em sua primeira visita devido a limitações do aparelho. Além disso, para prover maior agilidade, o sistema móvel pode exigir apenas um cadastro parcial do ponto de venda, sendo porteriormente completado por outro canal (telefônico ou por um consultor de marketing e vendas).

Operações de emissão de faturas, saída de produtos aos vendedores ou operações de cunho estratégico como emissão de relatórios entre outros são efetudas em outros canais do projeto, como um sistema WEB. A idéia básica deste projeto foi ter todas as funcionalidades do sistema em um canal principal, por exemplo WEB, e replicar aquelas que são exclusivamente operacionais em um canal mobile flexível para atender a maior gama de dispositivos possíveis.

Abraços!

Excelente explicação, boa defesa do uso do JavaME, estou convencido que, para este caso, é uma boa solução.

Inté.

[quote=marciosantri]Excelente explicação, boa defesa do uso do JavaME, estou convencido que, para este caso, é uma boa solução.

Inté.[/quote]
:wink:

Faltou incluir no cenário o fato de que, dada as diferentes condições financeiras e parcerias das distribuidoras (algumas atendiam dezenas de cidades enquanto algumas atendiam apenas parte de uma cidade) era impossível impor a utilização de um único dispositivo móvel específico.

Abraço!

[quote=JxtaNode]Bom dia,

Eu trabalhei com Java ME, mas apenas CDC. Um projeto para www.mak-system.net em PARIS durante um ano.

Com “Handheld Computers” :
http://www.motorola.com/Business/US-EN/Business+Product+and+Services/Mobile+Computers/Handheld+Computers

Isso me diz que o Java ME é dividido em dois mercados.

De domínio “público”, com esses telefones convencionais e smartphones: Nokia, Sumsung, LG, Motorola, HTC …
Que utiliza essencialmente MIDP / CLDC (www.getjar.com)

Do outro lado aparelhos para uso industrial, médico, TV, … com mais CDC e com sistemas exóticos

Para mim, haverá sempre coisa para jogar com MIDP / CLDC, Doja.
Mas a chave está em JavaME CDC. Se você quiser fazer projetos “sérios” e ganhar Euros (industrial, médical, comercial …)

Por outro lado, Android e JavaFX Mobile, será essencial.
[/quote]

No JME 3.0 a Sun fundiu o CLDC com o CDC. E fundiu vários profiles, ficando muito mais simples trabalhar com Mobile em java.

Já trabalhei duas vezes com JME e não me arrependi. A primeira foi uma aplicação de venda de passagens rodoviários no ônibus, pelo motorista. O motorista selecionava a origem (se o aparelho tinha gps era possivel o sistema descobrir a origem de viagem), o destino e vendia a passagem, que era impressa por bluetooth em uma impressora embarcada. Tinha uma interface com e sem touch screen e ainda utilizava acelerometro.

Hoje no Hospital que trabalho temos uma aplicação para os médicos consultarem prontuários e prescreverem medicamentos pelo celular, comunicando via wi-fi com a rede.

Foi a tecnologia que achamos mais produtivo e que funcionou bem na maior variedade de aparelhos. Ponto negativo: usuários de iPhone tiveram de comprar outro celular.

Olá

Java ME ao meu ver abre um leque de soluções integradas à diversos sistemas (Erp ou não).
Possibilita realizar a inserção de dados em qualquer lugar do mundo.

Na minha opinião será e é o segmento que terá uma gigantesca expansão.

Mudando de assunto: um questão que me fez procurar alguns tópico no forum, algum saberia ou teria alguma pesquisa de quantos
celulares existem com CLDC 1.0 e CLDC 1.1. Gostaria de saber a proporção, imagino que seja 10% (1.0) e 90%(1.1).
Estou para definir uma plataforma para desenvolvimento de uma solução mobile, estou tentando buscar essa informação para
saber qual cldc melhor escolher. Se alguém puder me informar agradeço.

Obrigado a todos

Sinceramente, não consigo ver JavaME ou JavaFX como uma boa plataforma para dispositivos mais avançados, que utilizam variantes de linux, como MeeGO e Maemo. Ainda acho muito útil para CLDC, mas para os novos prefiro o qt e c++.

Uma mesma aplicação desktop pode ser embarcada em qualquer dispositivo sem mudar uma linha de código.

http://www.forum.nokia.com/Develop/Qt/

[quote=JonathanSSantos]Mas voltando ao assunto do mercado!!??

Ngm sabe como ta a procura das empresas?![/quote]

até o começo do ano as vagas eram poucas, e normalmente sempre as mesma empresas abriam as vagas…

o lado ruim é que para JME o salário é menor que JEE…

1.0 só aqueles celulares monocromáticos que mal desenha algo gráfico, quase que só texto.

[quote=marcosalex][quote=thiago.filadelfo]
Na minha opinião será e é o segmento que terá uma gigantesca expansão.

Mudando de assunto: um questão que me fez procurar alguns tópico no forum, algum saberia ou teria alguma pesquisa de quantos
celulares existem com CLDC 1.0 e CLDC 1.1. Gostaria de saber a proporção, imagino que seja 10% (1.0) e 90%(1.1).
Estou para definir uma plataforma para desenvolvimento de uma solução mobile, estou tentando buscar essa informação para
saber qual cldc melhor escolher. Se alguém puder me informar agradeço.

Obrigado a todos
[/quote]

1.0 só aqueles celulares monocromáticos que mal desenha algo gráfico, quase que só texto.[/quote]

Tem razão.

O mercado J2ME é muito pequeno.
É um mundo de limitação, trabalho há 3 anos com games para J2ME.
Hoje estou querendo mudar de area infelizmente, partir pra JEE, e vejo que o futuro é o Android e o IOS.

[quote=deivid]O mercado J2ME é muito pequeno.
É um mundo de limitação, trabalho há 3 anos com games para J2ME.
Hoje estou querendo mudar de area infelizmente, partir pra JEE, e vejo que o futuro é o Android e o IOS.[/quote]

http://maemo.org/

Existem várias plataformas variantes de linux. A nokia tá usando maemo.