[quote=titanius]é o que eu venho dizendo ao pessoal daqui da cidade. Infelizmente temos que ver a realidade. Java é bom, ótimo e etc?! Claro, ninguém tem dúvida disso. MAs será que é viável pra Desktop, digo, pra pequenas empresas? O cara não quer saber se é java ou delphi, ele quer algo visual, que funcione. Clipper? Se a Microsoft não tivesse acabado com o DOS, com certeza muitos ainda usariam…
Mas o problema é outro… Porque Java é mais “seleto”? Simplesmente porque a curva de aprendizagem é alta, e quando o cara aprende, não vai cobrar 100 paus pra fazer algo, pow teve o trabalho. Já Delphi não…é infinitamente mais atraente e rápido de mexer que Java, por isso atrai pseudo-programadores, que querem matar cachorro a grito de manhã, pra jantar a noite.
[]s[/quote]
Nem dá pra acreditar numa declaração dessas, a qualidade e preço final do produto não é a ferramenta que dita e sim a solução que você disponibilizou, se alguém age como puta com os seus serviços de 100 “real” é porque não sabe valorizar o seu trabalho.
Agora generalizar, dizendo que o Delphi é pra rodar em boteco e mercearia, mesmo Java um meio boca usando Swing consegue fazer telas com poucos clicks do mouse, agora culpar a facilidade da IDE e seus recursos automáticos e acusar de quem as utiliza de programadores meia boca é fazer pouco de quem leva a sério o seu trabalho.
É verdade que um inciante em Delphi consegue fazer telas rapidamente e códigos enchertados nos eventos, mas isso são amadores, a IDE não proporciona o desenvolvimento rígido orientado a objetos, isso vai da disciplina do desenvolvedor. Pare de achar que Java é para coisas grandes e superiores e complexas, as coisas mais simples no mundo é que reinaram e deram dinheiro, vide o Bill Gates, agora tranquilo e rindo desse povo qui que fica puxando o saco pra tecnologia que usa, eu uso Java também, e não acho que ele seja tão produtivo para algumas tarefas que existe por aí no mercado.
Se alguém tiver dados concretos que 90% dos aplicativos são web, que mostre essa pesquisa, ouvi dizer ou percepção não diz nada, você tem que provar o que diz e não perceber, você pode dizer que a tendência dependendo do tipo de aplicação é ser web, mas ainda esbarramos em muitas barreiras aqui, no Brasil temos umas das piores redes de internet no mundo, não tenho o link aqui da notícia, mas foi feito a pesquisa, e isso é verdade, e os provedores de servidores de aplicações ainda não são tão acessíveis, se fosse fácil você trabalhar com empresas grandes, seria bom para todo mundo, mas lembre-se, conforme pesquisa do governo federal, a micro e pequena empresa são os grupos que mais contratam pessoas no Brasil, isto é, são a maioria das empresas existentes, não pense que elas tem milhões de sobra em caixa para pagar por soluções que custam centenas de milhões de reais, são poucas que tem esse privilégio.
Pare de exaltar Java como a melhor e maior solução do momento, e quem utiliza ela são melhores profissionais dos que não usam, isso é ridiculo.