De onde você tirou isso?
Experiência própria, de um mês pra cá tive duas propostas excelentes para trabalhar com Java e desktop (Swing).
Web é mais comum, e eu sempre fico curioso quando eu vejo informações do tipo “90% das aplicações hj são voltadas para WEB”. Também percebi que esses dados místicos estão começando a ficar mais modestos, já que antes era 99,9, depois 99 e agora “só” 90%.
E mesmo que fosse assim, isso ainda não diria nada, porque poderíamos ter 10% (de acordo com os seus dados) de aplicativos para desktops, porém mais sofisticados e complexos, que demandariam mais trabalho e mais conhecimento.
Sobre o mercado de trabalho para programadores, na minha opinião, se você entrar no ramo de pequenos software para automação comercial (padocas, locadoras), realmente vai ter problemas.
Há muita procura por programadores, fica frio, pra nós está ótimo. E se você for só um pouco melhor que a média, ainda vão disputar por você.
Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.[/quote]
Eu trabalho com java desktop. Um sistema grande que está sendo feito todo em swing. Ou seja, eu devo pertencer a estes 10%. E olhando no fórum agora, o fórum de swing, AWT e SWT tem 25385 mensagens, enquanto que o fórum de desenvolvimento web e java EE têm 79942 e 12011, respectivamente.
O fórum de java ME tem 9526 mensagens.
Ou seja, tirando isso como base, daria para dizer 20% é swing, 72% é web e 7% é mobile. Obviamente, esta é uma estimativa grosseira, mas demonstra onde está o interesse do pessoal, e portanto creio que se aproxime da realidade.[/quote]
Legal, eu gostei da brincadeira
, e também vou tentar analisar o mercado! :twisted:
Se você pensar que:
de um lado, a maioria dos iniciantes em java vão para fábricas de softwares, que contratam estagiários em peso (não é uma crítica, acho bom isso), e imaginar que essas fábricas fazem mais sites, portais, pequenos aplicativos WEB, etc;
do outro lado, imaginar que desktop em Java é utilizado para sistemas e aplicativos mais complexos (analisar grandes massas de dados, mostrar esses dados de várias maneiras, trabalhar offline, etc);
então temos um cenário onde a turma da Web vai usar mais o fórum do que a do desktop, por estarem no início da carreira e por encontrarem respostas às suas dúvidas mais facilmente.
Mas, na boa, podem jogar tudo o que acabei de dizer aí logo acima no lixo. Essa história de Web x desktop já é tão ultrapassada, outros já responderam tanto isso…
Agora, vou tentar dizer alguma coisa útil: seja bom em alguma coisa, em Web, Swing, Java ME, o que você preferir e terá futuro. Clichesasso!!! Mas acredito nisso.
Acho que estou mesmo a andar pela contramão! :-o Porque devo começar a trabalhar com Java ME ainda nesse mês. Só fiz um pequeno sistema para Web até hoje porque o arquiteto decidiu que tinha que ser Web. Todos os demais (analistas, programadores, cliente) pensavam que deveria ter sido feito em desktop.