Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

[quote=DaviPiala][quote=Jeanioz] Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né…

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor. [/quote]

Pelo menos aqui em São Paulo vi que as coisas já estão mais evoluidas, em Curitiba o pessoal tem o pescimo costume de achar que o sonho de todo programador é ser analista de sistemas![/quote]

Não é “pescimo”, é “péssimo”. :wink:

Mas eu não vejo como um “sonho de programador”, mas é pra onde o pessoal de faculdade é “empurrado” e isso desde o meio acadêmico.

Programação é vista como uma atividade de nível técnico enquanto análise é visto como uma atividade de nível superior.

Talvez haja algumas empresas em São Paulo que estejam mudando sua visão, mas não sei de toda a São Paulo vê as coisas do seu jeito.

acho q o problema é meramente seu publico alvo… se seu publico alvo for “padarias” ou seja sisteminhas fracos
para clientes pequenos e com pouca ou qse nem uma manutenção não valhe a pena… e alem do mais e uma absurdo cobrar 100 real pra um sistema mesmo que fosse ate em “C podrão” (C em console…) é um absurdo um valor baixo deste… mas acredito que seu publico alvo esta errado… vc deve procurar empresas maiores que querem crescer… que tenham filiais… migrar a coisa pra web seria uma boa… mas nem sempre o cliente quer web… mas se a empresa tem filiais e varios computadores compensa mais web… e esta historia dos dados do cliente estarem esposto na internet e viagem isto não existe mais hj em dia… apenas o cliente sabera o endereço do servidor e este podera ter um login… empresas que são de pequeno porte e querem um simples sistemas apenas para substituir um caderninho de anotações que anote e some suas vendas e compras para fazerem seus faturamentos não é um bom negocio… o melhor é ter publico alvos de empresas maiores e que principalmente
querem ampliar seus negocios…

[quote=louds][quote=Sergio Figueras]Velho, isso realmente varia da região.

Eu morava em Palmas, TO. Lá não tinha campo pra nada. Os melhores programadores ganhavam R$2500 e os outros tentavam vender sisteminha de ***** em clipper pra farmácia. Me dá nojo quando olho praquelas telas hj em dia.

Cara, programador que desenvolve software de fatura de água ganha R$2500.Essa é a realidade. Esse mesmo amigo meu que trabalha com isso ele é um BAITA programador em Java, um sênior daqueles que nunca se vê em lugar nenhum. Conhecendo todas as caracteristicas do Delphi e debugando o código no Hexa. Falhiu uma empresa de bdesenvolvimetno de software porque software de R$2000 reais lá era muito caro.

Dá pra viver num lugar desses?

Ainda bem que fui embora.[/quote]

Dá sim, vende serviço para o resto do pais. Por esse preço me interesso em contratar o povo por lá mesmo, remoto. Que não vejam para SP querer cobrar o dobro.[/quote]

O problema é começar com o nome. Contas são caras meu amigo, e é meio dificil você entrar em um mercado desses.

Isso normalmente acontece da seguinte forma: vc vai conversar com o cliente, sugere algo q poderia ajuda-lo, e qdo vc fala o preço ele faz uma cara de assustado e vem com o já tradicional papinho “Mas meu sobrinho faz isso td por 50 mangos” ou entao “O sobrinho do meu vizinho q entende td de computador faz isso por 100 prata”. Sinceramente, já recusei negócios por ouvir coisas ridiculas como essa.
Minha sugestao: espere 2 meses, entre em contato com o cliente e pergunte se ele esta satisfeito com o “sistema magico de 100 mangos” e tire um sarro da cara dele e procure outro cliente (se vc estiver realmente indignado) ou sugira uma negociacao.
Realmente, tem mta gente q faz sistemas por esse preço, mas qdo conseguem entregar um crud já é motivo pra comemorar.

É a coisa mais simples do mundo você ir no google procurar “Administração de farmácias clipper” e tu vai ver o tanto que tem lá. Coisa de programador que já morreu. Ou então, só passar o Valkiria e pronto.

100 mangos eu nunca vi, mas 250 pra uma loja TODA de venda de pcs eu ja vi. O cara baixou um source simplezinho da net e modificou as logos e adicionou uma ferramenta debusca. Banco de dados? PARADOX. hadshsahdasda.

E todo mundo usava muito…

Bem isso!

Cara vc tem que ser politico, tem que aprender a vender a sua imagem. O cliente tem que escolher porque vc é profisisonal e não micreiro!

Tem muito caras que não são bons desenvolvedores, mas sabem vender a sua imagem e por isso tem um grande salário!

acho que tem nego aqui que tem algum problema sério ou uma bitolagem gigante pela plataforma Java ou .NET ou whatever. Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo

antes de tudo, acho que já se começou mal falando de “sisteminha em clipper, cobol por 100 mangos”. Me diga uma coisa, um cliente de pequeno porte, até hoje eu nunca ví pelo menos, um cliente que tá preocupado com tecnologia, framework ou linguagem. Cliente quer solução e ponto final. Não é porque um sisteminha foi feito com delphi e outro com java que deve custar mais ou que é melhor que o outro.

Por mais que a tela seja horrível, que a linguagem seja arcaica ou o conhecimento do indivíduo que desenvolveu a aplicação seja “limitada” (ou seja um moleque de 15 ou 22 anos (que nem eu)), essa mesmo aplicação resolveu o problema do cliente. E ae, quem que tomou no c*? O cara que se achava o mais preparado por utilizar JAVA ou o cara que resolveu o problema do cliente?

E agora, quem está errado? O cara que está começando a programar, que fez o sisteminha barato ou o cara que sabe Java e está tentando provar que Java é uma silverbullet? No meu ver, o que que está errado é cara do Java, que, em primeiro lugar não conhece onde a plataforma é mais aplicada e quer que o cliente use por motivos como: multiplataforma, escalonável, multithread, alto-nível, aquele blabla de sempre

também não vou crucificar ninguém, porque quando eu comecei pensava que java era do caralho, que todo sistema feito em Java deveria ser cobrado no mínimo 20k e que em delphi deveria ser cobrado 100 mangos. Só depois de muito tempo que fui entender isso, quando eu já tava trabalhando em grandes clientes e vendo como meu pensamento arcaico me fez muitas vezes, por precoceito, deixar de chegar perto de tecnologias que não eram Java. Quando eu ví algo do gênero (tal como esse post), posso dizer que fiquei assustado num primeiro momento, mas no final das contas, era assim mesmo. O mundo não é feito de bytecodes e sim de pessoas que a cada dia procuram formas de melhorar suas vidas ou seus negócios, através ou não de sistemas de informação, de tecnologias ou de dinheiro.

bom essa é a minha opinião

Ue, quem disse que tem que começar do zero. Tem muita empresa paulistana com toneladas de trabalho para ser feito e ninguém para executar. Elas precisam apenas ter acesso a mão de obra de Palmas. Se for possível as pessoas fazerem home office por lá, elas que tão vacilando pq tem muita vaga assim por aqui.

O que o cliente quer? ele quer algo que ajude a resolver seus problemas… se ele quer por exemplo um software que faça o faturamento subistituindo o antigo caderninho que ele comprou por 2 real e todo dia anota nele seus ganhos e gastos e no final do mes faz um faturamento… se ele quer um sistema que faça isto no lugar do caderninho e vc vier cobrando 5k pelo sistema e obvio que ele vai achar um absurdo… mas se vc fizer o sistema por um preço acessivel a ele e depois dar outras soluções como um relatorio que mostra os ganhos mensais anuais, os produtos mais vendidos o que vende mais a epoca que vende mais o melhor fornecedor em custo beneficio e tdas estas coisas mas claro uma por vez quem sabe vc vai poder faturar um pouco mais… o problema ta na estrategia administrativa do cliente… empresas de pequeno porte tem pouco capital e pouca estrategia de administração ou nenhuma para faturar… pois para isto precisa de 2 coisas a primeira é grana e a segunda é de um bom administrador e estrategista que saiba lidar com a empresa dai sim desenvolver o sistema em base das estrategias da empresa… dai sim dara pra faturar e coisa que o sobrinho do cara não sabe fazer… não um simples sistema de faturamento mas um sistema de auxilio a estrategia de negocios dai sim pode-se cobrar bem mais…
com o cliente então deve-se dizer o quanto ele vai economizar e faturar com o sistema e não o preço do sistema…
a jogada é lucrar na atualização do sisteminha de faturamento e não no sistema em si… para isto tenque saber como funciona o negocio do cliente e pensar em estrategias para a empresa crescer usando o sistema como ferramenta… claro que isto leva muito tempo… porem empresas que são pequenas e querem ser pequenas como a merciaria do ze da esquina compensa mais vc pedir pro subrinho do vizinho dele fazer isto pra ele e cobrar 100 mangos…

De onde você tirou isso?

Experiência própria, de um mês pra cá tive duas propostas excelentes para trabalhar com Java e desktop (Swing).
Web é mais comum, e eu sempre fico curioso quando eu vejo informações do tipo “90% das aplicações hj são voltadas para WEB”. Também percebi que esses dados místicos estão começando a ficar mais modestos, já que antes era 99,9, depois 99 e agora “só” 90%.

E mesmo que fosse assim, isso ainda não diria nada, porque poderíamos ter 10% (de acordo com os seus dados) de aplicativos para desktops, porém mais sofisticados e complexos, que demandariam mais trabalho e mais conhecimento.

Sobre o mercado de trabalho para programadores, na minha opinião, se você entrar no ramo de pequenos software para automação comercial (padocas, locadoras), realmente vai ter problemas.

Há muita procura por programadores, fica frio, pra nós está ótimo. E se você for só um pouco melhor que a média, ainda vão disputar por você.

Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.

[quote=Leozin]Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo.
[/quote]

Leozin, não estou bravo e digo que é verdade oque você disse.

Eu tive muita dificuldade com português mesmo, mas graças a Deus estou melhorando!

Eu não acho que sou o mais preparado do mundo e disso tenho muita certeza, eu disse que existe muito marketing em informática e tem pessoas que saber usa-lo a seu favor.

Aprender a vender seu produto(mão de obra) faz parte da vida!

Em todas as areas é assim que o mercado funciona, a area de TI não é exceção, mesmo que a nossa area tenha muitas vagas, ainda não são todos profissionais estão excelentes salários, um boa parte daqueles que estão bem em nossa sabem vender seu serviço.

Se você souber vender bem seu serviço é claro que poderá vender por mais.

Falei alguma mentira? Inventei alguma coisa?

O negócio é…os programadores na grande maioria subestimam demais as necessidades dos clientes pequenos, por isso que clippeiros e coboleiros tão fazendo a festa em cidades pequenas…são soluções arcaicas, lerdas e ultrapassadas?

mais cliente pequeno não quer, já um cliente grande que tem uma filial, vários armazens de estoque, vai querer java, mesmo por que ele saber que clipper ou cobol ele usava quando ele nao tinha dinheiro, a diferença é…

se o programador Java for esperto ele sabe que Java é pra coisa grande, por que pra coisa pequena vale mais baixar o “Delphi From hell” ou então ou Lazarus, que é mais facil e menos trabalhoso, e você não gasta tanto tempo, mais ganha grana, e mais uma coisa…se o cara acha que cliente pequeno hoje só quer o arroz com feijão esqueça, como já foi dito aqui, cobrar 100 mangos pra um cara, sendo que num caderninho de 2 reais ele faz a mesma coisa não vale apena, mostre um diferencial!

De onde você tirou isso?

Experiência própria, de um mês pra cá tive duas propostas excelentes para trabalhar com Java e desktop (Swing).
Web é mais comum, e eu sempre fico curioso quando eu vejo informações do tipo “90% das aplicações hj são voltadas para WEB”. Também percebi que esses dados místicos estão começando a ficar mais modestos, já que antes era 99,9, depois 99 e agora “só” 90%.

E mesmo que fosse assim, isso ainda não diria nada, porque poderíamos ter 10% (de acordo com os seus dados) de aplicativos para desktops, porém mais sofisticados e complexos, que demandariam mais trabalho e mais conhecimento.

Sobre o mercado de trabalho para programadores, na minha opinião, se você entrar no ramo de pequenos software para automação comercial (padocas, locadoras), realmente vai ter problemas.

Há muita procura por programadores, fica frio, pra nós está ótimo. E se você for só um pouco melhor que a média, ainda vão disputar por você.

Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.[/quote]

Eu trabalho com java desktop. Um sistema grande que está sendo feito todo em swing. Ou seja, eu devo pertencer a estes 10%. E olhando no fórum agora, o fórum de swing, AWT e SWT tem 25385 mensagens, enquanto que o fórum de desenvolvimento web e java EE têm 79942 e 12011, respectivamente.
O fórum de java ME tem 9526 mensagens.
Ou seja, tirando isso como base, daria para dizer 20% é swing, 72% é web e 7% é mobile. Obviamente, esta é uma estimativa grosseira, mas demonstra onde está o interesse do pessoal, e portanto creio que se aproxime da realidade.

é o que eu venho dizendo ao pessoal daqui da cidade. Infelizmente temos que ver a realidade. Java é bom, ótimo e etc?! Claro, ninguém tem dúvida disso. MAs será que é viável pra Desktop, digo, pra pequenas empresas? O cara não quer saber se é java ou delphi, ele quer algo visual, que funcione. Clipper? Se a Microsoft não tivesse acabado com o DOS, com certeza muitos ainda usariam…

Mas o problema é outro… Porque Java é mais “seleto”? Simplesmente porque a curva de aprendizagem é alta, e quando o cara aprende, não vai cobrar 100 paus pra fazer algo, pow teve o trabalho. Já Delphi não…é infinitamente mais atraente e rápido de mexer que Java, por isso atrai pseudo-programadores, que querem matar cachorro a grito de manhã, pra jantar a noite.

[]s

Realmente há razão em dizer que quem tem a possibilidade de fazer algo em Java, não vai cobrar cem mangos, nem pela menor bobeira que fizer, pq, se realmente vc já viu os tópicos de Java aqui no guj, sem ao menos saber Java, percebeu que programar de maneira decente em Java não se resume em apenas criar métodos e/ou herdá-los, usar objetos, mas fazer algo abstrato, reutilizável …

Existem iniciantes que já sabem fazer bons e baratos peogramas em Java ou em qualquer outra linguagem, sem utilizar de todo potencial que a linguagem oferece, mas existem muitos programadores cachorros, que programam de qualquer maneira, independente da linguagem.

**Vantagens - Se o sistema for muito ruim, o cliente vai ter que fazer outro, de outra empresa, e vai falar mal de quem fez errado

**Desvantagens - Algumas vezes a reclamação de generaliza, ou o interessado no programa não tem R$ pra fazer outro.

Daí a importância do marketing e do estudo, principalmente

De onde você tirou isso?

Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.[/quote]

Eu trabalho com java desktop. Um sistema grande que está sendo feito todo em swing. Ou seja, eu devo pertencer a estes 10%. E olhando no fórum agora, o fórum de swing, AWT e SWT tem 25385 mensagens, enquanto que o fórum de desenvolvimento web e java EE têm 79942 e 12011, respectivamente.
O fórum de java ME tem 9526 mensagens.
Ou seja, tirando isso como base, daria para dizer 20% é swing, 72% é web e 7% é mobile. Obviamente, esta é uma estimativa grosseira, mas demonstra onde está o interesse do pessoal, e portanto creio que se aproxime da realidade.[/quote]

Legal, eu gostei da brincadeira :smiley: , e também vou tentar analisar o mercado! :twisted:

Se você pensar que:

de um lado, a maioria dos iniciantes em java vão para fábricas de softwares, que contratam estagiários em peso (não é uma crítica, acho bom isso), e imaginar que essas fábricas fazem mais sites, portais, pequenos aplicativos WEB, etc;

do outro lado, imaginar que desktop em Java é utilizado para sistemas e aplicativos mais complexos (analisar grandes massas de dados, mostrar esses dados de várias maneiras, trabalhar offline, etc);

então temos um cenário onde a turma da Web vai usar mais o fórum do que a do desktop, por estarem no início da carreira e por encontrarem respostas às suas dúvidas mais facilmente.

Mas, na boa, podem jogar tudo o que acabei de dizer aí logo acima no lixo. Essa história de Web x desktop já é tão ultrapassada, outros já responderam tanto isso…

Agora, vou tentar dizer alguma coisa útil: seja bom em alguma coisa, em Web, Swing, Java ME, o que você preferir e terá futuro. Clichesasso!!! Mas acredito nisso.

Acho que estou mesmo a andar pela contramão! :-o Porque devo começar a trabalhar com Java ME ainda nesse mês. Só fiz um pequeno sistema para Web até hoje porque o arquiteto decidiu que tinha que ser Web. Todos os demais (analistas, programadores, cliente) pensavam que deveria ter sido feito em desktop.

[quote=RafaelRio]Legal, eu gostei da brincadeira :smiley: , e também vou tentar analisar o mercado! :twisted:

Se você pensar que:

de um lado, a maioria dos iniciantes em java vão para fábricas de softwares, que contratam estagiários em peso (não é uma crítica, acho bom isso), e imaginar que essas fábricas fazem mais sites, portais, pequenos aplicativos WEB, etc;

do outro lado, imaginar que desktop em Java é utilizado para sistemas e aplicativos mais complexos (analisar grandes massas de dados, mostrar esses dados de várias maneiras, trabalhar offline, etc);

então temos um cenário onde a turma da Web vai usar mais o fórum do que a do desktop, por estarem no início da carreira e por encontrarem respostas às suas dúvidas mais facilmente.

Mas, na boa, podem jogar tudo o que acabei de dizer aí logo acima no lixo. Essa história de Web x desktop já é tão ultrapassada, outros já responderam tanto isso…

Agora, vou tentar dizer alguma coisa útil: seja bom em alguma coisa, em Web, Swing, Java ME, o que você preferir e terá futuro. Clichesasso!!! Mas acredito nisso.

Acho que estou mesmo a andar pela contramão! :-o Porque devo começar a trabalhar com Java ME ainda nesse mês. Só fiz um pequeno sistema para Web até hoje porque o arquiteto decidiu que tinha que ser Web. Todos os demais (analistas, programadores, cliente) pensavam que deveria ter sido feito em desktop.[/quote]

Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim. :wink:

Então acredito que Web tem futuro, mas Desktop ainda vai resistir muito, muito tempo.

[]s

[quote=titanius]Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim. :wink:

Então acredito que Web tem futuro, mas Desktop ainda vai resistir muito, muito tempo.

[]s[/quote]

Também acho que aplicativos desktop ainda tem muito futuro, mas não exatamente por esses motivos.

Desktop não é antônimo de Internet.
Eu acredito na convergência entre desktop e Internet, e o Google Earth é o exemplo disso que eu mais gosto.

[quote=DaviPiala][quote=Leozin]Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo.
[/quote]

Leozin, não estou bravo e digo que é verdade oque você disse.

Eu tive muita dificuldade com português mesmo, mas graças a Deus estou melhorando!

Eu não acho que sou o mais preparado do mundo e disso tenho muita certeza, eu disse que existe muito marketing em informática e tem pessoas que saber usa-lo a seu favor.

Aprender a vender seu produto(mão de obra) faz parte da vida!

Em todas as areas é assim que o mercado funciona, a area de TI não é exceção, mesmo que a nossa area tenha muitas vagas, ainda não são todos profissionais estão excelentes salários, um boa parte daqueles que estão bem em nossa sabem vender seu serviço.

Se você souber vender bem seu serviço é claro que poderá vender por mais.

Falei alguma mentira? Inventei alguma coisa?[/quote]

Não, você não falou nenhuma mentira. Mas acho que já estamos falando de outra coisa, porque ser vendedor é uma coisa, falar mal de alguém que vendeu algo não-java é outra

eu falei isso do português porque, daqui do meu ponto de vista, eu até senti um pouco de ofensa quando o pessoal fica falando de sisteminhas de cem mangos e blablabla. Da mesma maneira que falam mal de alguém que não estudou ou não sabe Java pra desenvolver um sistema hehe mas acho que você entendeu o meu ponto de vista =D

Acredito que independentemente da maneira de se programar, o que voçê faz é o que voçê é …
entaum …
se voçê fizer um bom programa, voçê será recomendado para fazer outros , e outros
não são cem mangos ou erros ortográficos que farão a diferença, mas sim se voçê fez um bom programa, que, se reutillizável, melhor para voçê

por isso que digo que há sim marketing na programação, quando falamos de vender algo, e não apenas de programar algo.