Melhor encoding para envio de email

Olá a todos,estou desenvolvimento um sistema que envia email para os clientes,até ai beleza,envia email tranquilo,porém o problema
começa na hora do encoding do email,uso por padrão UTF-8 em todo o projeto,então no email dessidi também usar UTF-8,quando eu envio para o gmail,aparece
bonito que só,porém quando envio para um email hotmail ou live,o utf-8 não fica bonito,fica com os famosos balões com sinal de duvida,então,alguem sabe dizer o melhor encoding que
para emails? desde já agradeço :smiley:

e se alguem quiser saber as tecnologias que estou usando é a JavaMail mesmo,pois ela me atende suficientemente…

Em um ambiente de Internet o recomendável é mandar como UTF-8 mesmo. Agora precisa ver é se sua aplicação realmente está codificando como UTF-8 ou se está apenas declarando dessa forma mas codificando de outra.

Se for isso, como explicar que aparece certo no gmail? Nesse caso o provável seria eles terem algum mecanismo inteligente para detectar o encoding real.

[quote=gomesrod]Em um ambiente de Internet o recomendável é mandar como UTF-8 mesmo. Agora precisa ver é se sua aplicação realmente está codificando como UTF-8 ou se está apenas declarando dessa forma mas codificando de outra.

Se for isso, como explicar que aparece certo no gmail? Nesse caso o provável seria eles terem algum mecanismo inteligente para detectar o encoding real.[/quote]

Esse problema estava ocorrendo no meu ubuntu,tenho dual boot no pc então fui testar no windows e o email está enviando normal,tanto para gmail quanto para hotmail,
já no ubuntu só o gmail que aparecia legal o email

Como você inclui o corpo na mensagem? De onde vem o texto? Só para saber se é algo que pode ser influenciado pelo sistema operacional.

é uma String que eu vou montando de acordo com elementos do banco de dados,nome do cliente,lista de pedidos, endereço do cliente , essas coisas…
e detalhe,a UTF-8 não funciona no hotmail mesmo no windows,ele passou a funcionar porque estou usando o iso-8859-1 ,que também funciona tranquilo em todos os emails,
acho que nem é coisa do sistema operacional em si,apesar que o ubuntu roda em UTF-8 então não sei se vai gripar alguma coisa com o iso-8859-1 …