Maven 3.0 lançado

[quote=wandersonxs]Nunca tive problemas com Maven, aliás é muito útil no meu dia a dia.
Irei analisar a versão 3.0.

abs[/quote]

+1

Sem querer causar flames, muitas pessoas que reclamam do Maven é na verdade por causa do m2eclipse. A integração do Maven com o Netbeans é muiiiiiito melhor, deixando quase transparente que vc está trabalhando com o Maven, inclusive, ele já vem o Maven 3 embutido (obviamente, não a versão final) já faz um tempinho.

[quote=ranophoenix][quote=wandersonxs]Nunca tive problemas com Maven, aliás é muito útil no meu dia a dia.

abs[/quote]

+1

Sem querer causar flames, muitas pessoas que reclamam do Maven é na verdade por causa do m2eclipse. A integração do Maven com o Netbeans é muiiiiiito melhor, deixando quase transparente que vc está trabalhando com o Maven, inclusive, ele já vem o Maven 3 embutido (obviamente, não a versão final) já faz um tempinho.[/quote]

Verdade, tanto que citei isso no último post. O plugin m2eclipse é excelente, mas tem bugs irritantes. O pior deles é não atualizar o arquivo .classpath pra incluir a lib Maven no projeto, equipes que não conhecem bem o Eclipse acabam se perdendo e culpando o Maven por causa disso.

Assim como o NetBeans, o IntellijIDEA também possui uma integração excelente com o Maven (aliás, é difícil ver algo mediano no Intellij).

[quote=Luiz Aguiar]Acho que a grande maioria odeia o Maven, e esses já procuraram outras soluções, como disse o Paulo, a menos que valha muito a pena, quem já saiu dele não deve voltar.

[]s[/quote]

Existem outras soluções alem do Maven? Por favor, me dizem porque eu acho ele muito complicado.

Olhando este tópico me senti estranho, achei que Maven era o que havia atualmente… hehehehehe

Não tenho problemas com ele, tirando algumas dores de cabeça de conflito de “dependências de dependências”. E Quem viveu a época do “jar hell” sabe muito bem o que o Maven fez por nós…

Exatamente! :smiley:

Eu odeio Maven e me deu bem com o Ant mas uns scripts bash aqui e ali.

E não gosto de gerenciamento de dependência, nem com Maven nem com Ivy ou algo do tipo. Ainda está pra nascer alguém que me convença que um XML declarando um monte de JARs é mais fácil que comitar os JARs no repositório

[quote=Sergio Lopes]Eu odeio Maven e me deu bem com o Ant mas uns scripts bash aqui e ali.

E não gosto de gerenciamento de dependência, nem com Maven nem com Ivy ou algo do tipo. Ainda está pra nascer alguém que me convença que um XML declarando um monte de JARs é mais fácil que comitar os JARs no repositório[/quote]

Pensando bem, vc está coberto de razão. Pode parecer mais bonito, organizado e econômico não ter os jars no SVN, mas pela quantidade de apurrinhação que isso gera, acho que não vale a pena mesmo não.

Eu tbm não gosto do Maven.
Quando fui ver o que ele fazia, achei maravilhoso. Pensei: “nossa, que bom, agora não preciso mais ficar me preocupando com as verões dos .jars, etc.”.

Não me encomodou tanto a parte de configuração do XML, mas na hora que comecei a usar… Pelo amor!!! Achei lento demais, ele fica baixando os repositórios e mais algumas coisas irritantes como ter que ficar dependente de uma conexão com a Internet (de alta velocidade de preferência).

[]´s

Eu acho q vale bastante. Tem muitas coisas boas nele, tirando essas “apurrinhações”.
E tbm acho q se for pra comparar com o Ant o Maven ganha de 10x1.
Se não conseguiu fazer alguma coisa com o Maven é pq não achou a coisa certa. Mas tem.

[quote=aluisiodsv]
Eu acho q vale bastante. Tem muitas coisas boas nele, tirando essas “apurrinhações”.
E tbm acho q se for pra comparar com o Ant o Maven ganha de 10x1.
Se não conseguiu fazer alguma coisa com o Maven é pq não achou a coisa certa. Mas tem.[/quote]

Fora que as ferramentas hoje em dia já deixam o trabalho do XML praticamente transparente pro desenvolvedor.

Eu gosto do Maven, mesmo ele insistindo que tenho que ter a web dentro da minha máquina.

Tentei usar o Ant+Ivy mas, embora tenha gostado, o costume de usar o maven me manteve com ele.

O Gradle eu não tive tempo de testar, mas pretendo fazer tão logo possa.

Vou testar o Maven 3 assim que puder.

[quote=Sergio Lopes]
E não gosto de gerenciamento de dependência, nem com Maven nem com Ivy ou algo do tipo. Ainda está pra nascer alguém que me convença que um XML declarando um monte de JARs é mais fácil que comitar os JARs no repositório[/quote]

+1

[quote=Sergio Lopes]Eu odeio Maven e me deu bem com o Ant mas uns scripts bash aqui e ali.

Desculpem, mas desde quando um sentimento é uma avaliação técnica?

O Maven serve sim, pra muita coisa. Se não gosta é por que não sabe usar ou usa a ferramenta de forma errada.

Quantos Jars normalmente você usa na sua aplicação? 10 jarzinhos ?

Sistemas de pequeno e médio porte podem ser controlados via ant feito na mão.

Quero ver é alguem organizar um inferno de dependências com nightly build e testes em laboratórios de testes organizado.

E se durante o projeto tiver que atualizar uma versão de um hibernate da vida ? Atualizar versão de 2 pra 3 e etc?

E se tiver que colocar labels e tags e /ou comitar em vários branchs ? Replicar isso pra outros servidores de backup ou parar nós de Jboss em produção ? Faz como? Na mão ?

Deve ser isso mesmo… o Maven é tão complicado que a chance de eu usar “errado” é alta!

Na aplicação específica que eu citei são 53 JARs

[quote=guerios]Sistemas de pequeno e médio porte podem ser controlados via ant feito na mão.

Quero ver é alguem organizar um inferno de dependências com nightly build e testes em laboratórios de testes organizado.[/quote]

Não entendi…

Baixa o JAR novo e substitui ué. Assim como você abriria o pom.xml e editaria as versões das bibliotecas

Aqui você tá dizendo de usar os outros plugins do Maven? Em geral há tasks do Ant (ou plugin Gradle, sei lá) pra várias dessas tarefas também…

Imagine a seguinte situação:

• Sistema com mais de 100 jars
  • Você tem que gerar deploys diários com correções parciais
  • Você tem que aplicar um Label no CVS ou SVN ou GIT dessa versão
  • Você tem que fazer deploy disso em servidores de teste, homologação e produção

O Maven faz tudo isso. E ainda organiza as dependências.

[quote=ranophoenix][quote=wandersonxs]Nunca tive problemas com Maven, aliás é muito útil no meu dia a dia.

abs[/quote]

+1

Sem querer causar flames, muitas pessoas que reclamam do Maven é na verdade por causa do m2eclipse. A integração do Maven com o Netbeans é muiiiiiito melhor, deixando quase transparente que vc está trabalhando com o Maven, inclusive, ele já vem o Maven 3 embutido (obviamente, não a versão final) já faz um tempinho.[/quote]

Concordo. Com Eclipse prefiro usar o Maven na linha de comando do que usar o m2eclipse. A única característica do m2eclipse que considero útil é a aba dependencies, que permite verificar as dependências de cada pacote, o que ajuda muito quando temos conflito de versões.

[quote=guerios][quote=Sergio Lopes]
Quero ver é alguem organizar um inferno de dependências com nightly build e testes em laboratórios de testes organizado
Não entendi…

[/quote]

Imagine a seguinte situação:

• Sistema com mais de 100 jars
  • Você tem que gerar deploys diários com correções parciais
  • Você tem que aplicar um Label no CVS ou SVN ou GIT dessa versão
  • Você tem que fazer deploy disso em servidores de teste, homologação e produção

O Maven faz tudo isso. E ainda organiza as dependências.

[/quote]

O hudson também faz (e bem melhor, diga-se de passagem)! Só não organiza as dependências.

Como o Osvaldo Pinali bem disse: “O hudson começa onde o Ant e o Maven terminam”.

Recomendo (mais uma vez) a leitura deste link:

http://community.jboss.org/wiki/Gradlewhy

O Maven é bom, mas não atende uma parcela de desenvolvedores. É fato!

Olá

O Maven é um mal necessário e tem seu valor. Também acho complexo demais porque nem sempre preciso de tudo que ele faz. Mas melhor do que o Ant ele é (e já fui muito bom escrevendo scripts ant)

Meu primeiro contato com o Maven foi de grande admiração. Fiz UAU mesmo. Depois é que fui descobrindo o tamanho da encrenca.

Neste aspecto me lembra o que escreveu o Dave Podnar sobre web services em http://davidwburns.wordpress.com/2007/12/13/dave-podnars-five-stages-of-dealing-with-web-services/ :

Fase 1) Moleza, é Simple Object Access Protocol

Fase 2) OK, basta estudar XML, schemas, SOAP, WSDL, UDDI, WS-a, WS-b, WS-c, … WS-I, …WS-x, WS-156356, BP, JAXB, JAXP, JAX-WS, BP, SAAJ, seguir 17 blogs, ler uns wikis, mil páginas do livro do Monson, mais 565 do livro do Mark Hansen, SOA, ESB, mais uns poucos frameworks como AXIS, CXF, plugins do Eclipse mais uns produtos Oracle, JBoss, etc. Nada que em 7 ou 8 anos não se consiga aprender.

Fase 3) Cacildis, não sei porque esta porcaria é tão difícil

Fase 4) Todo mundo diz que está usando, devo ser eu que sou burro.

Fase 5) Ok, aceito. É complicado mesmo, burro é quem diz que é simples.

[]s
Luca

Peraí, isso é alguma métrica nova de software?O número de jars influencia no que vc chama “tamanho” da aplicação?Já vi apps com meia dúzia de jars extremamente complexa e outras com dezenas que só fazem o trivial. :wink:

Estava acompanhando (de longe) esse lançamento.
Costumo usar o maven nos meus projetos, até porque estou acostumado com ele.

Concordo que para aprender a usar é chato.
Só acredito que se você usar um repositório (por exemplo nexus, archiva, etc). Toda essa parte de “conexão” fica mais fácil/rapido.
Usamos na empresa o Nexus, e não vejo muitos problemas com isso.