Olá Pessoal bem gostaria de levantar este tópico com o intuito de uma pesquisa que estou realizando em relação ao comércio eletrônico. Bem a pergunta é:
1. Vale a pena fazer um e-commerce ( Entendam de uma forma geral LojaVirtual, ebay essas coisas ) em JSP ?
2. Existe um ? Qual ? ( Se existe saberiam me dizer um )
3. Ou então ASP ou PHP ?
Bem desculpe se não estiverem bem formuladas mas é mais ou menos isso se vale a pena e oq ue temos disponiível hoje em dia para realizar tal tarefa.
Tenho certeza que aqui existem muitas pessoas que podem me responder isso de forma bem legal, vou procurar agregar o máximo de respostas e formular uma conclusão para mim.
Se usar então em conjunto com Struts e Tiles, fica imbatível.
Mais rápido e tudo mais…
ASP = Muito caro e muito fraco…
PHP = O único possivel concorrente do JSP… Mas não tem todas as possibilidades que o Java oferece.
Conclusão, Utilize o JSP…
Para vc poder comparar, acesse o site do orkut www.orkut.com
que é feito em ASP. E depois acesse o site do Hi5 www.hi5.com
que é feito utilizando a tecnologia Java com Struts…
simplesmente em JSP vc pode fazer um gerenciamento de seção milhares de vezes melhor que em PHP ou ASP
JSP é bem mais rápido para multiplos acessos
JSP faz parte do J2EE, se o sistema nescessitar, vc pode usar coisas mais avançadas
até onde eu sei, JSP tem uma vantagem esmagadora contra PHP e ASP, no quesito de Design Patterns e Frameworks… bom, eu mexi um pouco com PHP e nunca vi a palavra Framework ou Design Pattern, muito menos orientação a objetos…
em JSP vc separa elegantemente o código de programação do código HTML, podendo fazer um projeto em camadas…
Java tem ferramentas prontas e livres de alta qualidade, como Hibernate, Prevayler, etc, que são frameworks de acesso a dados (falando mais simples) ou de persistencia (falando mais complexo)