LISP e produtividade no desenvolvimento

[quote=x@ndy][quote=malconL]Rafael Nunes wrote:

Como disse, se a equipe for boa, tanto faz a ferramenta porque:
Se conhecem várias, vão saber qual usar em cada caso.
Se não conhecem, vão se virar com o que sabem.

Complementando, se equipe for boa, aprenderá rapidamente a utilizar uma nova ferramenta/linguagem.

Sim, equipes capazes, elas são… bem… mais capazes de escolher a ferramenta mais produtiva para determinada situação. Mas não concordo que a escolha da ferramenta deixe de ser importante por causa disso. Ela apenas é feita de forma pensada, diferente de outras empresas que as escolhem pela capacidade de extrair produtividade de um programador menos treinado para a tarefa.[/quote]
Acho que você não leu meu comentário sobre esse. Eu disse exatamente isso. Tudo depende da equipe que se tem![/quote]

Ah foi mal, mas não foi pra ti diretamente, mas para a idéia de que a escolha da ferramenta é um detalhe pequeno para o sucesso do projeto. Sinceramente eu parei de ler seus posts quando começou a falar de agile como A Nova Bala de Prata.

[quote=malconL]
Ah foi mal, mas não foi pra ti diretamente, mas para a idéia de que a escolha da ferramenta é um detalhe pequeno para o sucesso do projeto. Sinceramente eu parei de ler seus posts quando começou a falar de agile como A Nova Bala de Prata.[/quote]

Ops, temos um problema ai, eu nunca disse que uma prática ágil é bala de prata (não considero as praticas ágeis como metodologias, já que é necessário fazer uma série de adaptações as mesmas conforme a equipe, projeto, etc…), até porque sei de casos em que elas não se aplicam. Eu disse que para os problemas que ele indicou ter, a escolha da linguagem A ou B não melhoraria a produtividade e que o problema estava no gerenciamento do projeto e que procurase informações sobre métodos ágeis.

É fato que práticas ágeis podem melhorar o desempenho de uma equipe, mas afirmar que isso é a solução para todos os problemas no desenvolvimento de software é fantasia!

Agile não é metodologia para gerenciamento de projetos, nem para aumentar desempenho da equipe.

[quote=malconL][quote=x@ndy]

… Eu disse que para os problemas que ele indicou ter, a escolha da linguagem A ou B não melhoraria a produtividade e que o problema estava no gerenciamento do projeto e que procurase informações sobre métodos ágeis.

[/quote]

Agile não é metodologia para gerenciamento de projetos, nem para aumentar desempenho da equipe.[/quote]

Então para que serve os métodos Ageis?

[quote=x@ndy][quote=malconL][quote=x@ndy]

… Eu disse que para os problemas que ele indicou ter, a escolha da linguagem A ou B não melhoraria a produtividade e que o problema estava no gerenciamento do projeto e que procurase informações sobre métodos ágeis.

[/quote]

Agile não é metodologia para gerenciamento de projetos, nem para aumentar desempenho da equipe.[/quote]

Então para que serve os métodos Ageis?[/quote]

Eu não vejo nada em agile que seja visando sobre o aspecto gerencial do projeto. Então me diga, de que forma agile ajudaria gerentes de projeto?

[quote=malconL][quote=x@ndy][quote=malconL][quote=x@ndy]

[/quote]

Então para que serve os métodos Ageis?[/quote]

Eu não vejo nada em agile que seja visando sobre o aspecto gerencial do projeto. Então me diga, de que forma agile ajudaria gerentes de projeto?[/quote]

Bom, primeiro responda a minha pergunta. Se você não vê, não quer dizer que não sirva para isso. Você mesmo afirmou que “Agile não é metodologia para gerenciamento de projetos, nem para aumentar desempenho da equipe” de modo que repito a pergunta: para que serve os métodos Ageis?

Não foi eu que sugeri agile para um suposto “problema de gerenciamento de projeto”. Se não quer esclarecer o que você mesmo disse não precisa se sentir obrigado.

O mochuara deu cria? Quem foi que alimentou ele depois da meia noite?

Realmente você não sugeriu fui eu. Você disse que a minha sugestão está errada, pois afirmou que: “Agile não é metodologia para gerenciamento de projetos, nem para aumentar desempenho da equipe.”

Se você faz tal afirmação, deve saber então para que serve os métodos ágeis! Eu sei que serve para aumentar a produtividade e melhorar o gerenciamento de projetos, posso até colocar exemplos de porque serve, mas antes eu quero saber de você para que ela serve então se não serve para isso.
Se você afirmou que ela não serve, que eu estou errado, quero saber então para que eu devo usar Agile?

[quote=AbelBueno]Sempre me perguntei: se tem uma linguagem tão boa assim, por que não está todo mundo usando?
Ou pelo menos, por que não tem UMA consultoria utilizando e deixando todas as outras para trás?[/quote]

Porque existem diversos fatores envolvidos além do fato de uma linguagem ser “boa”. Como por exemplo, as necessidades do cliente, disponibilidade de mão de obra, etc.

É claro que alguma consultoria poderia tentar inovar, e introduzir alguma tecnologia nova. Mas aí já depende de quem as comanda. Não acredito que essas pessoas em altas posições em consutorias sejam tão ligadas a tecnologia assim para entender o que é melhor ou pior.

[quote=AbelBueno]

• Tem alguém utilizando algum dialeto de LISP em softwares reais aqui? É toda essa vantagem?

• Alguma das “novas” linguagens tem apresentado uma produtividade bem acima da média na prática?[/quote]

Eu utilizo Lisp e só existe um site que fiz que o utiliza que é o meu por enquanto: www.longino.com.br . Toda a parte servidor está em Lisp e parte do cliente é Javascript/CSS . São como duas aplicações distintas comunicando com JSON.

Como eu conheço bem de Lisp, foi rapidinho. Gastei muito mais tempo com o design CSS da página do que com o código em si.

A principal vantagem não é somente no código, mas na mentalidade. Desenvolvedores Java não conseguem desenvolver nada sem 3 frameworks diferentes, componentes para tudo e tal.

Até mesmo em Java seria possível ganhar bastante produtividade se as pessoas mantivessem as coisas o mais simples possível, utilizando-se das features da linguagem em si.

Bom dia a todos,

Discordo de várias opiniões, claro que a ferramenta IMPORTA e MUITO, mas muitos aqui podem não ter percebido isso
porque não trabalharam com certas linguagens, faça uma analogia com o mundo das ferramentas manuais e elétricas,
corte uma tábua grossa e dura com o serrote e corte com a circular, se vc usar a 1a. opção vc vai querer desesperadamente uma
ferramenta elétrica (serra circular).
Ah, um pouco de filosofia:
quais as 3 maneiras de melhorar o que vc tem, melhorar a sua vida?

• melhore a sua influência (difícil)
  • melhore o seu conhecimento (demorado)
  • melhore as ferramentas que vc usa (a única viável e mais rápida)
    Mas falando de sistemas, p.ex. se você usar componentes pra fazer o sistema vc ganha muito em relação à uma linguagem sem componentes visuais prontos (que se pega da palheta e coloca no formulário), mas com uma linguagem em que vc tenha que montar todo o html “na unha”, tudo escrito, centenas de milhares de linhas escritas na mão, se vc já pegou o sistema assim aí não tem jeito, é baixíssima produtividade mesmo, porque infelizmente foi feito da forma mais primitiva que existe e veja que tem muitas aplicações no mercado nacional assim. Mas que linguagen(s) tem componentes?, é linguagem paga, vc já deve saber quais (as da ex Borland),
    Obs: o serrote é gratuito, mas a serra circular elétrica é paga (uma comparação grosseira)

Espero ter ajudado a sua compreensão,
Abraço,
Desenvolvedor Delphi, PHP, ASP, Java, Cobol, Natural