LipeRMI - uma alternativa ao RMI para a Internet

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo projeto e sim, há muitas aplicações para a API até mesmo sistemas de operação em Bolsa - Brokers, que você precisa estar síncrono e em tempo real com as cotações.

Vou estudar bastante para ver a aplicabilidade nos meus cenários.

PS: Gostei tb do nome da API , já que tb me chamo Felipe :twisted: Felipes irão dominar o mundo …rsss

Olá

Como não me chamo Felipe, posso coloca alguns senões. :lol:

1. Neste tipo de aplicação eu colocaria como intermediário algo feito com o Grizzly, Mina ou algum ESB.

2. Ao receber as cotações, usaria um motor de CEP

3. Não sei para que serviria a o modelo RPC usado pelo RMI em um ambiente em que os eventos (cotações) chegam aos montes de fontes que nem sempre são as mesmas para onde devemos tomar as ações (de compra ou venda)

Como eu disse antes, RMI tem serventia em alguns casos específicos mas há inúmeras outras alternativas que geralmente atendem melhor quando a gente pretende integrar aplicações.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Como não me chamo Felipe, posso coloca alguns senões. :lol:

1. Neste tipo de aplicação eu colocaria como intermediário algo feito com o Grizzly, Mina ou algum ESB.

2. Ao receber as cotações, usaria um motor de CEP

3. Não sei para que serviria a o modelo RPC usado pelo RMI em um ambiente em que os eventos (cotações) chegam aos montes de fontes que nem sempre são as mesmas para onde devemos tomar as ações (de compra ou venda)

Como eu disse antes, RMI tem serventia em alguns casos específicos mas há inúmeras outras alternativas que geralmente atendem melhor quando a gente pretende integrar aplicações.

[]s
Luca[/quote]

Mas do sistema de cotação da Bovespa à sua aplicação desktop, se tiver delay você pode comprar em preço errado.

A mensagem assíncrona por mais robusta que seja, está passível de delay e isso pode acarretar sérios danos.

Aliás, alguém trabalha com esse tipo de sistema de brokers e poderia fazer uma explanação de como é feita a compra em tempo real ?

Olá

Este é um papo off topic com meu amigo Kenobi sobre uma hipotética aplicação para tratar recebimento de cotações de bolsa de valores e tomar decisões de negociação…

[quote=Kenobi]Mas do sistema de cotação da Bovespa à sua aplicação desktop, se tiver delay você pode comprar em preço errado.

A mensagem assíncrona por mais robusta que seja, está passível de delay e isso pode acarretar sérios danos. [/quote]

Pera aí. Não disse que o sistema usaria mensagens síncronas ou assíncronas. O que disse é que as mensagens não deveriam ser do tipo RPC que é o modelo do RMI. E que deveriam entrar no sistema por um motor de CEP que trata as milhares de cotações que chegam por minuto na memória aplicando os algoritmos e tomando as decisões no menor tempo possível. Os motores de CEP usam técnicas de processadores VLSI e/ou IA e são muito ágeis.

Mas já que falou em delay, eu falo em throughput. Com mensagens assíncronas podemos conseguir um throughput melhor do que com mensagens síncronas porque ninguém fica esperando. E na prática não há um delay perceptível pela introdução de um intermediário de mensageria.

[]s
Luca

Parabéns pelo projeto.

E por q não usar o RMI em cima do HTTP? Fazendo a comunicação asincrona?

Enviando os bytes como upload, e recebendo os bytes como download, do lado do cliente uma API q trate este tipo de bytes, e do lado do servidor um webserver alterado ou criado para esta finalidade, e que comunica com o servidor usando o caminho do HTTP, assim resolve o problema da rede do cliente.

Claro q o protocolo HTTP não é tão limpinho pra isto, devido ao Header, mas isto acho q é o de menos.

Lipe, te mandei um e-mail e o meu contato do gtalk e msn, depois se quiser podemos debulhar mais isto e fiquei muito interessado no teu projeto.

Parabens Lipe, pela API.