Linux... qual a distro mais "fácil" para começar?

Bom, se é verdade, então eu e o Stallman temos pelo menos alguma coisa em comum :lol:

Valeu pessoal, agora deu pra ter uma boa idéia sobre cada…

Eu peguei o Cd do Debian e vou instalar ele numa VM pra ver direito como é o esquema, aí eu formato o pc e coloco ele se for o caso.

Abraços,
Tiago Serafim

[quote=“electrogeek”]
É verdade aquela lenda de que no lugar que ele esteja ele precisa de uma conexao na net pra usar seu notebook e ficar respondendo emails?[/quote]

Pior ainda! Agente levou ele numa churrascaria (barbacoa). No caminho ele abre o notebook e, no emacs claro, comeca a responder os e-mails dele. Ai eu ja queria vender um e-mail da mandic pra ele e perguntei: “Do you know IMAP?”
RMS: “I don’t use theese things! I do e-mail over Secure copy”

tipo o cara escreve um arquivo para cada e-mail dele, depois roda um script que da scp nos arquivos e tal.

Filmamos ele respondendo “what do you think about KricoNet?”

Sobre a distro, eu to com tigo e nao abro. Debian eh boa, mas pacotes de empresas sao sempre rpm (RedHat).
E ele responde: “There’s a chair, there’s a table and a connection!”

[]s

Eu acho que hoje em dia a distro mais fácil de usar é o Mandrake. Mas essa facilidade se aplica mais a usuários menos experientes. Me parece que o Mandrake tá caminhando pra pegar até usuários que não conheçam nada de Linux ou de programação.
Se de repente você estiver querendo usar o Linux para aprender a “fuçar” mesmo, eu acho que o Mandrale não é uma boa idéia, por que ele tem todo um conjunto de ferramentas próprias para configurar um monte de coisas. E se depois você quiser configurar na mão (pra aprender)? É melhor tentar num Slackware ou Debian da vida mesmo… você apanha mais, mas aprende mais.

Com certeza, esse é o meu objetivo, não ficar preso a “wizards” next, next, next

[quote=“krico”]
PS: Ele dormiu na minha casa! http://kiwi.arca.ime.usp.br/?RMSVisitaAKriconet[/quote]

Nossa krico, desculpe a honestidade, mas até ver a foto eu achava que eu e meus colegas tinhamos cara de hackers, nerd e geek tudo junto… agora vejo que sou fraquinho… Vocês tem a típica cara daqueles malucos (nós programadores e lunáticos) que vivem na frente do pc…

Não adicionou nada ao grupo mas… fiquei impressionado…

Gustavo Guilherme BacK

Então! :wink:

Ah! Lembrei de uma coisa agora: pra quem quiser um desafio bem “hardcore” pra Linux, uma boa é tentar instalar o LSF, Linux From Scratch (http://www.linuxfromscratch.org). É uma instalação a partir do zero literalmente, pra você ter uma noção real do que o sistema precisa pra rodar, e pra não ter coisas desnecessárias instaladas na máquina.
Um dos exemplo interessantes que tem no site é a máquina com servidor Apache e mais sei lá o quê instaladas, ocupando míseros 8 mega de disco… :shock:

[quote=“krico”][quote=“electrogeek”]
É verdade aquela lenda de que no lugar que ele esteja ele precisa de uma conexao na net pra usar seu notebook e ficar respondendo emails?[/quote]

Pior ainda! Agente levou ele numa churrascaria (barbacoa). No caminho ele abre o notebook e, no emacs claro, comeca a responder os e-mails dele. Ai eu ja queria vender um e-mail da mandic pra ele e perguntei: “Do you know IMAP?”
RMS: “I don’t use theese things! I do e-mail over Secure copy”

tipo o cara escreve um arquivo para cada e-mail dele, depois roda um script que da scp nos arquivos e tal.

Filmamos ele respondendo “what do you think about KricoNet?”

Sobre a distro, eu to com tigo e nao abro. Debian eh boa, mas pacotes de empresas sao sempre rpm (RedHat).
E ele responde: “There’s a chair, there’s a table and a connection!”

[]s[/quote]
Isso dae sobre a churrascaria nao foi uma vez que ele tava respondendo os emails, ae a galera tava zoando rindo pra caramba e tal e ele mando todo mundo calar a boca pq ele tava respondendo os emails dele? hehe
Esse filme voces disponibilizam em .mpg ? =D
Outra coisa que é fato para quem procura saber mais sobre as distros, uma enquete realizada uma vez coloca debian em primeirissimo lugar no que diz respeito a distro preferida pelos developers, se isso servir de ajuda… :stuck_out_tongue:
Agora essa dae do email sobre scp é novidade pra mim, coisas do stallman heheh

[]s !!

[quote=“back”]Nossa krico, desculpe a honestidade, mas até ver a foto eu achava que eu e meus colegas tinhamos cara de hackers, nerd e geek tudo junto… agora vejo que sou fraquinho… Vocês tem a típica cara daqueles malucos (nós programadores e lunáticos) que vivem na frente do pc…

Não adicionou nada ao grupo mas… fiquei impressionado…

Gustavo Guilherme BacK[/quote]

Hehe, agente eh ninja e com orgulho!

Hahahaha, ninja é nova. Bom… eu só vou ficar assim quando entrar pra um tal de ITA… mas acho o termo Hacker mais legalzinho…

Gustavo Guilherme BacK

Valew pessoal!!

Hoje eu instalei o Debian, só que não sei porque o mouse ficou bixado e não respondia direito, tentei arrumar e nada, aí desisit dele por enquanto e peguei o Conectiva ( eu tva acom os cds aqui em casa e resolvi tentar) foi bem mais fácil a instalação, simples e tudo mais. Agora ( algumas horas depois) consegui fazer a minha conex ADSL funfar certinho, finalmente!

Mas uma vez obriado a todos!

Po, aconteceu a mesma coisa comigo! :shock:
Quando eu faço login, o mouse funciona. Uns 10 segundos depois, ele vai pro canto direito superior da tela e não sai de lá nem com queijo suíço!!! :stuck_out_tongue:

Provavelmente vocês escolheram o protocolo errado…
Vão testando as outras opções que uma hora deve funcionar :slight_smile:

Po, aconteceu a mesma coisa comigo! :shock:
Quando eu faço login, o mouse funciona. Uns 10 segundos depois, ele vai pro canto direito superior da tela e não sai de lá nem com queijo suíço!!! :P[/quote]

desliga o gpm (como root) /etc/init.d/gpm stop

ele rouba o device do mouse.

Po, aconteceu a mesma coisa comigo! :shock:
Quando eu faço login, o mouse funciona. Uns 10 segundos depois, ele vai pro canto direito superior da tela e não sai de lá nem com queijo suíço!!! :P[/quote]

desliga o gpm (como root) /etc/init.d/gpm stop

ele rouba o device do mouse.[/quote]

Tem um modo melhor de configuração do mouse em console + X sem qualquer tipo de conflito !
http://qref.sourceforge.net/Debian/reference/ch-install.pt-br.html#s3.3

Po, aconteceu a mesma coisa comigo! :shock:
Quando eu faço login, o mouse funciona. Uns 10 segundos depois, ele vai pro canto direito superior da tela e não sai de lá nem com queijo suíço!!! :P[/quote]

Pultz, você não sabe como isso me animou! :slight_smile: Pensei que eu tivesse feito coisa errada quando estava instalando. Agora já sei que isso é uma cosia que pode acontecer, já que o pessoal já tem a soluçao na ponta da lingua.

Apesar que o meu problema era um pouco diferete, parecia que o botão esquerdo do mouse estava apertado direto, aí quando eu passava o mouse por scrollbars elas mexiam como se eu tivesse arrastando, muito estranho :shock: