[quote=adrianomeira][quote=juliofsn][quote=knowledgebr][quote=adrianomeira]O Linux tem tudo para crescer no ambiente doméstico, uma vez que, como já comentaram o uso em servidores é de 95%, mas para o ambiente doméstico deve-se fazer algumas melhoras como em instalação e remoção de programas.
[/quote]
95% da onde? cadê a fonte? nunca ouvi falar que Linux domina 95% dos servidores no mundo.[/quote]
Verdade, knowledgebr, não existe estatística confiável para o mercado de servidores, e na minha opinião é impossível existir. Servidores são geralmente elementos passivos na rede e poucos estão expostos na internet, logo não daria pra se usar o mesmo critério dessa pesquisa. Pela venda também não seria confiável já que o Linux pode ser baixado gratuitamente. Uma pesquisa de amostragem direto nas empresas também não daria certo, nenhuma iria querer expor sua infra-estrutura de servidores.
Na minha experiência, o que eu vejo muito é o seguinte:
Servidores Web = Linux
Servidores Corporativos = Windows Server[/quote]
Com certeza em servidor web chega-se a essa impressionante marca, pois é muito difícil um cliente meu querer hospedar um site em servidor Ruindow$.
Qt a servidores corporativos, pelo ao menos em minha região, cidades pequenas, se vê muito a utilização de linux como servidor de dados e internet, rodando um servidor samba e integrando as mákinas Ruindow$ na rede.
[/quote]
Ruindows? porque? Se Windows 2003 ou 2008 server estiver bem configurado, pode esquecer e trabalhar tranquilo, você fala sem conhecimento de causa, é uma onda que a maioria insiste em dizer que Linux é melhor e nunca dá pau, uso os dois e falo que o 2003 server não deve nada pro Linux em termos de estabilidade, segurança e velocidade, fora maior integração e facilidade com windows xp pro, segurança quem faz é o administrador, se não tiver um bom, nada vai estar seguro, o que ocorre com o Linux é que ele sofre de muitos elogios, mas na hora “H” quando precisam de algo com suporte e garantia compram um Windows 2KX ou um Solaris da vida.
Que sentido faz dizer que Linux é mais poderoso e se na outra ponta não agrada o usuário, usuário é dinheiro cara, por isso os produtos são feitos sob medidas pra eles, se a maioria entender o que os usuários querem, vão ficar ricos, Bill Gates foi um gênio e viu isso bem a frente de todo mundo, agora só está curtindo o seu trabalho de filantropia ajudando os mais necessitados.
Samba é um paliativo, se o SAMBA 4 (quando vai sair???) fizer o que o Active Directory fizer, os administradores de redes vão agradecer, pode dizer que um logon script já iria agilizar bem o controle das estações XP, mas é muita gambiarra e trabalho pra uma rede grande, nesta situação eu não usaria Linux para ser um servidor corporativo de uma rede com estações XP, seria muito trabalho e trampo demais, não integram tão fácil assim não, sai mais barato investir num 2008 Sever.