Linguagens de programação nas faculdades

[quote=ovelha]Na minha faculdade a gente so implementava os algoritimos, estrutura de dados entre outros, em C.

Mas ninguem explicou praticamente nada sobre a linguagem, so o basico do basico para a galera poder implementar os algoritimos. Não chegaram a explicar nem o que é um diretriz de pré-processador. Acho que o mais avançado que eu aprendi na faculdade foi utilizar um ponteiro de ponteiro.

Para se ter uma idéia do nivel da minha facu, eu:

- não tive aula de construção de compiladores no laboratorio, apenas teorica.
   - não tive aula de OO, apenas teorica, muito menos design patterns. 
   - não tive aula de SO no laboratorio, ou seja se dependese da facu eu nunca tinha escrito uma thread na vida.
   - dizem por ai que haskell é uma linguagem academica, na minha facu, ninguem nunca comentou sobre haskell ou qualquer outra linguagem funcional.
   - não ensinaram algoritmos classicos na facudade, nem se quer ensinaram a implementar um farol com threads.

Ou seja a minha “facu” não é muito parametro, as vezes eu olho o que alguns colegas estão tendo em suas facus e fico impressionado com o que eu deixei de ter na minha !

Tenho um amigo que fez facu nessa uni (não é a minha faculdade) e a grade deles conseguia ser ainda pior do que a minha.

Outro dia esta estudando sobre definição do paradigma funcional, e encontrei bons slides de algumas faculdades federais do Brasil, e pensei, ahhh se eu tivesse tido isto na minha facu :([/quote]

O que você cursou, ou está cursando?

Eu fiz Engenharia da Computação.

Concordo com o ViniGodoy, professor bom mantem os alunos motivados.

[quote=ovelha]Eu fiz Engenharia da Computação.

• não tive aula de construção de compiladores no laboratorio, apenas teorica.
  • não tive aula de OO, apenas teorica, muito menos design patterns.
  • não tive aula de SO no laboratorio, ou seja se dependese da facu eu nunca tinha escrito uma thread na vida.
  • dizem por ai que haskell é uma linguagem academica, na minha facu, ninguem nunca comentou sobre haskell ou qualquer outra linguagem funcional.
  • não ensinaram algoritmos classicos na facudade, nem se quer ensinaram a implementar um farol com threads. [/quote]

- dizem por ai que haskell é uma linguagem academica, na minha facu, ninguem nunca comentou sobre haskell ou qualquer outra linguagem funcional.
- não tive aula de OO, apenas teorica, muito menos design patterns.

Você fez um curso de engenharia e queria aprender isso nele??
Fala sério.
Se você queria ser programador, porque não fez si?

O que eu vejo aqui é que boa parte do pessoal não têm idéia do foco dos cursos que escolhem.

Eu fiz curso técnico e achei melhor que Faculdade oO :shock:

Desculpa a minha ignorancia, mestre das faculdades hahahahahahahahha

Não desculpo não, engenheiro. O seu trabalho é criar hardware e dispositivos computacionais. Design patterns é pra quem deve criar sistemas de informação
rsrsrs

Isso não tem haver com OO e programação funcional? Fala Sério…

Meu deus vc não tem idéia do que diz mesmo sobre engenharia da computação, deprimente.

Que faculdade você fez? Estranho não conter SO ou compiladores na grade. Isso é meio básico.

Eu estudei na Metodista.

Eu não falei que não tive aula, falei que minhas aulas foram apenas teoricas, em comparação com outras faculdade de amigos que eu tenho contato, ambos tiveram tanto aulas teoricas como praticas no laboratorio, isso que eu “reclamei” aqui.

Ah tá. Bom, na minha facul foram teóricas também.

E o caso de OO, o problema foi falta de lab também? Ou nem aula teórica disso você teve?

OO eu não tive nem teorica :frowning:

Na verdade em OO o maximo que eu tive foi uma alusão a existencia do paradigma na aula de paradigmas de linguagens de programação.

Vc acha certo essas matérias serem apenas teoricas? E eu estou chorando d+?

[quote=ovelha]OO eu não tive nem teorica :frowning:

Na verdade em OO o maximo que eu tive foi uma alusão a existencia do paradigma na aula de paradigmas de linguagens de programação.

Vc acha certo essas matérias serem apenas teoricas? E eu estou chorando d+?[/quote]

Você está chorando demais.

O que eu digo que engenharia da computação não tem nada haver com programação de alto nível. Essa grade é muito esquisita.

Sistemas computacionais não diz respeito a sistemas de informação, e sim a dispositivos de exigem processamento. O foco de engenharia da computação, é elétrica e software de baixo nível, porque ela é fusão de ciência da computação com engenharia elétrica.

É por isso que eu estou te dizendo que OO não é problema seu, nem compiladores ou linguagens de programação.

Apesar que ninguém te impede de aprender isso. Eu apenas citei porque vejo que as grades dos cursos são muito confusas mesmo.

So para constar, vou postar aqui uma grade curricular de um curso de Engenharia da Computação que eu achei na net.

Notem que as materias por mim comentadas existem no curso, inclusive nesta grande, a maioria delas possui aula pratica.

Inclusive existe uma matéria chamada Linguagens de Programação.

Na FATEC, pelo menos no primeiro semestre, teve PASCAL e VBA (você não leu errado). Agora no segundo semestre é C e COBOL.
Já na FIAP, o primeiro ano inteiro foi de C.

[quote=ovelha]So para constar, vou postar aqui uma grade curricular de um curso de Engenharia da Computação que eu achei na net.

Notem que as materias por mim comentadas existem no curso, inclusive nesta grande, a maioria delas possui aula pratica.

Inclusive existe uma matéria chamada Linguagens de Programação.[/quote]

Você acha bonita essa matéria aqui?
Ciências do Ambiente

Agora procura saber qual o intuito dela.

Eu moro em Sta Rita do Sapucaí e conheço o inatel, mas não concordo com o ano de linguagens de programação, que já é pouco. (Na minha opinião precisava apenas de um semestre)

Fala sério que vc é de Santa Rita do Sapucai! Eu vou ai no carnaval, no bloco do urso.

Eu conheço prq a minha familia toda é de Borda da Mata, fica a uns 50k dai. Conheço bastante gente que se formou na escola tecnica dai.

Pessoal ta meio perdido entre formação e carreira, mas concordo que Engenharia da computação é pra desenvolvimento de dispositivos e não pra ficar programando, lógico que o engenheiro deve ter uma base disso, mas acho que o foco é outro, talvez eletronica digital, micro eletrônica, importante saber como funciona um software pra saber como ele se adaptará ao seu dispositivo, mas até ai programar é coisa de programador e não de engenheiro.

Meu Deus… a gente ouve cada uma…[/quote]

Vini, não tem graça estrutura de dados em Java. O aluno vê superficialmente.
O que o aluno vai aprender? Como ele vai saber manipular ponteiros, como ele vai saber fazer alocação de memória? Como ele vai entender o fluxo de uma lista ligada ou duplamente ligada de uma forma profunda em Java? Grafos?