Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.
É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.
[quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.
É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.[/quote]
Pergunta: tem mercado?
Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.
[quote=Tchello][quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.
É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.[/quote]
Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.[/quote]
O Ideal não é aprender por ter mercado, é aprender pelo gosto de aprender algo a mais.
[quote=Tchello][quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.
Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.[/quote]
Toda linguagem tem mercado. Em muitos casos se usa pascal ainda, e inclusive microbasic.
Só depende da área que você quer atuar.
Uma coisa legal de se aprender e que está crescendo o mercado é Ruby.
Eu estou aprendendo e estou gostando.
Mesmo que eu não utilize profissionalmente, é legal programar em linguagens diferentes para pensar em várias formas de se resolver um determinado problema.
Se se interessar, estou fazendo o curso do Satish Talim, em http://rubylearning.org/ e estou achando muito bacana.
Pra quem se interessar, tenho alguns outros links interessantes e alguns PDFs sobre.
Eu acredito que antes de sugerir uma linguagem é preciso fazer a pergunta: qual é o objetivo de aprender uma segunda linguagem (no caso do colega que criou o tópico)? Isso faz toda a diferença…
Por exemplo:
Se ele quer melhorar na parte técnica, treinar os conceitos de computação e praticar uma programação um pouco mais “baixo nível”, C ou C++ são boas escolhas.
Se o objetivo for conhecer novas tendências, coisas que podem crescer no mercado, pode escolher alguma das linguagens de script que estão “bombando” como Ruby.
Se for para conhecer novas maneiras de pensar e resolver problemas, pode tentar alguma dessas linguagens malucas:wink: como Lisp.
Ou caso esteja a fim de dar uma incrementada no currículo e melhorar as chances de uma colocação no mercado atual, a dobradinha Java e .NET ainda é uma ótima pedida.
Enfim… tem dezenas de novas perguntas que podem ser feitas, e dezenas de linguagens que podem responder a cada uma delas, só quis dar um caminho por onde seguir para fazer essa escolha.
Repetindo o que já disse em outro tópico: se pudesse voltar no tempo teria aprendido a programar usando Python.
Apesar disso, uso Ruby na maioria dos meus projetos atualmente. O Python é bom pra iniciantes por causa da sintaxe simples e consistente, do poder da linguagem, da quantidade enorme de bibliotecas e da comunidade.
Eu aprenderia Python primeiro tb. Se é para ser a primeira, que seja algo mais fácil mesmo, é o que penso.
Mas não deixaria de aprender Java, onde há muito boas oportunidades no mercado e estudaria, como faço, o Ruby, pois nunca se sabe se um dia não vai aparecer aquela vaga dos sonhos :-).
Sendo pragmático: aprenda Ruby.
Ela é uma linguagem bem diferente de Java e é bastante simples de aprender. O critério de desempate com várias outras nessa mesma situação é a integração com o Java, assim além de uma segunda linguagem, ela se torna uma ferramenta que se soma ao que você já usa hoje.