Linguagem?

E Python.

Ando me fazendo a mesma pergunta e o que não sai da minha cabeça é a dúvida entre:
Ruby, Python e Scala.
Mais sugestões?

To aprendendo Ruby em paralelo e não me arrependo, to gostando muito.

Tchello, a galera me deu uma ajuda ai , e eu peguei um tutorial bam bacana de python, comecei ver hoje, e ta
bem tranquilo …

se quizer o tutorial posta seu e-mail ai…
ou manda uma mensagem privada que eu te
passo blz.

t+

C# hoje tem uso muito extenso. Inclusive em embarcados.
Objectice C e D são linguagens muito expressivas. Só não são pop.

Ue por que não Ioke? Haskell ou Erlang?

:slight_smile:

Essa D ai não curti hehehe

Rapaz, depois que usei d gostei. Pela praticidade de gerar nativo e poder ter coletor de lixo.

Delphi… uahuahuahuau brincadeira, tipo se fosse estudar começaria a olhar o Ruby mais de perto.

Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.

É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.

[quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.

É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.[/quote]
Pergunta: tem mercado?
Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.

[quote=Tchello][quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.

É por isso que Common Lisp é uma boa opção. Depois de aprendê-la você verá todas essas outras linguagens por uma outra perspectiva.[/quote]
Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.[/quote]

O Ideal não é aprender por ter mercado, é aprender pelo gosto de aprender algo a mais.

Java antigamente tbm não tinha mercado :slight_smile:

[quote=Tchello][quote=Thiagosc]Todas as linguagens citadas anteriormente acrescentam nada ou muito pouco ao que você já sabe de Java. As únicas linguagens que valem a pena aprender são aquelas que expandem os seus horizontes. Aprender a fazer “Hello World” com 10 diferentes sintaxes não vale nada.

Quero algo como segurança, uma emergência no mercado além de Java e C++.[/quote]

Toda linguagem tem mercado. Em muitos casos se usa pascal ainda, e inclusive microbasic.
Só depende da área que você quer atuar.

Uma coisa legal de se aprender e que está crescendo o mercado é Ruby.
Eu estou aprendendo e estou gostando.
Mesmo que eu não utilize profissionalmente, é legal programar em linguagens diferentes para pensar em várias formas de se resolver um determinado problema.

Se se interessar, estou fazendo o curso do Satish Talim, em http://rubylearning.org/ e estou achando muito bacana.
Pra quem se interessar, tenho alguns outros links interessantes e alguns PDFs sobre.

Eu acredito que antes de sugerir uma linguagem é preciso fazer a pergunta: qual é o objetivo de aprender uma segunda linguagem (no caso do colega que criou o tópico)? Isso faz toda a diferença…

Por exemplo:

• Se ele quer melhorar na parte técnica, treinar os conceitos de computação e praticar uma programação um pouco mais “baixo nível”, C ou C++ são boas escolhas.
  • Se o objetivo for conhecer novas tendências, coisas que podem crescer no mercado, pode escolher alguma das linguagens de script que estão “bombando” como Ruby.
  • Se for para conhecer novas maneiras de pensar e resolver problemas, pode tentar alguma dessas linguagens malucas:wink: como Lisp.
  • Ou caso esteja a fim de dar uma incrementada no currículo e melhorar as chances de uma colocação no mercado atual, a dobradinha Java e .NET ainda é uma ótima pedida.

Enfim… tem dezenas de novas perguntas que podem ser feitas, e dezenas de linguagens que podem responder a cada uma delas, só quis dar um caminho por onde seguir para fazer essa escolha.

Repetindo o que já disse em outro tópico: se pudesse voltar no tempo teria aprendido a programar usando Python.

Apesar disso, uso Ruby na maioria dos meus projetos atualmente. O Python é bom pra iniciantes por causa da sintaxe simples e consistente, do poder da linguagem, da quantidade enorme de bibliotecas e da comunidade.

Se eu pudesse voltar no tempo, eu faria exatamente igual

• comecei a estudar .NET
  • conheci o java e larguei o .net
  • aí comecei a trampar com .net
  • durante esse tempo, estudei e tirei 2 certs java
  • aí vim pra sp e fiquei trampando e estudando com java
  • tirei + 2 certs, uma de java e outra uml
  • comecei a estudar ruby
  • aí comecei a trampar com ruby
  • e hoje sou feliz trampando com rails :stuck_out_tongue:

Eu aprenderia Python primeiro tb. Se é para ser a primeira, que seja algo mais fácil mesmo, é o que penso.
Mas não deixaria de aprender Java, onde há muito boas oportunidades no mercado e estudaria, como faço, o Ruby, pois nunca se sabe se um dia não vai aparecer aquela vaga dos sonhos :-).

Sendo pragmático: aprenda Ruby.
Ela é uma linguagem bem diferente de Java e é bastante simples de aprender. O critério de desempate com várias outras nessa mesma situação é a integração com o Java, assim além de uma segunda linguagem, ela se torna uma ferramenta que se soma ao que você já usa hoje.

Pra que?