Lançado o Spring 3.0 final

Olá

Concordo 100% com o que escreveu, inclusive com o que citei. Foi o melhor resumo do tópico. Eu mesmo escrevi que hoje em dia o Spring não é mais tão necessário como antes. Mas é óbvio que ainda tem muitas utilidades.

Parabéns

[]s
Luca

É isso Luca…

Acredito que o Spring é, e ainda deve continuar sendo forte, pois seu objetivo não é mais necessariamente substituir JEE. Acredito que foi um bom direcionamento da turma do Spring (Spring em contexto geral) não fazer do mesmo puramente um concorrente ao JEE, coisa que acontece muito quando falamos especificamente de frameworks Web (Struts X JSF X Mentawai x Spring MVC x etcs…).

Vejo que existe um criticismo às vezes exagerado quanto ao Spring, pois muita gente acha que ele apenas serve pra substituir o EJB… Pra quem ainda não sabe das possibilidades, é só dar uma olhadinha no overview e nos tópicos de referência da documentação e na lista de projetos acessórios pra se ter uma idéia.

Pra quem desenvolve aplicações RIA com flex, ele possui uma abstração bem legal para o BlazeDS, é o tipo de facilitador que o JEE não possui, por mais que seu back end seja de fato Entreprise :slight_smile:

Acho que é isso mesmo. Ele começou pra simplificar a complexidade do EJB e hoje em dia evoluiu pra várias outras facilidades. Quem usava ele somente como alternativa a EJB não vê mais muita utilidade nele, mas quem utiliza os outros frameworks do Spring vê que ainda tem muito mais. Mas é verdade que ele perdeu uma boa parte do brilho de outrora.

O JEE 5 foi um marco pra Sun porque foi o momento que ela começou a se voltar para o mercado e a atender várias demandas. E continuou fazendo isso no JEE6, isso foi muito bom.

Pois é marcosalex ,

Isso se deve aa natureza das mudanças. Tem sempre aquele momento em que aparece algo inovador, cria-se toda uma atmosfera, uma luz, por se tratar de algo novo, mas quando perde o caráter inovador, o brilho realmente se perde. É como alguma nova ideia/aquisição do Google ou os finais de Jogos Mortais (2 a 6). Ao menos em Jogos Mortais, por mais que você diga “poxa achava que ia acontecer algo diferente”, você já espera que aconteça algo imprevisível(ainda que você não saiba o quê).

Em termos de mapeamento objeto relacional dificilmente ficaremos “encantados” com o Hibernate ou qualquer nova implementação de JPA, por que deixou de ser novidade, e passou a ser comum pra muitos desenvolvedores. O mais importante é que ele continue tendo uma razão de ser. O hibernate é um bom exemplo, ele não perdeu sua razão, passou a ser uma implementação de uma especificação, e o surgimento da mesma só corrobora o seu valor.

Me parece um pouco controverso tecer elogios rasgados pro EJB 3.0 e chamar o Rod Johnson de sem noção, sendo que ele participou da spec do Java EE6.

[quote=chun]Luca,

Quem está implementando as JSR eh a SpringSource , e não o contrario.

[/quote]

Acho q o q ele quis dizer foi justamente isso: o Java tah ficando bom o suficiente a ponto de o Spring começar a correr atrás…

[quote=chun]Luca,
Quem está implementando as JSR eh a SpringSource , e não o contrario.
[/quote]
Na boa, JEE é um chupinhado global de diversas frameworks

Pode até ser ridículo, mais o nível de complexidade sempre foi menor

Já desenvolvi com Spring LDAP e MVC. Não consegui enchergar a complexidade, nessa ultima versão pude fazer alguns testes com REST e adotei Spring MVC como MVC top 1. A complexidade do LDAP esta no na própria arquitetura de LDAP, não é culpa do Spring…

A maioria dos padrões da JEE são zuados, a partir do momento que vc utiliza mais de 3 padrões no seu projeto a arquitetura deixa de ser aconselhavel, é muita gambi em um lugar só… o Spring esta adotando o padrão do mercado sendo coerente, nem tudo que sai da JEE é 100% confiável…

[quote=peerless][quote=chun]

[/quote]

Qual o problema do Spring MVC? tu acha complexo? Eu vejo bem pelo contrário, muito mais simples do muito framework web por aí, minha opinião.

[]s[/quote]

Sábias palavras… Concordo totalmente! O web flow pode ser um pouco complexo, mais o MVC é muito simples e fácil.

[quote=asaudate][quote=chun]Luca,

Quem está implementando as JSR eh a SpringSource , e não o contrario.

[/quote]

Acho q o q ele quis dizer foi justamente isso: o Java tah ficando bom o suficiente a ponto de o Spring começar a correr atrás…[/quote]

Não é que JEE esteja ficando boa… Estão copiando bem as frameworks do mercado e colocando como padrão. É uma forma de ofuscar projetos alternativos… O pior disso que eles ficam com os créditos hehe

Em tempos de JEE 6, em se tratando de Desenvolvimento Java Enterprise, o JBoss não seria “a melhor opção” para AS? :shock:

Em tempos de JEE 6, em se tratando de Desenvolvimento Java Enterprise, o Spring não seria “a melhor opção” de framework? :roll:

:?:

[quote=rato*locoNovamente]
A Jboss não precisa ser engrandecida por ninguem ela ja e o maximo por si propria,a proposito pra que Spring se a Jboss tem o seam isso sim e um framework top de linha.[/quote]

O máximo??? Vc tá comparando uma faca(Seam) com canivete suiço(Spring)!!!

“Seam is a powerful open source development platform for building rich Internet applications in Java. Seam integrates technologies such as Asynchronous JavaScript and XML (AJAX), JavaServer Faces (JSF), Java Persistence (JPA), Enterprise Java Beans (EJB 3.0) and Business Process Management (BPM) into a unified full-stack solution, complete with sophisticated tooling.”

O Spring é não apenas isso… Ele é muito mais robusto!!!

[quote=ratolocoNovamente][quote=dders][quote=ratolocoNovamente]
A Jboss não precisa ser engrandecida por ninguem ela ja e o maximo por si propria,a proposito pra que Spring se a Jboss tem o seam isso sim e um framework top de linha.[/quote]

O máximo??? Vc tá comparando uma faca(Seam) com canivete suiço(Spring)!!![/quote]

Um canivete suico de inutilidades com certeza,eu que trabalho somente com aplicacoes web,jamais trocaria o seam que é um Frame… de alto nivel por uma lata velha e cheia de quinquilharias inuteis como o Spring.[/quote]

É inutil pq vc nunca deve ter passado de um crud!!!

[quote=rato*locoNovamente][quote]
O Spring é não apenas isso… Ele é muito mais robusto!!!
[/quote]

Robusto,o que é robusto pra vc??[/quote]

Analisa o escopo do Seam e compara com Spring? Pelo menos teve o trabalho de verificar???

Não faz sentido comparar o Seam com o Spring, o Spring além te tudo é um conjunto de tecnologias e da suporte as coisas mais complexas que vc possa necessitar… É lógico que em aplicações de pequeno porte não ira usar 20% da disponibilidade de recursos do Spring.

Provavél que nunca tenha se deparado com logs complexos, auditoria, acesso a base ldap, processamento assíncrono, rest, etc… Vc tem tudo isso em um único lugar, integrado de uma forma simples, sem anexar a dependência de diversos frameworks(Remendo geral).

:?: :?:

Minha opinião sincera em comparação do Spring atual com o EJB atual: muito XML no Spring.
Acho que pra ficar bom, precisa tirar aquele monte de XML. Se o Spring fizer mais do que vem fazendo, sempre adotando anotações padrão, seria o ideal, removendo principalmente aquele XML que ainda é necessário.
Embora no Spring 3.0 tenham diminuído muito o número de configurações no XML, ainda é necessário, onde deveria ser apenas opcional.

Mais alguma opinião sincera? É bem-vinda! :wink:

O Srping 3 eliminou os spring-service.xml e spring-dao.xml. Agora é tudo com anotações.

No MVC também, não precisa mais criar o spring-controller.xml e dizer neles o que faz cada controller e para onde envia as informações, essas configurações agora também são feitas por anotações.

Eu uso a versão 2.x do Spring e mesmo com xml de mais, depois que vc aprende a mexer, não larga mais, principalmente pela questão de injeção de dependencias, muito bom isso.

Com a nova versão, vai ficar muito mais fácil com certeza, mas o antigo com os xmls já era muito bom.