Lançado o NetBeans 7.1

[quote=roger_rf][quote=MWAdriano]E aí pessoal? O Netbeans abandonou de vez mesmo o suporte as antigas aplicações Swing Application Framework?

Grato.[/quote]

Você pode baixar um plugin para continuar a desenvolver aplicações SAF, mas a equipe NetBeans recomenda o uso da plataforma NetBeans em substituição à especificação SAF, que foi abandonada.[/quote]

Entendi… A idéia é poder continuar a dar suporte a umas aplicações legadas em SAF, mas não desenvolver novas aplicações em SAF. As novas aplicações eu pretendo usar Netbeans ou o que estiver substituindo. Será possível fazer isso (manter ambos os suportes) com esse plugin ? Vc sabe o nome desse plugin e onde baixar e como instalar?

Grato!

Para baixar o plugin, use o menu Tools -> Plugins. Na janela Plugins, selecione a aba Available Plugins. Na lista de plugins, você deverá encontrar o item Swing Application Framework Library.

Eita… Agora que conheci essa Netbeans Platform… Já tem algum tutorial por aí disso? Me pareceu interessante, mas por enquanto vou construindo as apps em swing mesmo…

http://netbeans.org/features/platform/all-docs.html

Realmente é muito interessante. Acredito até que se fosse mais divulgado ajudaria a IDE a ganhar mais mercado, pouca gente conhece as facilidades de usar, mesmo os que trabalham no Netbeans.

Tudo indica que é uma base sólida para a construção de aplicações desktop em Swing. Estou começando a estudar a plataforma NetBeans para atacar alguns casos de uso complicados, e mesmo as poucas funcionalidades que vi até agora já me deixaram bastante empolgado.

http://netbeans.org/features/platform/
http://netbeans.org/features/platform/showcase.html
http://blogs.oracle.com/geertjan/

roger_rf, obrigado pelo link! Não foi por preguiça que não me ative a essa página, embora tenha parecido. Eu passei por ela, mas fui logo ao “getting started”, porque tava vendo outra coisa e queria só dar uma olhada por alto.
:lol:

Realmente é muito interessante. Acredito até que se fosse mais divulgado ajudaria a IDE a ganhar mais mercado, pouca gente conhece as facilidades de usar, mesmo os que trabalham no Netbeans.[/quote]

Mas acaba não compensando usar em projetos pequenos. Acredito que ela seja realmente útil para softwares que seguem conceito de ferramentas(pelo padrão mvc semelhante a mfc do microsoft c++), como processadores de texto, imagens, etc… . Se for fazer algo simples e precisar usar uma arquitetura mvc para exibir dados de uma tabela vai morrer de velhice e tédio.

Netbeans mata a pau !!

Se não fosse o peso em memória, o Netbeans seria bem mais agradável.
Eu praticamente só o uso, mas já tô pensando em mudar pro Eclipse, que é bem mais leve.

[quote=fasts]Se não fosse o peso em memória, o Netbeans seria bem mais agradável.
Eu praticamente só o uso, mas já tô pensando em mudar pro Eclipse, que é bem mais leve.[/quote]

Sem querer parecer fanboy, eu inclusive uso Eclipse para Android e IDEA para Scala, mas será que memória é realmente um problema hoje?? Qualquer pc tem hoje no minimo 3GB, o SO não come nem 1GB completo, o que nos deixa com 2GB pra queimar, o que me parece bem tranquilo. Eu tenho 4GB, e nem ligo quando o Emacs + ENSIME me come 1GB de RAM, pq o netbeans comendo uns 300MB ia ser preocupante.

Memória hoje ta mais barato que tudo, então acho que esta paranóia de ficar se preocupando quanto cada programa ta comendo é coisa do passado, pelo menos pra mim!

Srs, a forma mais otimizada de usar a memória RAM é usar ela toda.

Se tem 2GB disponíveis, não se preocupe se o programa usa 2GB. Desde que ele devolva para o SO parte disto quando algum outro programa precisar, está tudo indo conforme projetado.

[quote=Bruno Laturner]Srs, a forma mais otimizada de usar a memória RAM é usar ela toda.
Se tem 2GB disponíveis, não se preocupe se o programa usa 2GB. Desde que ele devolva para o SO parte disto quando algum outro programa precisar, está tudo indo conforme projetado.[/quote]
Bem, eu concordo com o Fred. Se preocupar com quanta RAM está sendo usada, hoje em dia, onde memória é barata e esta disponível em grandes quantidades em praticamente qualquer máquina, é besteira.
Bruno, como o tópico já está começando a fugir do tema mesmo, me explica sua afirmação. Fiquei curioso. Pelo o que você falou, eu entendi que se todos os endereços da memória estiverem sendo usados, ela fica mais rápida (“otimizado”) do que se a metade, 1/3 ou seja lá qual fração da RAM esteja sendo usada. O que me intriga é que a RAM tem acesso aleatório, sendo assim, o acesso a qualquer endereço da mesma leva o mesmo tempo não é mesmo? Enfim, explica ai para a gente…

[]'s

Se quiser uma boa resposta, pergunte sem debochar.

O que disse é que não se deve ficar mendigando bytes quando tem bilhões deles disponíveis. Que gaste terabytes, é bem mais rápido usar um dado já processado, guardado em memória, que ficar processando ele a cada vez que for usar para a mesma coisa.

[quote=Bruno Laturner]Se quiser uma boa resposta, pergunte sem debochar.
O que disse é que não se deve ficar mendigando bytes quando tem bilhões deles disponíveis. Que gaste terabytes, é bem mais rápido usar um dado já processado, guardado em memória, que ficar processando ele a cada vez que for usar para a mesma coisa.[/quote]
Bem, não foi isso que você falou não. Enfim, tudo bem, não precisa falar mais nada.

[]'s

O problema de você usar toda em um programa é quando precisar utilizar um segundo ou terceiro programa e já não houver memória disponível. Eu uso Netbeans, mas enquanto estou desenvolvendo preciso do JBoss, Firefox e algumas ferramentas case abertas, fora que de vez em quando preciso de algum editor de textos, planilha, gerenciador de projetos e outras ferrametnas case e daí faz diferença, sim. E creio que não seja o único desenvolvedor que cai numa situação dessas.

Uso e prefiro o Netbeans, mas sempre considerei o consumo de memória excessivo uma desvantagem dele.

[quote=davidbuzatto][quote=Bruno Laturner]Se quiser uma boa resposta, pergunte sem debochar.
O que disse é que não se deve ficar mendigando bytes quando tem bilhões deles disponíveis. Que gaste terabytes, é bem mais rápido usar um dado já processado, guardado em memória, que ficar processando ele a cada vez que for usar para a mesma coisa.[/quote]
Bem, não foi isso que você falou não. Enfim, tudo bem, não precisa falar mais nada.

[]'s[/quote]

Eu não vi deboche, mas enfim.

Bom o que dizem, pelo menos no Android, é para não se preocupar se a memoria esta toda ocupada, inclusive isto é o desejado, quando voce fecha um app, o android mantem ele na memoria para posterior abertura mais rapida, caso algum outro app queira ser aberto e necessite memoria ai sim o android mata um dos que esta idle na RAM, por isto task killers NÃO SÃO ACONSELHAVEIS no android, os usuarios pensam que estão usando um windows da vida, e querem porque querem matar o app por completo para ter mais memoria livre, removendo ele da RAM, o que acaba piorando a experiencia e velocidade de abertura dos apps.

Agora isto ocorre no android, que é inteligente e sabe gerenciar isto, ja em windows/linux/mac, não sei como seria.

eu acho que ocupar muita memória seja um motivo inválido para troca de IDE. Isso por um motivo bem simples, se você for usar netbeans 7(6.9 foi a ultima vez que comparei), eclipse helios com wtp e jboss tools, visual studio em uma versão que não seja la “antiga” (sei la, 2008 ) no windows com projetos web abertos, ambos vão ocupar la seus 300 mega (chutando baixo). Isso qualquer IDE grande, com tanto recurso assim gasta. No sentido peso na memória é trocar 6 por meia duzia.