Eu conheço JSF
por que você não mostra soluções mais elegantes do que as que são geradas? Eu sinceramente não ví nenhuma gambiarra (ai meu deus, não é w3c compliance?), e html eu não preciso ficar fuçando em código, ainda mais que o destino final é o usuário e não um desenvolvedor que vai ter um analizador de “html bonito”. É estranho esse tipo de crítica, sinceramente…
[quote=Luiz Aguiar] Ai acho que cabe analisar o quão é importante pro seu projeto que o html cuspido pelo framework seja “bonito”.
A solução seria fazer esses componentes na mão por exemplo? eu passo, prefiro 500k a mais numa pagina do que 2 semanas a mais de desenvolvimento e dor de cabeça (manutenção) pro resto do projeto. [/quote]
Exatamente. Se tão achando tão ruim assim, faz os componentes e as chamadas ajax tudo na mão, é rapidinho né? pelamor
[quote=javaBeats ]O grande problema de suites de componentes JSF com Ajax “embutido” é o desempenho… Para sites pequenos, com pouco acesso concorrente, você pode até ignorar essa carga e o conteúdo gerado por ela, mas quando o seu nível de acesso concorrente sobe para a casa dos 500-1000 usuários (muitos deles simultâneos…), passa a fazer bastante diferença.
Este é o caso do projeto onde trabalho atualmente. E eu uso o Seam + RichFaces. Das suites/frameworks no mercado, estas me parecem as melhores, e têm atendido essa nossa carga de usuários adequadamente. Mas eu passei dias otimizando glassfish e aplicação web para conseguir esse nível de desempenho. Foi uma experiência para a qual eu estava psicologicamente preparado, imaginava que teria de me empenhar nisso - mas espero nunca mais ter de repetir
Enfim, resumindo, acho que essas suites de componentes JSF poderiam sim frear um pouquinho o desenvolvimento de novas features e componentes e investir mais tempo em desempenho para aplicação de alta potencial de escalabilidade. Use plugins como o firebug + YSlow no seu firefox e veja o que algumas tabs, data-tables e modal panels fazem com a requisição HTTP [/quote]
Na verdade em qualquer sistema com 500-1000 usuários simultâneos precisa de otimização, ou pelo menos, algumas cautelas pra evitar crashes aleatórios
Se você ver o debug do a4j tu consegue ver o tamanho das respostas que ele envia. Mas se você simplesmente cuspir código na tela, você realmente vê cabeçalhos http grandes. Existem várias formas de otimizar isso, desde usando regions até single-requests, sugiro a você estudar um pouco mais sobre os frameworks e ver que as otimizações são possível, de várias maneiras, e que faz com que o sistema aguente toda essa demanda que você cita aí.