JSP, Servlets, JSF, etc

Olá,

Sou iniciante na programação com JSP.
Baixei uma série de livros, mas ainda não sei o que usar…
Preciso do JSF? Servlets? Para que servem? Não posso usar só o JSP? Qual o papel do JSF ou Servlets? Qual é melhor?

Obrigada…

Olá,

Tambem comecei a aprender Java pra web. Se quiser se cadastre na Iniciativa JEDI. Atraves dela e do pessoal aqui do GUJ, já aprendi muita coisa.

Amigo são coisas totalmente diferentes,
jsp, jsf e etc…

Para aprender java o ideal é ler tudo oque puder …
comece por java básico.

classes, herança, polif… etc

Agora se mesmo assim não aprender minha empresa presta serviço de aulas particulares, aqui aprende rs

Olá krolbg, respondendo a sua pregunta:
O JSF é um framework com foco na camada de visão (modelo MVC), que pode ser usado em conjunto com Servlets.
O código JSF é inserido nas páginas JSP, bastando apenas inserir as marcações (tags) como por exemplo:

<f:view> <h:form> </h:form> </f:view>

Só lembrando, para inserir as tags JSF em uma página JSP será necessário utilizar a seginte diretiva:

<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/core" prefix="f"%> <%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/html" prefix="h"%>

hmm. muito obrigada!

[quote=krolbg]Olá,

Sou iniciante na programação com JSP.
Baixei uma série de livros, mas ainda não sei o que usar…
Preciso do JSF? Servlets? Para que servem? Não posso usar só o JSP? Qual o papel do JSF ou Servlets? Qual é melhor?

Obrigada…[/quote]
Eu diria que, se puder, aprenda bem Servlets. Ele é o caminho para o entendimento de tudo como funciona. Depois, pode até aprender JSP, mas eu pularia essa parte e iria pro JSF. A própria SUN está dando mais importância ao JSF do que o JSP, visto pelo que estão fazendo no JSF 2.0.

As tags JSF são inseridas em páginas JSP. Vale apena estudar Servlets e JSP, já que estes trabalham integrados. O Servlet recebe a requisição HTTP e repassa para a página JSP corespondente.
Não pule etapas do apredizado, aconcelho começar com JSP e Servlets para em seguida iniciar o estudo do JSF. Desta forma seu entendimento será mais sólido e sua compreeção sobre o assunto mais ampla. :wink:

Assisti algumas video-aulas do projeto JEDI que o erickles indicou e acho que entendi bem oq são Servlets e JSP.
Realmente, Márcio, começar de servlets ajudou sim! Amanhã vou ver a parte de JSF.

Andei lendo alguns outros livros também e vi em um deles que não é bom usar “Scriptlets” e sim “tags” no jsp.
Mas as tags me pareceram tão limitadas… Quando devo usar um ou outro?

E quanto ao JSF x JSP, vocês realmente acham que não vale a pena fazer uma aplicação em JSP?

Obrigada, até mais!!

Na verdade, os scriptlets são código Java imbutidos diretamente na página JSP. Não é aconselhado utilizar scriptlets pelo fato do processamento da jágina JSP ser interrompido para interpretar o código Java. Utilise a JSTL para códigos em suas páginas JSP. :wink: