Já trabalhei com PHP e acho uma grande M… :twisted:
Outro argumento circunstancial. :lol:
Mas normal, ninguém pensa igual.
Só não vá me matar em algum evento que tiver por aí…
Até!
PHP 5 e uma linguagem poderosa e simples ,ela serve para desenvolvimento de grandes aplicações. Basicamente faz a mesma coisa que o JSP, pois ambos os scripts são executados no servidor, então o retorno dos dados serão os mesmos, o velho HTML!
PHP é mais velox em termos de DATA-CAPTURE (baixar dados do BD).
PHP sai mais em conta financeiramente, pois a mão de obra é mais em conta e os servidores tem custo menor.
PHP5 é uma linguagem limpa e direta.
Ai vc forçou. Nunca vi linguagem mais cheia de embaraços.
Olhe Python, Ruby, Smalltalk, mas não no sentido vi e acabou. Faça uns exemplos e vai se encantar. Perto do PHP, essas linguagens são o céu. Se tiver tido um contato legal com Shell, Ruby será muito bem vinda.
PHP, JSP e Ruby/Rails tem propostas interessantes, conhecer essas linguagens/frameworks só ajuda.
Acho a instalação/deployment do PHP a mais facil de todas. Entretanto é facil dar ‘tiros no pé’. E nem todo mundo sabe fazer testes unitários em PHP.
[quote=Luiz Aguiar]Se quer ficar rico: Java, .net, ruby, python
se quer passar fome e não ter emprego: php[/quote]
Você é meio suspeito para dizer isso. :lol:
Teu negócio é Java.
Acho que vc não entendeu certas coisas… não existe esta de feita para View… MVC é um conceito e não uma tecnologia… oq existe são milhares de frameworks que abstraem a complexidade dos scriptlets na pagina jsp… com suas tag-libs… mas o que geram são scriptlets… que são na verdade o jsp… e no final tudo vira servlet… seu jsp vira um servlet que geram o html… no final das contas jsp são abstrações de Servlets…
A proposito Java para a web(e não jsp como costumam falar ate parece coisas distintas) é muito mais usado para medias e grandes apps do que php… php geralmente e usada para pequenas e medias apps claro q a exeções e este muitas apps grandes com php como existe muitas com ate o antigo asp… porem ao meu ver php tem uma Orientação a Objetos muito fraca comparada com java e não tem tipagem… alem de não ser tão segura quanto java…
PHP é bom no termo custo… se vc quiser fazer um sistema web pra vc e não quiser pagar hospedagem tem uma porrada de servidores free… porem em sintaxe é uma droga… e com php vc faz verdadeiros espaguetti code facilmente…
Posso saber que tipos de embaraços???
PHP é tão bom quanto a qualquer linguagem server-side em termos de organização de classes.
Realmente o PHP na sua Versão 4 era uma bosta, quase nem tinha estrutura OO! Mas já faz tempo que ele foi atualizado para 5 e neste poderemos fazer um sistema completo em apenas 1(um) script coisa que o java entre outras linguagens mais robustas precisam faze-lo a cada classe compilada!
Cara, eu prefiriria Java pelo tamanho do suporte, pela velocidade, e por ter várias ferramentas disponiveis que são uma mão na roda pra quem programa em Java. Eu nao gosto de PHP, eu acho aquilo de a variavel nao ser tipada uma coisa absurda demais pra mim. E mais umas coisinhas…
Total engano seu. O PHP é amplamente utilizado em aplicações de grande porte, sendo muito utilizado por empresas bem grandes. Eu mesmo trabalho com PHP ha anos, conheço bem o poder desta linguagem, e te garanto que projetos tão bons quanto em JSP podem ser desenvolvidos…É aquela coisa, a tecnologia é mera ferramenta nas mãos de profissionais competentes…esse sim faz a diferença.
[]´s
Carlos[/quote]
Realmente existem muitas aplicações de grande porte feitas em PHP, não se pode afirmar que ele fica restrito apenas a aplicações de pequeno porte.
Porem, eu discordo que “a tecnologia é mera ferramenta nas mãos de profissionais competentes…esse sim faz a diferença.”
Realmente você consegue desenvolver aplicações em qlq linguagem mais um bom profissional tem que saber escolher a melhor tecnologia tbm! Simplesmente fazer é um mero detalhe!
Por exemplo, não é nada interessante você construir um programa de contabilidade em Assembly por exemplo! O cara que fizer é um profissional competente sem dúvida nenhuma…até um ninja eu diria! hehe
mas bullshit, gastou mó tempão, fez um código dificil etc…e tudo pq usou a tecnologia errada!
[]'s[/quote]
Meu primeiro post em um forum hauahuhau: Seguinte galera a melhor tecnologia é a que da mais dinheiro. E isso leva em conta diversos fatores como profissionais à disposição, hardware, manutenção em fim não sou nenhum mestre na área e tbm não tenho muita experiência mas isso que foi dito é logica a mesma lógica que usamos na programação abraço a todos e sucesso!!!
A questão não é bem assim, o JSP leva vantagem pois está inserido dentro da plataforma Java, ou seja, dá para utilizar todos os recursos da plataforma na sua aplicação e o PHP é ele por si só. Porém é errôneo relegar o PHP a apenas aplicações de pequeno porte.
[quote=peczenyj]PHP, JSP e Ruby/Rails tem propostas interessantes, conhecer essas linguagens/frameworks só ajuda.
Acho a instalação/deployment do PHP a mais facil de todas. Entretanto é facil dar ‘tiros no pé’. E nem todo mundo sabe fazer testes unitários em PHP.
[/quote]
Realmente vc falou tudo, a facilidade e flexibilidade do PHP pode ser uma faca de dois gumes, por um lado é fácil de implementar e por outro é fácil de fazer coisa errada.
Achei interessante a discução, e então vou contribuir segundo a “minha” humilde opinião.
Conheco java desde que foi lancado, usava desde versao 1.nada para fazer applets e servidores de chat em 1998. (programo em c/asm desde 1989)
Linguagem muito boa para muita coisa, tem algumas chatices com relacao a strings e comparacoes e outras coisas, é fortemente tipada o que torna
a programação as vezes um tanto sacal (mas ainda muito mais agradável que em C).
Voces nao se deram conta que o que esta em questão aqui não é qual a melhor linguagem, e sim a melhor maneira de atender sistemas web.
Bem, no quesito linguagem, php tem algo muito bom que é a nao tipagem, como o python tambem, por isso é muito rapido codificar em php,
voce pode cometer muitos erros com isso se for um programador relaxado, MAS O GANHO em tempo que vc tem pela nao tipagem é ABSURDO,
tanto que o python está aí para mostrar isso, php é linguagem C sem tipo e com um $ ridiculo na frente dos nomes de variáveis, fora isso, eu diria
que uma copia da linguagem C. Os arrays do php sao imbativeis, acho que o python tem o mesmo esquema.
Enfim, cada “linguagem” tem suas vantagens e desvantagens, eu após muito C e Java, prefiro a nao tipagem do php e do python.
Nao vou por em questao java ser compilado, ser executado em maquina virtual, etc, etc
O que eu quero expor é que ao meu ver o java se sobrepoe ao php para aplicacoes web pq tem o {{{ CONTAINER JSP }}} por traz.
O container é o diferencial, te traz inumeros recursos, os contextos em memoria, os filtros, threads, etc, etc, etc, etc.
Php nao tem container, é interpretado a cada request e morre.
O conceito do container por ser tao bom, resultou que outras linguages como python (jython) fossem portadas para a maquina virtual java,
para poder USAR O CONTAINER… O que prova que codificar em java É UM SACO !!! Isso nao se discute.
Se houvesse php portado para a JVM e por conseguinte o uso da tecnologia do container, acredito que muita gente iria aderir a JVM.
Hoje em dia consigo suprir muitas vantagens do container no lado do php com o memcache, o gearmand e etc.
Para aplicacoes mais coorporativas, um sistema administrativo por ex, que tenha que rodar na web, onde voce tem INUMEROS desenvolvedores,
nao se discute que os patterns do java sao mais indicados, pois a linguagem é compilada, o que garante mais seguranca no sentido
que vc limita acesso a certos codigos por determinadas equipes e por ai vai.
O pessoal do java hoje esta dando risada pq tem o JPA, o hibernate, o spring, etc… se fosse apenas servlet/jsp/jstl, eheh queria ver o desespero.
Agora eu acho que o php/apache/memcache/geramand/e cia; se destacam quando voce tem apenas 1 ou 2 desenvolvedores, POUQUISSIMO TEMPO,
pouca memoria e precisa fazer um site voltado para um servico especifico, por exemplo um wordpress, um drupal, um facebook.
A arquitetura java demanda MUITO mais hardware e mao de obra para manter o servico, cito como exemplo a figura do deployer, pois cada container
tem suas nuances específicas e que sao um saco de configurar dependendo da aplicacao.
Possuo muitos servicoes na web, tudo em php, a unica coisa que tenho em java puro, é um servidor de socket tcp com NIO (no threads) para um webchat.
Desenvolvi um framework na arquitetura MVC e consigo manter tudo numa boa sem estresse, e sem surpresas.
Sou contra utilizar muitas bibliotecas de terceiros, pode me chamar de xiita, mas acho que a oracle logo vai puxar o tapete do java, enfim.
A linguagem php é o de menos no meu projeto, poderia mudar para python, perl, C, o que fosse, o que importa é o modelo MVC bem estruturado.
Aplicacoes web baseadas em request/response sem muita complexidade, forum por exemplo, o php é imbativel, aplicacoes coorporativas com MUITA complexidade,
java é a melhor opcao sem duvida.
E isso de ganhar mais por usar java ou php, nao tem nada a ver com java ser melhor ou vice versa em funcao do que se ganha.
Hoje se paga mais no mercado para java pq o numero de horas de estudo para voce desenvolver em java (container) é muito maior que em php.
Isso tambem faz com que mais programadores “mediocres” optem por php e saiam por ai fazendo M atraz de M e colocando a culpa no php.
Qualquer idiota instala o WAMP no windows e sai fazendo scriptizinho em php, coisa bem mais dificil que fazer o mesmo em java.
Entao respeitando cada qualidade/virtude de cada linguagem, eu deixo um conselho pra quem esta comecando: (se conselho fosse bom, nego tava rico ne)
-
Se voce quer ganhar bem, ter vagas de emprego sobrando, estude uml/java/jsp/j2ee/ejb/spring/jpa/hibernate/jsf/etc/etc/etc
faça as certificacoes java que puder.
Certamente nao lhe faltara emprego e o salario nao sera sofrivel. -
Agora se voce tem uma idéia nova de alguma “tranqueira” web que acredite que vá vingar(um facebook, um twitter por exemplo), esta sozinho,
nao tem tempo nem dinheiro, quer montar uma empresa sozinho, fazer tudo rodar sem mais ninguem.
fica minha dica, estude freebsd/apache/lighttpd/mysql-ou-postgresql/php(fpm)/fastcgi/xcache/memcache/gearmand, com isso vc conseguirá
por no ar seu projeto(seja qual for) muito mais rapidamente que usando as tecnologias da opcao java, pois o tempo de estudo será muitíssimo menor,
os custos relacionados serao menores, e terás menos dificuldades, sem sombra de dúvida, mais chances de sucesso, na minha opiniao.
Depois dai voce contrata os caras que ficaram estudando java para trabalharem pra voce, ehehCito como exemplo o facebook, feito em PHP, hoje tem 500 milhoes de usuarios, vale 45 bilhoes de dolares, e nem abriu o capital ainda…
Os caras fizeram um compilador de php para linguagem C, para otimizar o uso de hardware, ESSE É UM EXEMPLO ONDE JAVA NAO PERMITIRIA
QUE O FACEBOOK EXISTISSE, ou seria no minimo ANTIECOLÓGICO, eheh pois mais que triplicaria a demanda de harware, consumo, etc.
Pesquise no google por “facebook infrastructure” e veja as diversas solucoes adotadas pelos caras, é muito interessante.
Ou seja, o que vale nesse caso é a idéia e o resultado final, não o que tem por baixo, isso voce muda depois se precisar.
Com essas opnioes todas, faça uma reflexão e escolha o que lhe for mais conveniente, por sua conta e risco.
Gosto de fazer conotacoes, algumas que faria para desenvolvedores de software seriam as seguintes:
- Um .22 é mais mortal nas maos de um atirador experiente do que um .357 magnum nas maos de quem nunca atirou.
- Largue o schumacker num audi quattro 1980 e um motorista comum numa lamborghini no autodromo de suzuca no japao e veja quem faz a volta mais rapida.
Traduzindo:
- Se preocupe em aprender a técnica de tiro, e não fique focado na arma que irá utilizar depois, cada uma tem sua aplicação.
- Se preocupe em aprender a técnica de pilotagem, e não pense que o carro irá vencer a corrida por voce.
É isso, espero que nao tenha se arrependido de ler isso até o fim,
[]'s
Para iniciantes (assim, tipo eu rs) é recomendável começar por uma linguagem mais fácil (PHP) ou isso é indiferente?
Bom, tentei dar minha opiniao sobre isso acima…
Depende o que voce procura.
Mas independente da linguagem, estude estruturacao de sistemas, OOP, padrao de projetos (GOF), isso vale tanto pra java como para php.
Se voce nao sabe nada de nada, java como linguagem de programacao vai te dar mais base, pois é tipada e mais estruturada que o php.
Se tem tempo tambem pra estudar, estude java pois quem sabe java sabe php.
Voce quer trabalhar com que tipo de aplicacao ? web ? desktop ? tem tudo isso pra ver cara…
Mas pesquise, pergunte… boa sorte
Bom, tentei dar minha opiniao sobre isso acima…
Depende o que voce procura.
Mas independente da linguagem, estude estruturacao de sistemas, OOP, padrao de projetos (GOF), isso vale tanto pra java como para php.
Se voce nao sabe nada de nada, java como linguagem de programacao vai te dar mais base, pois é tipada e mais estruturada que o php.
Se tem tempo tambem pra estudar, estude java pois quem sabe java sabe php.
Voce quer trabalhar com que tipo de aplicacao ? web ? desktop ? tem tudo isso pra ver cara…
Mas pesquise, pergunte… boa sorte
[/quote]
Pow kra brigadaum mesmo…
Me ajudou muito vlw!
Vou ressucitar isto porquê digitei no google e achei este tópico como primeiro link de pesquisa…
Eu particularmente não entendo a refuta de certas empresas do ramo a desenvolverem seus web-services em JSP, a preferirem à PHP
moro atualmente em Goiânia e tenho inúmeros contatos com designers que contratam programadores free-lancer para desenvolverem a parte de código em PHP, dificilmente alguns designers daqui por exemplo já ouviram falar em JSP.
Isto me deixa um pouco triste pois sou entusiasta da linguagem JAVA que considero uma linguagem projetada (e muito bem projetada) para fazer absolutamente tudo!
Não me entra na cabeça o fato de programadores insistirem em trabalhar com PHP utilizando banco de dados por exemplo, em trechos de código extensos sendo que no JAVA alguns frameworks como Hibernate, Oracle Toplink (JPA em geral) já são amplamente divulgados no mercado e otimizam as horas de desenvolvimento de regras de negócio e etc…
Sinto infelizmente que no Brasil JSP ainda está muito pouco divulgado devido a insistência que alguns programadores (que penso serem maioria) têm de utilizar PHP.
Não vejo superioridade em nenhum ponto do PHP, conheço, ja trabalhei com ela, porém desisti completamente de PHP quando passei a utilizar Pages e Faces para desenvolver web.
Alguém com bom senso poderia me dar esta resposta? Porque PHP insiste em predominar no mercado brasileiro?
Java não é mais utilizado que o PHP para fazer sites pq se o assunto é fazer sites, PHP é melhor!
Se vc procura por facilidades parecidas com Hibernate e outras coisinhas automáticas, procure opcoes ou vantagens equivalentes em PHP. Se vc quer algo que gere o BD e Scaffold para vc, que tal usar o framework Symfony, Doctrine? Se faz questao de um ambiente parecido com o do Rails, q tal CakePHP? Se o que vc vai fazer é um site e um CMS é suficiente, que tal poupar muito tempo adotando Wordpress, Drupal ou Joomla? Se vc quer vender na internet, entao Prestashop, Magento, OsCommerce!
Quem é freela não tem tempo pra ficar configurando maven, xml e juntando pedaços de frameworks. Eles querem a tecnologia que vai fazê-los poupar tempo. Daí o PHP.
[quote=Thiago Senna]Java não é mais utilizado que o PHP para fazer sites pq se o assunto é fazer sites, PHP é melhor!
Se vc procura por facilidades parecidas com Hibernate e outras coisinhas automáticas, procure opcoes ou vantagens equivalentes em PHP. Se vc quer algo que gere o BD e Scaffold para vc, que tal usar o framework Symfony, Doctrine? Se faz questao de um ambiente parecido com o do Rails, q tal CakePHP? Se o que vc vai fazer é um site e um CMS é suficiente, que tal poupar muito tempo adotando Wordpress, Drupal ou Joomla? Se vc quer vender na internet, entao Prestashop, Magento, OsCommerce!
Quem é freela não tem tempo pra ficar configurando maven, xml e juntando pedaços de frameworks. Eles querem a tecnologia que vai fazê-los poupar tempo. Daí o PHP.[/quote]
vlw pela resposta cara…
ja trabalhei com php mas não acompanhei os avanços desde que comecei a lidar com jsp, jsf.
vou pesquisar sobre o conteúdo citado para poder ter um pouco mais de embasamento nessas ferramentas.
grato
[quote=eduardo.exs][quote=Thiago Senna]Java não é mais utilizado que o PHP para fazer sites pq se o assunto é fazer sites, PHP é melhor!
Quem é freela não tem tempo pra ficar configurando maven, xml e juntando pedaços de frameworks. Eles querem a tecnologia que vai fazê-los poupar tempo. Daí o PHP.[/quote]
vlw pela resposta cara…
ja trabalhei com php mas não acompanhei os avanços desde que comecei a lidar com jsp, jsf.
vou pesquisar sobre o conteúdo citado para poder ter um pouco mais de embasamento nessas ferramentas.
grato[/quote]
Tempão que não vinha aqui.
Bom, tive uma entrevista no Depto.de informática e um WebDesigner falou em JSF. Ele não substituiu o JSP, correto?
Notei que o Banco do Brasil usa JSP. Pode ter lá seus motivos, usa banco de dados, é mais seguro, etc…