JSP + NetBeans Visula Web + Preservar estado de um componente

Pessoal, achei um texto falando sobre a possibilidade do JSP gerenciar/preservar o estado de um componente entre um request e outro, mas li, li li e não entendi nada.

Alguém sabe com fazer isso de forma automática? Sem eu precisar ficar salvado as propriedades dos componentes no SessionBean?

Você já ouviu falar em JSF? É um framework que pode auxiliar a fazer isso. A forma de desenvolver uma aplicação Web com ele é bem diferente do que com JSP e Servlets. Se for utilizá-lo, aconselho antes a ler bastante sobre o seu funcionamento.

define o scopo no jsp

Tulio…
Em todo projeto do NetBeans com Visual Web, ele carrega um monte de bibliotecas JSF 1.1.02 e e JSF 1.1/1.2, será que é por aí?

Polverini,

Não entendi bem… como assim definir escopo no JSP?

Tem um exemplo disso?

Obrigado a todos!

não sei se vai ser isso mesmo, mas da uma olhada aqui : http://www.inf.ufrgs.br/gppd/disc/cmp167/trabalhos/sem2001-1/T2/alex/

tirei essa parte que parece interessante :

Page: objetos acessíveis somente nas páginas em que foram criados;

Request: objetos acessíveis nas páginas que processam o mesmo request;

Session: objetos acessíveis nas páginas que pertençam a mesma sessão em que os objetos foram criados;

Application: objetos acessíveis nas páginas que pertençam a mesma aplicação.

eu usei assim

<jsp:useBean id="horario" class="com.ask.servlet.NewHorario" scope="session"/>

é isso ??

Kimba,
Provavelmente essas bibliotecas que você disse que são carregadas, são para auxiliar na configuração de um projeto em JSF.
Mas não basta ter elas no projeto para poder utilizar os recursos do framework, como o de preservar o estado dos componentes entre um request e outro.
É preciso fazer algumas configurações no projeto e a sua metodologia de desenvolvimento será diferente.

Não conheço outra forma de manter o estado dos componentes entre requisições a não ser manualmente.
E quando você disse:

No caso do JSF, é ele quem vai se encarregar de fazer isso.

Polverini,
Acho que o que você disse são apenas definições dos possíveis escopos dos componentes.
Pelo que entendi, o que o Kimba está desejando é como fazer com que o escopo Page não seja perdido entre um Request e outro de uma maneira automatizada.

tuliomonteazul

Era extamente isso que eu queria saber!

Vou dar uma estudada, qq coisa grito de novo!

VLW atenção aí pessoal!