Bom dia pessoal!
Tudo bem com vocês?
Estou desenvolvendo com JSF e estou enfrentando algumas situações em que não estou tendo a capacidade de entender se é um problema efetivamente ou se é um bug, ou se é assim mesmo (o que duvido).
Fiz uma tela simples com JSF, RichFaces, Facelets e agora, Tomahawk (mas a situação que vou expor ocorria mesmo antes do Tomahawk). :shock:
A tela tem quatro campos de pesquisa, um botão pesquisar e um limpar.
Quando o usuário digita um filtro para a pesquisa, a tela funciona, ou seja, o meu MB acessa classes de modelo, recupera dados do banco e popula uma Collection que está associada a um DataTable, e o mesmo é “re-renderizado” com os dados.
Até aí tudo beleza, foi funciona maravilhosamente bem.
A questão é que as vezes (e repito, as vezes) ocorre de a minha página dar um erro de duplicate id nos componentes (em especial na tabela - DataTable). Esta tabela efetivamente possui um id na tag, que se chama “tabela”, que eu coloquei para poder manipular os “Re-Renders” do AJAX.
Só que as vezes este duplicate ID ocorre (por exemplo se eu tento pressionar F5 para Atualizar a página)… mas nem sempre… só as vezes… :?:
Estranho nao?
Um outro comportamento estranho está no fato de as vezes, alguns componentes nao serem renderizados (como se o servidor houvesse esquecido de renderizá-los)… e os componentes são renderizados novamente após o próximo submit… (por exemplo um dos campos de texto de pesquisa).
Alguem já passou por isso? Estou achando muito estranho, e nao poderei liberar a minha aplicação sem saber o que realmente está acontecendo.
Só uma ressalva, a aplicação funciona… e em situações aleatórias (e não identificadas) este comportamento ocorre… não há mudança em uma linha de nada…
Abraços
ceduardo.roque