O JDeveloper está na versão 10.1.3.2. Acho que estes problemas já são passado.
[quote=venomtotal]opniao de um leigo
a respeito do jdeveloper, pelo menos ate ano passado a ide apresentava uma porrada de bugs com jsf
tanto que o ano passado o professor que o usava na universidade mudou para o netbeans + web pack
entre os bugs, tinhamos algo bizarro como vc apagar um componente, mas a referencia dele na classe bean continur existindo
alem de o jdeveloper nao possibilitar o famoso “clica e arrasta” dos componentes
Novamente lembrando que isso foi ano passado, nao sei se a oracle deu uma melhorada…
venom
[/quote]
depende, mas isso acontece, apesar que eu não estou utilizando ADF no JDeveloper
eu acabei nao atualizando pra versao 10.1.3.2 mas pretendo mais pra frente o fazer
Estou utilizando num sistema consideravelmente grande aqui, e está indo as mil maravilhas. A equipe tem gostado bastante, o problema inicial foi um tanto a curva de aprendizagem com os componentes, mas passado esta fase está indo tudo muito bem.
E consegui fazer coisas que com JSP/Javascript provavelmente eu teria que suar bastante.
Estamos utilizando aqui o MyFaces, não cheguei a testar o ADF. De qualquer forma, recomendo a utilização.
Quanto ao comentário que fizeram sobre instabilidade, desde novembro rodando o sistema e até o momento não tive nenhum problema com JSF.
bem que queria migrar para essa versão , tentei sair da versão 10.1.2.1.0 e nao obtive sucesso gerou vários erros de datasource e Visual WEB nao funcioanava
Nao tive escolha …
Olá Rafael,
[quote]Estou utilizando num sistema consideravelmente grande aqui[/quote]A titulo de informação o que seria esse teu sistema, será que poderia resumir o seu escopo.
Já desenvolvi aplicações com JSF RI) mais com somente 150 terminais em uma intranet e os méritos no caso foram para o Tomcat. Sendo não pude realmente avaliar o potencial do JSF como Framework, se outros membros tiverem mais algumas informações a nível profissional será bem vinda.
sds.
William Silva
[quote=WilliamSilva]A titulo de informação o que seria esse teu sistema, será que poderia resumir o seu escopo.
Já desenvolvi aplicações com JSF RI) mais com somente 150 terminais em uma intranet e os méritos no caso foram para o Tomcat. Sendo não pude realmente avaliar o potencial do JSF como Framework, se outros membros tiverem mais algumas informações a nível profissional será bem vinda.
sds.
William Silva[/quote]
São duas partes principais, uma de gerenciamento de aprendizagem virtual de uma universidade, e outro de gerenciamento acadêmico dos alunos virtuais e presenciais. O sistema é utilizado por cerca de 50 mil pessoas, mas também o crédito não é somente do JSF, há uma infra-estrutura bem robusta por trás disso. Mas em relação ao desenvolvimento, a mistura JSF com Ajax facilitou bastante coisa e tenho ficado bem confiante em relação ao JSF.
Legal Rafael,
[quote] há uma infra-estrutura bem robusta por trás disso. [/quote] E no caso da requisições,Renders, page views e etc.vc. percebe se há alguma degradação do seu servidor Web/JSF em relação ao número de usuários conectados.
Obrigado pelas respostas.
[quote=WilliamSilva]E no caso da requisições,Renders, page views e etc.vc. percebe se há alguma degradação do seu servidor Web/JSF em relação ao número de usuários conectados.
Obrigado pelas respostas.[/quote]
Fizemos alguns testes de carga aqui(ainda estou apanhando pra executar um teste automático com JSF com o JUnit e Grinder), e com 2000 requisições por segundo, o consumo da parte web teve alguns picos de 18% de consumo do processamento/memória da máquina(dois servidores dell com 4 processadores e 4gb de RAM em cluster)
Isso na parte web, nos servidores que estão a parte de ‘business’ o consumo não chegou a 7% das máquinas(que são idênticas às máquinas web).
Ok…valeu pela resposta… :lol:
JSF (ADF/MyFaces/IceFaces/…) se integra bem com ferramentas tipo Tiles ou SiteMesh?
Qual aconselham?
com tiles sim… Porém testei pouco… tem algo sinplório aki…
http://www.jsftutorials.net/tiles/jsf-tiles.html
abraço!
Esquece adf, é um lixo imundo.
A curva de aprendizado do jsf é alta, mas tudo tende para que ele permaneça durante um bom tempo.
Sim JSF é eficiente e eficaz.
Uso JSF a um bom tempo e tenho alguns sistemas médios e grandes em produção e até hoje não apresentaram nenhum problema relativo ao framework.
JSF trata bem casos de CRUD? Sim, muito bem. Até porque um dos pontos fortes do JSF é a produtividade dos desenvolvedores através de ferramentas visuais (pra fazer frente à Microsoft).
Em casos complexos é questão de saber usar o framework. JSF é uma arma bem poderosa que você pode atirar e destruir o alvo ou o próprio pé.
O Struts é um framework bem maduro, oferece menos recursos que o JSF e acaba sendo mais flexível por causa disso. Em alguns pontos JSF ‘engessa’ o desenvolvedor e é preciso conhecer a tecnologia e saber como desenhar a solução pensando nos pontos nos quais JSF não é tão flexível.
A briga entre Struts e JSF é antiga, mas o X é… Não deveriam brigar, no fundo eles tem propósitos diferentes, JSF não foi feito para competir com o Struts e sim com o .Net. Essa ‘briga’ é fruto de desenvolvedores fanáticos por Struts ou por JSF, ou por desenvolvedores que tentaram migrar/aprender o outro framework e não tiveram uma boa experiência (por falta de capacidade, por preguiça, por falta de tempo ou por puro azar mesmo).
Discutir qual é o melhor framework não vai levar a lugar algum, os que queiram tomar partido… divirtam-se :).
O Struts já me foi muito útil no passado, hoje o JSF vem se fortalecendo como padrão e todos os clientes aqui pedem por ele, os fanáticos gostando ou não .
Completando a resposta do Flin,
Hoje trabalho em 4 projetos, 2 em struts e 2 em ADF,
e digo que com o Struts tive menos problemas por
causa do maior controle. Tive a oportunidade de determinar
como funcionaria tudo no meu projeto. Só que deu bastante trabalho.
Já no ADF Faces e BC, vi que a produtividade é realmente boa,
porém a manutenção é um pouco difícil, o que prejudica na parte
pós entrega do projeto, o cliente pede para mudar a funcionalidade
de um link de certo componente, babou, tenho que criar um componente
novo e similar ao mesmo que me permita a mudança.
Em opinião própria eu prefiro o maior controle sobre a aplicação,
porém quando o prazo é apertado, é melhor tirar proveito das facilidades…