JRadio Button: Como saber se está selecionado

Pessoal, pode ser uma pergunta idiota, mas pesquisei e não estou encontrando.
Tenho botões de Rádio, que estão agrupados em um ButtonGroup. Em um determinado botão, preciso saber qual está selecionado. Qual a propriedade?

Muito obrigado e um abraço!

uma maneira …é vc adcionar o RadioButton à ActionListener e capturar o evento ocorrido nela …segue um exemplo: rbtnNaoAplica é um JRadioButton

public void actionPerformed(ActionEvent k) { if(k.getSource().equals(rbtnNaoAplica)){ TelaQuestionarioRelatorio.listaPerguntasNaoConformes.clear(); setStatusRelatorio("A"); }

Brossi,
Eu entendi o que vc quis dizer… Mas quando clica no RadioButton, ele pode ser marcado ou desmarcado certo?
O que preciso, é se estiver marcado fazer uma coisa e se estiver desmarcado fazer outra…
É meu primeiro exemplo em Java, e sinceramente, estou bem confuso.

Muito obrigado e um abraço.

O czapelini, blz ?

Olha só dá pra fazer um if +/- assim:

if (rdBt1.getState()){ //Código para radio1 } else if (rdBt2.getState()){ //Código para radio2 } else if (rdBt3.getState()){ //Código para radio3 }
O método getState() retorna true ou false. Selecionado/Não Selecionado.

Espero ter ajudado,
Abraço,
Maicon

Oi Maicon,
Muito obrigado.
Ajudou bastante.

Um simples comando neh? Mas eh assim mesmo quando se está aprendendo algo novo… hehe

Valeu cara!
Um grande abraço e até mais!

Outro abraço pra vc czapelini.

Fica tranqüilo que pouco em pouco todos nós do Portal aprendemos cada vez mais.
Se precisar de mais ajuda, só postar.

Abraço,
Maicon

Pessoal, citando a terceira mensagem da sequência: "(…)pode ser marcado ou desmarcado certo? (…) ".
Só por curiosidade, não seria um check box ao invés de um radio button???

Att

Quanto se tem um ButtonGroup ele fica da forma de radioBox, quando naum se tem BottunGroup vc tem checkBox.

Quando o czapelini disse que pode ser ou não marcado, por ele quis dizer que está utilizando radioBox, mas que ele seleciona clicando e deselecionando clicando em outro Box.

checkBox = Seleciona e deseleciona individualmente.
radioBox = seleciona clicando no desejado e deseleciona clicando em outro radioBox do mesmo grupo.

Espero ter tirado a dúvida.
Abraço,
Maicon