JPA em projetos de Fabrica de Software pro Governo

Tem o MyBatis que o mapeamento é feito direto do SQL para o modelo via XML. [=

[quote=fabim]Exemplo: relacionamentos 1 pra 1. Ele espera que a PK da Entidade 1 seja a PK da Entidade 2, já que se trata de 1 pra 1. Mas nem sempre o banco está modelado assim.
É apenas um exemplo, mas quando a base é mal modelada vc gasta um tempo TERRIVEL fazendo os “ajustes” pra que se enquadre na modelagem. [/quote]
No início é terrível mesmo lidar com chave composta no Hibernate ou o tal JPA, mas geralmente esses “ajustes” devem ficar centralizados no projeto de infraestrutura da solução. É um trabalho inicial de arquitetura da solução, mas que é feio é, mas enfim, feio que é para atender a base de dados feia.

Nem todo lugar é assim, o certo é o time ou pelo menos o líder participar da seleção de quem vai entrar no projeto. Não é obrigatório a pessoa saber determinada tecnologia, mas o time saber que a pessoa tem a bagagem fundamental e é capaz e muito interessada em aprender a tecnologia X. E no decorrer da vida todos se nivelarem, um aprendendo com o outro, respeitando diferenças atuais.

[quote=Hebert Coelho]Hein?!
Se o sênior não está servidor para fazer o projeto andar tem coisa errada aí.

Não sei como é onde você trabalha, mas por onde passei era o sênior que tinha sempre a resposta na ponta da lingua. E se ele não tivesse a resposta engatilhada ele sempre encaminhou para a solução.[/quote]

Até concordo, porem existem estas questões a meu ver:

  1. O sênior sabe na ponta da língua porque ralou pra caramba por conta de uma dificuldade encontrada em uma tecnologia ou pela situação corrente ou porque foi ele mesmo que construiu aquele contexto > pagou o pato.
  2. Sênior quando pega um legado (as vezes construído por estagiários) rala o * na pedra pra dar conta do recado…pode até ralar menos, mas rala; sênior não faz milagres.
  3. Tecnologia bacana / uma boa solução tem que ser simples, a ideia é que a solução não seja mais complexa que o problema.

    Entendi que você não disse isto mas aqui vai: Eu diria que em um ambiente onde, com frequência, o “sênior” tem que jogar a boia indica que algo não anda bem.

flws