JavaPassion passará a ser pago

Ué, se o material era gratuito, que mal tem isso? Agora que será pago, ele vai atualizar o conteúdo e aí sim, seria errado. Mas o que era gratuito não tem nada demais compartilhar com outras pessoas que desconheciam este material.

Pessoal,

Vamos com calma!

Ninguém tá falando pra fazer backup do novo material pago e compartilhar.

O material dele até agora é de graça, não tem problema fazer download. Até porque quem fez algum curso já fez download e tem guardado no pc. Não vejo nada errado nisso, ter o material gratuito armazenado no pc.

Não sabemos se o material que está hoje no site ainda vai continuar lá ou se ele vai tirar do ar pra colocar o novo material. Fiz o download dos cursos como segurança, e é de graça, não cometi nenhum crime. Isso é minha cópia pessoal, dos cursos que fiz. Não tô entendo a crucificação por causa disso! rs

A situação muda de figura quando ele começar a cobrar e o pessoal disponibilizar o novo material. Aí sim é pirataria! Mas não é o caso aqui!

Desculpem se me expressei mal quando enviei a notícia! :slight_smile:

É issa aí Loiane!

Você expressou de forma melhor o que eu quis dizer!

[quote=Loiane]Pessoal,

Vamos com calma!

Ninguém tá falando pra fazer backup do novo material pago e compartilhar.

O material dele até agora é de graça, não tem problema fazer download. Até porque quem fez algum curso já fez download e tem guardado no pc. Não vejo nada errado nisso, ter o material gratuito armazenado no pc.

Não sabemos se o material que está hoje no site ainda vai continuar lá ou se ele vai tirar do ar pra colocar o novo material. Fiz o download dos cursos como segurança, e é de graça, não cometi nenhum crime. Isso é minha cópia pessoal, dos cursos que fiz. Não tô entendo a crucificação por causa disso! rs

A situação muda de figura quando ele começar a cobrar e o pessoal disponibilizar o novo material. Aí sim é pirataria! Mas não é o caso aqui!

Desculpem se me expressei mal quando enviei a notícia! :slight_smile:

[/quote]

Pessoal ja veio com 2 pedras na mao, nao e’ por ai :slight_smile:

Loiane esta’ certa, o material e’ ate’ o momento gratuito e nao e’ crime fazer download… inclusive esta’ disponibilizado no site para isso mesmo.

Nada mais justo que cobrar. Projeto open-source o cara é recompensado com aprendizado, contatos e prestígio. Mas preparar um curso dá muito trabalho para ser feito na base da caridade.

Bom, eu tenho uma escola de treinamento e vou te falar que é FODA fazer material. Mesmo pq às vezes os exercícios são muito básicos, outras vezes muito avançado, você precisa entender a dinâmica da turma e ter variações - A - B - C (exercícios). Tem a parte didática, que você precisa escrever bem e ser claro, é beem complicado e leva tempo para fechar um bom material.

O valor que ele está cobrando é muito barato. Bastam comparar com os vídeos PeepCode - http://peepcode.com/ que seguem a fórmula também e na minha opinião são bem baratos, excelente custo benefício.

Como funciona??? Videoaula??? ou como é o esquema?

eh eu concordo em realmente o conteudo ser pago. É aquele detalhe quando eh free, poucos valorizam. O tempo que ele gasta para preparar as aulas, passar o conhecimento + experiencia, isso tem um valor. e achei um valor bem simbolico. ja que aqui no brasil um curso de JEE em uma escola nao sai por menos de 1500,00.

É uma boa galera, mirror pls !

O curso é totalmente autodidata. Toda a comunicação é feita por email. E todo material é em slide. A IDE utilizada é o NetBeans e web-server é o GlassFish.

O Shang, que era um funcionário da SUN cujo trabalho era ser envagelista Java (e agora com o merge Oracle saiu), preparou todo o material necessário para os cursos (slides, homeworks, app de exemplos, etc) - pois essa era a função dele e recebia salário pra isso também! :slight_smile: (trabalho que todo mundo queria ter, principalmente o pessoal que participa de JUGs :slight_smile: )

O aluno tem que se inscrever na lista de discussão do curso que deseja fazer.
Cada semana tem uma tarefa - ler slide, ler artigo recomendado por ele - para aprender a teoria. E toda semana também tinha uma tarefa/dever de casa para fazer.
Na lista você pode tirar dúvidas sobre as tarefas, ou sobre alguma teoria que não entendeu.
Também tem uma data para submissão das respostas das tarefas.
Aqueles que enviaram as respostas dos homeworks para o Shang até a data limite, recebem um certificado no final do curso - emitido por ele (não tem nenhuma relação com a SUN nesse caso).
Algumas empresas até reconhecem o certificado pelo programa ser bem conhecido, mas não é o tipo de curso que se coloca no currículo como “oficial” (se tornando pago agora, quem sabe?).

Os cursos são bem legais, você conversa com pessoas do mundo inteiro. Uma ótima oportunidade para trocar experiência.

uns dois anos atrás fiz o de Java básico, J2EE e Ajax. Gostei bastante e até hoje uso o material dele pra estudar independente dos cursos.
Não deu pra terminar na época pq tinha pesquisa do tcc, faculdade e trabalho, aí acabei me enrolando.

Em janeiro desse ano ele e mais dois outros evangelistas fizeram o JEE 6 codecamp. Foi bem legal! Iria ser apenas um dia de codecamp, mas como era numa terça e o pessoal reclamou muito que não ia dar pra participar por causa de trabalho, estenderam para uma semana, aí não tinha desculpa! :slight_smile:

Caramba, como vocês reclamam.

O conteúdo dele é de ótima qualidade e o preço tá baratíssimo!

Comparem com o DEVMEDIA que cobra 180 reais a assinatura de créditos.

[quote=diegosantiviago]Caramba, como vocês reclamam.

O conteúdo dele é de ótima qualidade e o preço tá baratíssimo!

Comparem com o DEVMEDIA que cobra 180 reais a assinatura de créditos.[/quote]
Bem observado…

[quote=diegosantiviago]Caramba, como vocês reclamam.

O conteúdo dele é de ótima qualidade e o preço tá baratíssimo!

Comparem com o DEVMEDIA que cobra 180 reais a assinatura de créditos.[/quote]

rpz eh o seguinte, nada de graça eh valorizado. nunca vi. Aqui no brasil muitos ai pagam cursos caro, porem mais que 50% do valor está relacionado a marca da empresa, que os marketeiros de plantao fizeram um bom trabalho para vender a logo da empresa. Agora um curso com um cara da Sun e nao eh qualquer um, e que nao se esconde atras da marca da empresa, tem seus proprios méritos, o pessoal fica reclamando.

Ele não é chinês, e sim coreano.

Mais do que justo pela qualidade e competência dele. Para ser sincero, ainda acho barato.

Mini enquete:
quem aqui pretende pagar?

[quote=marcosalex]Mini enquete:
quem aqui pretende pagar?[/quote]
Eu não, a menos que ele coloque conteúdo exclusivo mais do que possui. Afinal, ali é um amontoado de links para tutoriais e blogs externos. Se ele preparasse todo o conteúdo, seria bem barato o valor cobrado, com certeza.