JavaFX 1.3 lançado

galera qual e melhor flex ou javafx

eu fico com FLEX!

vlw

Vou baixar agora e conferir.

Obrigado pela noticia.

[quote=Jesuino Master]Algumas coisas que podem ajudar JavaFX a “tirar o atraso”

• JavaFX no Android[/quote]
    Isso seria muito legal. Existe alguma possibilidade da Oracle fazer um port para o Android, se este é um concorrente do Java ME?

Estou empurrando a decisão de que tecnologia RIA usar no meu projeto o máximo que posso pra ver se o JavaFX ganha momento. Hoje infelizmente não arriscaria e ficaria com o Flex mesmo.

Galera, acho que a pergunta “Qual o melhor, JavaFX ou Flex?” ainda é flex, pela quantidade de componentes e ferramentas mais bem estruturadas, mais digo, estou estudando os dois e afirmo que se tivesse uma ferramenta como o Flex Builder e pelo menos uma tabela para o JavaFX, já estaria usando o mesmo para os meus projetos.

Se vocês vissem como funciona o plugin para o Illustrator exportando para codigo JavaFX, ou seja, você desenha o design do jeito que você quer, depois transforma e só coloca as funcionalidades no mesmo. Coisa linda. Falta testar tambem como este código iria interagir com o JavaFX Compose

Quero ver se na nova versão do JavaFX compose um componente desenvolvido pelo usuário, herdando de CustomNode, pode ser incluido da palheta, pois a mania de travar o codigo fonte limita o usuário a depender de uma palheta mais flexível.

Vocês aconselhariam aprender primeiro flex para depois experimentar o javaFX?

Digo isso pela quantidade de tutoriais e artigos pra iniciantes ( e ferramentas melhores por enquanto) encontrada por ai :roll:

http://wiki.netbeans.org/JavaFXComposerFXD

quase código algum :slight_smile:

Tenho que descobrir como fazemos isso com um componente gerado pela gente apareça tambem na palheta, isso que é florida.

Uma questão Jesuino, você já viu como interagir mais de uma tela no JavaFX, digo, separar as telas do sistemas em arquivos diferentes para os mesmos serem carregados na aplicação no momento correto.

vi como fazer isso com flex usando modules, mais não vi nada parecido, imaginei apenas usar states para tal tarefa, mais o arquivo final ficaria um tanto confuso.

Torço pelo JavaFX, mas ainda gostaria de ver o MIDP 3.0 logo pra tirar um pouco do atraso da plataforma para Mobile.

Java não se restringe à Linguagem.

Eu torço pelo JavaFX também.

Alguem testou o componete visual do NetBeans de criação de GUI em JavaFX?

Pela linguagem ser declarativa, penso que não irá bagunçar tanto o código como faz com Swing (Só programo Swing na mão).

[quote=Lucas Emanuel]Eu torço pelo JavaFX também.

Alguem testou o componete visual do NetBeans de criação de GUI em JavaFX?

Pela linguagem ser declarativa, penso que não irá bagunçar tanto o código como faz com Swing (Só programo Swing na mão). [/quote]

O código fica bem mais legível. A sintaxe dele lembra um pouco a sintaxe que o Delphi adota para os arquivos .dfm de formulários, bem clara.

O Compose pelo pouco que brinquei achei até mais fácil de desenhar que o Matisse, só que tem alguns efeitos e desenhos que ele permite setar as propriedades mas você ainda não visualiza na hora, só que nada muito crítico. Um componente que sentia falta era pra fazer menus, mas agora foi atendido. Falta um pra tabelas, é o único que sinto falta agora.

Agora, o que eu queria que essas IDEs fizessem fosse uma maneira visual e rápida de associar os valores de componentes visuais a um bean, como o Delphi faz no componente de acesso a dados dele.

E o que seria aquele pacote novo : com.javafx.preview.* ?? :x

Nele tem controles de UI novos como os menus, no subpacote “controls”.

Seria aconselhavel usa-los, mesmo que esteja em um pacote “preview”??

:?

[quote=Malkav.Felipe]E o que seria aquele pacote novo : com.javafx.preview.* ?? :x

Nele tem controles de UI novos como os menus, no subpacote “controls”.

Seria aconselhavel usa-los, mesmo que esteja em um pacote “preview”??

:? [/quote]

Eu estou usando alguns. Pode ser que tenham alguns bugs, mas na verdade esse pacote foi lançado pela choradeira do pessoal. Eu acho errado eles lançarem algo que podem tirar ou mudar depois, mas prefiro arriscar que ficar adicionando outros JARs na minha app.

@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

Ainda é possivel usar os controles do swing em javafx?

[quote=Malkav.Felipe]@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

Ainda é possivel usar os controles do swing em javafx?[/quote]

SIm, mas agora é exibido um warning, pois os controles em Swing não são portáveis para celular, tv, etc.

Uma aplicação minha usava Swing e não rodava no celular(embora termos poucos hardwares que aceitam jfx…)… Por isso ela não foi aceita pelo pessoal para uso, fugia da idéia do JavaFX. agora portei ela para JavaFX 1.3:

jfxappsrepository.xpg.com.br/jfxapps/translatefx ou http://uploads.javafree.com.br/files_user/files/F/61/81/JavaFXTranslator.jnlp

Eu usaria os controles do preview mesmo ou os componentes do JFxtras…

[quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe]@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

SIm, mas agora é exibido um warning, pois os controles em Swing não são portáveis para celular, tv, etc.

Uma aplicação minha usava Swing e não rodava no celular(embora termos poucos hardwares que aceitam jfx…)… Por isso ela não foi aceita pelo pessoal para uso, fugia da idéia do JavaFX. agora portei ela para JavaFX 1.3:

jfxappsrepository.xpg.com.br/jfxapps/translatefx ou http://uploads.javafree.com.br/files_user/files/F/61/81/JavaFXTranslator.jnlp

Eu usaria os controles do preview mesmo ou os componentes do JFxtras…[/quote]

vc acha que uma aplicacao Javafx baseada em janelas vai conseguir rodar em aparelhos moveis sem precisar ser reescrita?

eu baixei, e vou fazer uns testes em casa. Vamos ver se a performance melhorou mesmo.

[quote=mochuara][quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe]@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

Eu usaria os controles do preview mesmo ou os componentes do JFxtras…[/quote]

vc acha que uma aplicacao Javafx baseada em janelas vai conseguir rodar em aparelhos moveis sem precisar ser reescrita?[/quote]

Não. Mas já vi muitas aplicações rodarem em celular sem modificação alguma, só quanto a dimensionamento mesmo… O problemas maior são aparelhos habilitados a rodarem JavaFX hoje em dia, pois são muito poucos…

[quote=afamorim]Galera, acho que a pergunta “Qual o melhor, JavaFX ou Flex?” ainda é flex, pela quantidade de componentes e ferramentas mais bem estruturadas, mais digo, estou estudando os dois e afirmo que se tivesse uma ferramenta como o Flex Builder e pelo menos uma tabela para o JavaFX, já estaria usando o mesmo para os meus projetos.

Se vocês vissem como funciona o plugin para o Illustrator exportando para codigo JavaFX, ou seja, você desenha o design do jeito que você quer, depois transforma e só coloca as funcionalidades no mesmo. Coisa linda. Falta testar tambem como este código iria interagir com o JavaFX Compose

Quero ver se na nova versão do JavaFX compose um componente desenvolvido pelo usuário, herdando de CustomNode, pode ser incluido da palheta, pois a mania de travar o codigo fonte limita o usuário a depender de uma palheta mais flexível.[/quote]

Não sei se isso ajuda:

https://mix.oracle.com/questions/134722-using-customnodes-in-a-scene-designed-using-fxcomposer

Vou colar aqui a resposta para todos terem acesso sem ter que entrar o grupo:

Mas de qualquer forma ainda não é o Ideal…