JAVA x PHP

[quote]Bom dia galera, vou participar de uma reuniao, onde a qual iremos decidir qual linguagem iremos utilizar para desenvolver um sistema web, JAVA (JSF 2.0) ou PHP. Eu e mais 2 programamos em java(sem muitas experiencia) iremos defender JAVA, e 1 ira defender PHP, que programa a 4 anos com php.

Gostaria de pedir ao Senhores, alguns argumento que fale de JAVA, como algumas vantagens e pontos fortes, pontos fracos também, o que posso fazer ou não, segurança, etc. Para mim poder defender o JAVA na reunião. E se alguém tiver de PHP(nunca programei) alguns pontos fortes e fracos também seria bom, pq ja irei saber como me defender.

Desde já agradeço, Abraços a todos.[/quote]

Para o empregador, PHP é melhor: maior oferta de mão de obra, logo menor preço. Programador PHP se encontra em qualquer esquina, até o seu sobrinho programa (tirando o quesito qualidade). Programador PHP Sênior se encontra por 2,5K, o equivalente sênior em Java não se encontra por menos de 5K.

Para web, PHP satisfaz qualquer demanda. Se eu fosse empregador, escolheria PHP… Se eu fosse o programador, escolheria Java (mais valorizado).

Não se preocupe em escolher Java, mas sim a melçhor tecnologia para o projeto.

Primeiro, porque se vocês escolherem Java, não significa que vc ganhou. Segundo, porque quem vai fazer o projeto são vocês, e no fim das contas, se o projeto der merda, não importa quem defendeu o que, todo mundo vai se ferrar.

Se vocês são principiantes com JSF e toda a pilha Java, sugiro que observem bem PHP. Frameworks como Zend (PHP) e VRaptor(Java) são boas alternativas, com curva de aprendizagem muito baixas em relação ao JSF.

Meu conselho: testem as 3 tecnologias, com a equipe INTEIRA trabalhando. Não se preocupem com qual grupo ganha, mas com qual tecnologia a equipe pode aprender mais rápido e, ao invés de fazer um debate com os chefes, levem uma proposta em conjunto.

[quote=fracassado][quote]Bom dia galera, vou participar de uma reuniao, onde a qual iremos decidir qual linguagem iremos utilizar para desenvolver um sistema web, JAVA (JSF 2.0) ou PHP. Eu e mais 2 programamos em java(sem muitas experiencia) iremos defender JAVA, e 1 ira defender PHP, que programa a 4 anos com php.

Gostaria de pedir ao Senhores, alguns argumento que fale de JAVA, como algumas vantagens e pontos fortes, pontos fracos também, o que posso fazer ou não, segurança, etc. Para mim poder defender o JAVA na reunião. E se alguém tiver de PHP(nunca programei) alguns pontos fortes e fracos também seria bom, pq ja irei saber como me defender.

Desde já agradeço, Abraços a todos.[/quote]

Para o empregador, PHP é melhor: maior oferta de mão de obra, logo menor preço. Programador PHP se encontra em qualquer esquina, até o seu sobrinho programa (tirando o quesito qualidade). Programador PHP Sênior se encontra por 2,5K, o equivalente sênior em Java não se encontra por menos de 5K.

Para web, PHP satisfaz qualquer demanda. Se eu fosse empregador, escolheria PHP… Se eu fosse o programador, escolheria Java (mais valorizado).
[/quote]

Eu como empregador estaria c%$%## e andando se o cara é programador Java, PHP ou Brainfuck. Eu procuraria programador que entrega projeto no prazo (claro, com o mínimo de qualidade). Acho que precisamos repetir isso como um mantra “ferramenta em si não determina o sucesso do projeto”.

Eu não sei se é o caso mas vai meu desabafo…infelizmente as empresas de pequeno a médio porte hoje não tem um profissional adequado como um “arquiteto responsável” por tomar as decisões tecnológicas e arquiteturais. Deixando essa decisão para pessoas sem preparação como programadores, owners, sponsors nessa luta entre si, cada um puxando a sardinha para a sua tecnologia aparentemente mais “amigável”. kkkkk Ou seja, cada um faz o quer quer…no final das contas o projeto final fica um lixo…é oque eu mais tenho visto nas empresas…

Como decidir entre Java e PHP? Eu entendo que é simples

  • Faça uma listagem do que vc pode fazer com a plataforma Java - java faz isso, aquilo, aquilo outro etc, etc…
  • Faça uma listagem do que vc pode fazer com PHP - php faz isso, aquilo, aquilo outro etc, etc… (+ - 5% do Java)
  • Faça uma listagem do que precisa ser feito na sua solução (requisitos funcionais e não funcionais) - na solução temos que fazer isso, aquilo e aquilo. Na versão 1 teremos isso, na versão 2 podermos ter fazer tal coisa. Na versão 3 provavelmente teremos mais isso…
  • Risque na listagem do Java e PHP para ver pode ser usado

    Sabe pq é dificil fazer isso?
  • Os profissionais não dominam as opções tecnológicas. Ou seja, o pessoal não sabe o que pode ser feito com cada tecnologia, tipos de aplicações, arquiteturas etc…
  • O pior de tudo é que normalmente eles tb não fazem o levantamento do requisitos a ser solucionadas. Ou seja, não se tem uma visão clara do que vai ser desenvolvido…

Como alguém pode tomar uma decisão assim?
kkkkkkkkkk para mim ta claro o fim disso… TITANIC…

Eu entendo que a preocupação de uma solução são basicamente duas:

1- entregar o produto que cumpra os requisitos levantados independente de qual tecnologia utilizada.
2- a arquitetura do produto deve ser flexível ao ponto de suportar as mudanças referentes a sua evolução natural.

Errado! Empregador está pensando no seu próprio bolso, se ele souber que programador php vale bem menos que programador java, vai optar por PHP se for possível para o projeto.

O diretor daqui comentou comigo uma vez que deveria ter escolhido PHP em vez de java porque se acha programador php em qualquer lata de lixo e a preço de banana!

1 curtida

Errado! Empregador está pensando no seu próprio bolso, se ele souber que programador php vale bem menos que programador java, vai optar por PHP se for possível para o projeto.

O diretor daqui comentou comigo uma vez que deveria ter escolhido PHP em vez de java porque se acha programador php em qualquer lata de lixo e a preço de banana!

[/quote]

Ele fez os cálculos do que ele teria que gastar para utilizar PHP?
Ele paga, por exemplo R$ 1500 pra um programador PHP por um ano e, mesmo com frameworks, ele começa a perceber que PHP não é suficiente. Daí ele vai ter que refatorar todos os sistemas de PHP para outra linguagem mais robusta, daí vai a pagar mais uns 2 anos de um funcionário mal pago em Java/C#, pra o cara sair com mais experiência pra uma empresa que paga melhor, daí ele aumenta o salário do novo cara que tá chegando, pra ele perder mais tempo refatorando tudo, ou seja mais dinheiro no lixo.

Nessa bola de neve o cara chega a perder uns R$ 85.000,00 com medidas paleativas, segurando salário de desenvolvedor, quando ele poderia pagar um pouco mais por um cara que resolva o problema dele com mais experiência logo de cara, pagando um salário justo, podendo ter tempo livre pra focar em outras atividades e deixar o antigo sistema só pra manutenção.

Já vi esse filme várias vezes, no final ele acaba contratando um desenv java/c# pra fatorar tudo, pagando uma fortuna, e ainda assim não quer valorizar o cara.

[quote]Ele fez os cálculos do que ele teria que gastar para utilizar PHP?
Ele paga, por exemplo R$ 1500 pra um programador PHP por um ano e, mesmo com frameworks, ele começa a perceber que PHP não é suficiente. Daí ele vai ter que refatorar todos os sistemas de PHP para outra linguagem mais robusta, daí vai a pagar mais uns 2 anos de um funcionário mal pago em Java/C#, pra o cara sair com mais experiência pra uma empresa que paga melhor, daí ele aumenta o salário do novo cara que tá chegando, pra ele perder mais tempo refatorando tudo, ou seja mais dinheiro no lixo.

Nessa bola de neve o cara chega a perder uns R$ 85.000,00 com medidas paleativas, segurando salário de desenvolvedor, quando ele poderia pagar um pouco mais por um cara que resolva o problema dele com mais experiência logo de cara, pagando um salário justo, podendo ter tempo livre pra focar em outras atividades e deixar o antigo sistema só pra manutenção.

Já vi esse filme várias vezes, no final ele acaba contratando um desenv java/c# pra fatorar tudo, pagando uma fortuna, e ainda assim não quer valorizar o cara. [/quote]

Não fez.
Isso que vc disse é por aí mesmo… Já vi isso acontecer em uma empresa que trabalhei!

Esse diretor disse que contrataria um programador junior em php pagando 800 por mês clt e que eu ia “tomar conta dele”. Sinceramente, eu que conheço design patter, frameworks, engenharia de sw, além de vários projetos na bagagem, não deixaria um projeto meu ser feito desse jeito, passível de coisas como essa acontecerem. Pior ainda é ter de ensinar um junior, coordenar projeto, programar, analisar e tudo por 2,5K por mês…

O pior é que já fiz isso por esse preço. :frowning:

Agora me lembrei de uma coisa boa que me aconteceu aqui… o dono da empresa já veio me parabenizar pela qualidade do meu trabalho, segundo ele, eu sou bom. Ele até elogiou pela velocidade que eu fiz o projeto, aí tive que explicar o porque da rapidez através das vantagens dos padrões de projeto e orientação a objetos.

O ambiente corporativo precisa seguir um paradigma para seus profissionais.
Aqui, por exemplo, a galera adota o seguinte:
Metodologia Scrum
Padrão MVC para asp.net
Padrão MVVM para WPF
Desenvolvimento com TDD e DDD

Desenvolvedor que não se encaixa, não passa nem na porta de pretensão de entrevista.
Resultado disso?

  1. Profissionais bem pagos e motivados, pois eles têm o diferencial -> “a empresa não pára se eu sair”.
  2. A empresa fica satisfeita com as novas metodologias apresentadas e investe mais recursos.
  3. Ganha todo mundo.

[quote=doravan]O ambiente corporativo precisa seguir um paradigma para seus profissionais.
Aqui, por exemplo, a galera adota o seguinte:
Metodologia Scrum
Padrão MVC para asp.net
Padrão MVVM para WPF
Desenvolvimento com TDD e DDD

Desenvolvedor que não se encaixa, não passa nem na porta de pretensão de entrevista.
Resultado disso?

  1. Profissionais bem pagos e motivados, pois eles têm o diferencial -> “a empresa não pára se eu sair”.
  2. A empresa fica satisfeita com as novas metodologias apresentadas e investe mais recursos.
  3. Ganha todo mundo.[/quote]

quais os beneficios do MVC em comparação ao webforms?

eu montei um projeto aqui em mvc mais fui orientado a refazer em webforms por causa da velocidade de desenvolvimento e da facilidade de manutenção…

eu prefiro mvc por causa da dupla ajax/json… mais percebi que fica com bastante script JS na página isso é normal ou foi algum erro no padrão ?

[quote=douglaskd][quote=doravan]O ambiente corporativo precisa seguir um paradigma para seus profissionais.
Aqui, por exemplo, a galera adota o seguinte:
Metodologia Scrum
Padrão MVC para asp.net
Padrão MVVM para WPF
Desenvolvimento com TDD e DDD

Desenvolvedor que não se encaixa, não passa nem na porta de pretensão de entrevista.
Resultado disso?

  1. Profissionais bem pagos e motivados, pois eles têm o diferencial -> “a empresa não pára se eu sair”.
  2. A empresa fica satisfeita com as novas metodologias apresentadas e investe mais recursos.
  3. Ganha todo mundo.[/quote]

quais os beneficios do MVC em comparação ao webforms?

eu montei um projeto aqui em mvc mais fui orientado a refazer em webforms por causa da velocidade de desenvolvimento e da facilidade de manutenção…

eu prefiro mvc por causa da dupla ajax/json… mais percebi que fica com bastante script JS na página isso é normal ou foi algum erro no padrão ?
[/quote]

Não diria erro no padrão, apenas falta de revisão.
Meus projetos MVC’s são bem limpos de js. Webforms não é mais rápido para ser desenvolvido que MVC, depende do que você já tem pronto.
No MVC o modelo já vem traduzido, ao passo que no webforms você tem que fazer as conversões manualmente (mais erros).

Errado! Empregador está pensando no seu próprio bolso, se ele souber que programador php vale bem menos que programador java, vai optar por PHP se for possível para o projeto.

O diretor daqui comentou comigo uma vez que deveria ter escolhido PHP em vez de java porque se acha programador php em qualquer lata de lixo e a preço de banana!

[/quote]

E por acaso você não pensa no próprio bolso ? Segundo os seus argumentos, um programador deve aprender Java para obter valorização no mercado, ou seja, você também está pensando no próprio bolso. Por outro lado, o raciocínio do empregador é exatamente esse que você apresentou. A isso, Marx deu o nome de luta de classes.

Bom, mas como estamos falando de lado vamos deixar as ciências sociais de lado um pouco. Não há nada de errado na postura do empresário em querer lucrar mais. Muito pelo contrário, a idéia é essa mesmo. A questão é que uma tecnologia X pode parecer mais vantajosa no curto prazo, mas ao longo prazo acaba causando prejuízo, pois o sistema pode crescer e aparecer novos requisitos que a tal tecnologia X não suporte. Porém, se você pode escolher entre tecnologia X e Y, sendo que X não é tão robusta quanto Y mas é mais barata e cumpre com os requisitos, então logicamente a opção é Y.

Agora, se o programador da linguagem X é mais valorizado que o programador da linguagem Y, paciência. Como eu vi numa entrevista do Waldez Ludwig, “você ganha de acordo com sua raridade, na de acordo com sua importância”. É triste mas é realidade. Assim, programador da linguagem X, Y, Z tem aos montes. Difícil mesmo são programadores que são assertivos nos prazos e estimativas.