Java X Dot Net

Galera, tava dando uma lida sobre mono, nome que até então nunca tinha ouvido falar, ainda não consegui construir uma idéia do que ele é exatamente…To com uma idéia aqui comigo, mas eh bem vaga, alguém saberia me explicar oque ele vem a ser ?

grande abraço, vlw.

A grosso modo, implementação de .NET multiplataforma.

[quote=fenemeth]Galera, tava dando uma lida sobre mono, nome que até então nunca tinha ouvido falar, ainda não consegui construir uma idéia do que ele é exatamente…To com uma idéia aqui comigo, mas eh bem vaga, alguém saberia me explicar oque ele vem a ser ?

grande abraço, vlw.[/quote]

http://www.mono-project.com/Main_Page

Puts griles, até então eu achava que .NET já fosse multiplataforma…Ahh tudo bem, até umas 2 semanas eu não conhecia o conceito de .NET rsrs…Estou aprendendo bastante com a galera…

grande abraço, vlw.

90% != 100%

Enquanto o Mono não tiver 100% de pelo menos da penúltima release oficial (MS), não da para ser levado a sério.

Cara, “atropelar o java” pode ter certeza que nao vai. Tanto é verdade que existe milhares de sistemas prontos feitos em java… quem vai dar manutenção neles…

Pensa assim, niguem conseguiu “Atropelar” o COBOL ainda, uhaeuhaeuhaue !![/quote]

Hum ta certo kra…Mas assim, queria estudar a tecnologia que irá evoluir, não a que ficará para dar manutençaõ. Mas como tecnologia eh coisa de loco, cada hora vai surgindo uma nova, fica difícil saber. Bem, deixo continuar com a kathy, grande abraço, vlww.[/quote]

Cara, pode ter certeza que tanto o Java quando o .NET irão evoluir muito ! E realmente é muito dificil dizer que .NET vai “Dominar”, pq existem muitas linguagens no mercado.
As linguagens que mais estao na moda hoje em dia são Java e .NET, entao se voce for optar por uma linguagem, escolha uma dessas duas…
Tem o Ruby tambem que esta crescendo muito, caso voce goste de desafios hehehe !

Abraco

[quote=xandroalmeida][quote=louds]

Ter toda API implementada tem pouco valor. Oque importa é ter aquilo que 90% usa, que já tem a muitos releases. Como te falei, o mono já tem isso a muitos releases.
Assim como o último release do Java é o 6 e pouquíssimas empresas migraram, tem mais gente no .net 1.1 que usando algo 3.X.

[/quote]

90% != 100%

Enquanto o Mono não tiver 100% de pelo menos da penúltima release oficial (MS), não da para ser levado a sério.

[/quote]

Algumas empresas que levam o Mono muito a sério: http://www.mono-project.com/Companies_Using_Mono#Who_uses_Mono.3F

Calma la Louds (mono evangelist)… algumas empresas e pessoas tem problemas em utilizar algo que não esta completo (leia-se estável). Eu mesmo fico com receio. Eu particularmente já tive contato com muitos projetos em Java e .NET, mas tirando você, nunca nem ouvi falar de alguém que tivesse usado mono aqui no Brasil para algum projeto profissional em produção. Você diz que diversas empresas apoiam o mono e que a novel é o maior patrocinador… tirando a novel, quais empresas apoiam o mono de verdade?
Não estou falando que o mono é ruim, mas acho que você esta superestimando o projeto.

Na minha opinião, o mono só era uma boa idéia enquanto o Java não era OpenSource, pois não tinhamos nenhuma ferramenta à altura do .NET opensource. Mas agora com o Java aberto, creio que seria melhor unir esforços e melhorar o Java ainda mais, pois não fica devendo nada ao .NET.

Acho que nenhum projeto (opensource ou não) vai pra frente tentando copiar um outro de sucesso. Quer exemplo? O Ubuntu linux é a distro mais famosa e utilizada no mundo inteiro porque simplesmente não tenta copiar o Windows.

Claro, não tenho nada contra o mono, mas só acho que nunca vai chegar perto de ser uma alternativa viável (opensource) ao .NET da microsoft, e se iso não acontecer, como já foi dito, nunca será levado à sério.

Não acredita? Pode perguntar para qualquer desenvolvedor .NET se ele trocaria sua querida plataforma totalmente integrada com o Visual Studio 2008 + Windows pelo Mono + MonoDevelop. 90% deles vão rir da sua cara (infelizmente).

[quote=rafagil]Na minha opinião, o mono só era uma boa idéia enquanto o Java não era OpenSource, pois não tinhamos nenhuma ferramenta à altura do .NET opensource. Mas agora com o Java aberto, creio que seria melhor unir esforços e melhorar o Java ainda mais, pois não fica devendo nada ao .NET.
[/quote]

Fica, uma VM multilinguagem sem gambiarras.

E qual desenvolvedor Java code monkey troca seu netbeans + ejb + jsf por outra solução? Isso não az das alternativas melhores ou piores.

[quote=pcalcado][quote=rafagil]Na minha opinião, o mono só era uma boa idéia enquanto o Java não era OpenSource, pois não tinhamos nenhuma ferramenta à altura do .NET opensource. Mas agora com o Java aberto, creio que seria melhor unir esforços e melhorar o Java ainda mais, pois não fica devendo nada ao .NET.
[/quote]

Fica, uma VM multilinguagem sem gambiarras.
[/quote]

Por isso eu disse que deveria-se unir esforços para criar uma plataforma Java melhor.

Nesse ponto tenho que concordar com você. Mas, na minha opinião, é muito mais fácil esse mesmo “code monkey” passar a usar eclipse + spring + [mvc favorito aqui], ou uma outra implementação do Java EE (do glassfish para o JBoss por exemplo ou até o tomcat), do que o “code monkey” do .NET passar a usar mono.
Mas denovo, é a minha opinião, e continuo achando que projetos que tentam só copiar outro projeto nunca vão para frente. O pessoal do mono poderia também, aproveitar os recursos do .NET e criar um framework diferente do da MS, e não ficar comemorando o sucesso da implementação do .NET 2.0, beeeem atrás do .NET.

O ponto Não é melhorar Java, java é irrelevante. O ponto é ter uma VM que ermita rodar linguagens diferentes e se você acompanha a luta do essoal do jvm-langs sabe que a Sun, IBm e seus contratos comerciais são um grande problema nesse sentido. Apesar de não concordar com a estratégia do Mono de fazer piggyback no marketing da Microsoft (se fosse dez anos atrás eu acho qeu seria útil, hoje em dia é correr com quem não está na dianteira do mercado) isso não a invalida como lataforma multiplataforma e multilinguagem de extrema importância.

Se voc6 tem um desenvolvedor .N][m et do mesmo nível que o dev Java citado não há problema. Após algum tempo conversando com programadores .Net de verdade (e não usuários de VS.Net) você percebe que o estereótipo não é tão global quanto se acredita.

[quote=rafagil]
Mas denovo, é a minha opinião, e continuo achando que projetos que tentam só copiar outro projeto nunca vão para frente. O pessoal do mono poderia também, aproveitar os recursos do .NET e criar um framework diferente do da MS, e não ficar comemorando o sucesso da implementação do .NET 2.0, beeeem atrás do .NET.[/quote]

Tente pensar no valor de uma VM de alta qualidade multilinguagem e pragmática.

[quote=Rubem Azenha]
Calma la Louds (mono evangelist)… algumas empresas e pessoas tem problemas em utilizar algo que não esta completo (leia-se estável). Eu mesmo fico com receio. Eu particularmente já tive contato com muitos projetos em Java e .NET, mas tirando você, nunca nem ouvi falar de alguém que tivesse usado mono aqui no Brasil para algum projeto profissional em produção. Você diz que diversas empresas apoiam o mono e que a novel é o maior patrocinador… tirando a novel, quais empresas apoiam o mono de verdade?
Não estou falando que o mono é ruim, mas acho que você esta superestimando o projeto.[/quote]

Maiora das empresas usam software antigo pois quem toma a decisão está mais preocupado com ass-covering do que a empresa - aquela velha história de que ninguém é demitido por escolher MS|IBM|Oracle. Existem empresas brasileiras como a Daruma que apostam no mono a um bom tempo para seus produtos.

O problema aqui no Brasil do mono é o mesmo com RoR, tudo acontece com 2-3 anos de atraso nesse pais retrógrado que vivemos. Enquanto isso lá fora tem empresas usando em jogos AAA, virtualização, HPC, aplicações corporativas, websites de alto volume, simuladores em grid (Second Life, por exemplo) e por ai vai.

Mono tem pouca penetração no mercado de aplicações de lojinha, que é 99% do que é feito no Brasil, seja para o mercadinho ou em grandes empresas.

Quanto as empresas que apoiam o mono além da novell, citei algumas já. A Mainsoft é um exemplo, eles investem bastante na parte enterprizy da pilha por conta do produto deles, o grasshopper.

[quote=pcalcado][quote=rafagil]
Por isso eu disse que deveria-se unir esforços para criar uma plataforma Java melhor.
[/quote]

O ponto Não é melhorar Java, java é irrelevante. O ponto é ter uma VM que ermita rodar linguagens diferentes e se você acompanha a luta do essoal do jvm-langs sabe que a Sun, IBm e seus contratos comerciais são um grande problema nesse sentido. Apesar de não concordar com a estratégia do Mono de fazer piggyback no marketing da Microsoft (se fosse dez anos atrás eu acho qeu seria útil, hoje em dia é correr com quem não está na dianteira do mercado) isso não a invalida como lataforma multiplataforma e multilinguagem de extrema importância.
[/quote]
Por isso eu disse “plataforma Java” e não linguagem Java, mas poderiamos então, criar um projeto que rode o Java (linguagem, APIs, JSRs e etc), em cima da VM do mono (já que vc disse que ela é melhor). Seria uma boa, não acha? O poder do Java aliado aos recursos multi-linguagem do .NET

eu disse “code monkey”, não programador.

[quote=pcalcado]

Seria essa a VM do mono? Se sim, creio que seria muito interessante fazer algo do tipo que mencionei acima, ou seja, unir o Java OpenSource com o mono, aí (creio eu) teríamos uma plataforma realmente fantástica, porque, enquanto o mono ficar só implementando o .NET de dois ou tres anos atras, nunca terá qualidade.

[quote=rafagil][quote=pcalcado][quote=rafagil]Na minha opinião, o mono só era uma boa idéia enquanto o Java não era OpenSource, pois não tinhamos nenhuma ferramenta à altura do .NET opensource. Mas agora com o Java aberto, creio que seria melhor unir esforços e melhorar o Java ainda mais, pois não fica devendo nada ao .NET.
[/quote]

Fica, uma VM multilinguagem sem gambiarras.
[/quote]

Por isso eu disse que deveria-se unir esforços para criar uma plataforma Java melhor.
[/quote]

Vamos ver os resultados práticos da Sun ter colocado a JVM como open source: .
Sim, absolutamente nenhum. Nada, nothing, niente, rien, nichts.

A HotSpot é absurdamente complexa, fazer qualquer modificação na VM é um trabalho escúleo.
O próprio pessoal da Sun, o John Rose no caso, fala da dificuldade das pessoas começarem a
trabalhar com a JVM e leva em média de um a dois anos para aprender como ela funciona e conseguir
produzir algo. Um projeto em que um contribuidor leva 12 meses só para se achar no código não vai
receber muita ajuda externa, vai?

Enquanto isso tem muita gente que em poucas semanas consegue produzir hacks muito legal sobre o mono
como pode ser verificado pelo movimento da lista de discussão.

O Rodrigo pode confirmar mas até onde eu lembro Java roda no mono, e sem J#.

O code monkey vai para o que der dinheiro e seja fácil, não importa se java, .Net ou Delphi.

O Mono possui uma VM interessante e o HotSpot ossui muitas coisas interessante. O que importa é termos um mercado sadio de VMs e runtimes.

Exato, porém com as classes do GIT/GCJ, seria legal implementar o classpath do OpenJDK (alguem sem habilita? rsrs).

[quote=pcalcado]
O Mono possui uma VM interessante e o HotSpot ossui muitas coisas interessante. O que importa é termos um mercado sadio de VMs e runtimes.[/quote]

Concordo com você, e aliás, vendo toda essa discussão, fiquei interessado em dar uma estudada melhor no mono, e tentar fazer (ou pelo menos ver se é muito difícil) fazer o que disse acima, ou seja, mudar a implementação do Java no mono. Vou ver se consigo alguma coisa do gênero e volto a postar no GUJ. (o eclipse já roda no mono, agora falta o netbeans, rsrs). Mesmo que lento (pq eu já fiz codigo java no mono e é extremamente lerdo), pode ser interessante usar, por exemplo o GTK# com JPA :).

Como eu imaginei, já fizeram:

http://weblog.ikvm.net/PermaLink.aspx?guid=1d6c7b8e-f0bb-4c1a-be11-f51116c44326

Vou dar uma estudada melho nisso.

Isso que você falou pode ser aplicado a várias linguagens, como Java, PHP, Python…

Tá, Novell, MSFT… duas apoiam mono, mais alguma?
Quanto ao apoio da MSFT ao mono, fazendo uma rápida busca (ok, não é um método muito cientifico) vi poucas referências ao mono, tem incontavelmente mais referencias a Java. Que eu me lembre você disse que a Novell paga um grupo relativamente grande de pessoas para trabalhar com mono. E a MSFT? e as outras empresas?

Eu entendo a sua ligação com o mono.net, mas acho que você esta parecendo o Sérgio que colocava o link “O que as pessoas tem falado sobre o Mentawai?” em toda a discussão sobre frameworks web, querendo mostrar que o menta é melhor.

[quote=rafagil]Como eu imaginei, já fizeram:

http://weblog.ikvm.net/PermaLink.aspx?guid=1d6c7b8e-f0bb-4c1a-be11-f51116c44326

Vou dar uma estudada melho nisso.[/quote]

O Jeroen faz um ótimo trabalho com a IKVM. Por sinal, o mono foi uma das primeiras máquinas virtuais open source a rodar o Eclipse - via ikvm.