Java só trabalha com progrmacao Orientada a Objetos?

Aqui tem um livro em pdf gratuito sobre OO em Ansi C

http://www.planetpdf.com/developer/article.asp?ContentID=object_orientated_programming_&gid=6635

Outro dia eu tive essa inspiração:

[code]#include <stdio.h>

struct {
struct {
int (*println) (const char *);
} out;
} System = { { puts } };

int main (void){

System.out.println("ola mundo");

return 0;

}[/code]

Apesar do código acima não ser nada mais do que uma estrutura com um ponteiro para uma função, é esse o mecanismo usado pelo C para prover métodos aos objetos. Com o uso de algumas macros é possivel fazer chover :slight_smile:

Lua faz a mesma coisa: vc usa orientação a objetos atraves de metatabelas

[quote=RaulCarlin][quote]
A não ser que vc considere uma instância de uma classe só com gets e sets, sem nenhuma logica, um objeto.
[/quote]

Ué, é o que?

Até concordo que um JFrame com um monte de métodos dentro de uma única classe possa parecer procedural, mas pra mim só o fato de você criar uma String e manipular ela já está trabalhando com objetos.

Vamos concordar que procedural em Java ninguém faz… eu acho né…[/quote]

rs… eu queria concordar com vc que ninguem faz nada procedural em Java, mas infelizmente faz… e eu sou 1 deles que fazia muito… só agora depois de 2 anos de exp com Java que estou conseguindo finalmente aplicar os conceitos de OO e desfrutar de suas vantagens.

Mas perceba:

• “Java só trabalha com Objetos” : é uma coisa
  • “Java só trabalha com Programação Orientada a Objetos” : é outra coisa completamente diferente

Java tem objetos e, também, tipos primitivos (int, char, float).

É, realmente…

Mas continuo pensando que não é só porque tá tudo em uma classe ou tudo dentro de um main() que não seja OO, alguma coisa ali no meio da bagunça será…

Acho que dá pra programar em Java usando o paradigma funcional, como em lisp, sem nenhum estado ‘aparente’, mas nunca tentei fazer, não sei se conceitualmente é possivel.

OO é um paradigma. Isto todo mundo sabe! Mas criar implementações de código utilizando este paradigma é muito complicado e a linguagem de programação que está sendo utilizada deve prover estes recursos.

Falar que dá pra programar OO em C ansi, para mim, é uma bobagem sem tamanho. Alguns de vocês vão ficar chateados e vão colocar “kilos” de links para sites e livros que dizem o contrário. Mas… alguém é capaz de implementar um código simples como este utilizando C ou Pascal ou qualquer outra linguagem procedural:

[code]class A {
int varA = 0;

int getA() {
    return varA;
}

int setA(int varA) {
    this.varA = varA;
}

}

class B extends A {
int getA() {
return varA + 1;
}

int getA(int i) {
    return varA + i;
}

}[/code]

Pode até ser que vocês consigam implementar algo que dê um resultado parecido, mas não é OO. É só um “gato”!

Com relação a utilizar Java ou outra linguagem OO de forma procedural é uma verdade. É claro que o usuário terá que fazer uso de alguns Objetos externos do seu programa, mas não quer dizer que o código que ele está escrevendo está orientado a objetos!

Só o fato de se escrever um método que executa várias operações que poderiam (e deveriam) ser “quebradas” em vários outros métodos já é considerado um programação procedural. Mas não é só isso. Isto é somente um dos motivos…

Para programar OO nós devemos seguir TUDO o que manda as teorias de OO. Mas no “mundo real” isto é quase impossível. Agente sempre peca em alguma coisa. Portanto não confunda uma linguagem que dê suporte a OO (como o Java e o C++) com um código escrito seguindo as recomendações de OO.

Bom inviável é re-escrever o JBoss ou o Tomcat, não é um pouco exagerado, afinal eu te desafio a re-escrever o tomcat em SmalTalk (que tambem é OO)

você levaria um bom tempo, logo provavelmente não o faria.

se pararmos pra pensar o compilador do java e a JVM também são programas que provavelmente não foram escritos em linguagens OO, logo é plenamente possível fazer qualquer coisa feita em Java em C :slight_smile: e digo mais qualquer software que você fez em toda a sua vida poderia ser feito em Assembler :smiley:

Quero ver quem faz o Tomcat ou o JBoss em Assembler… hehehehehe

Eu tambem :smiley:

mas não é impossivel ; )

Opa, basta plugar sua nuca na Matrix e começar a codificar…

Eu só fiz aqueles programinhas bem idiotas em Assembler (tipo pra limbar o MBR do HD, huauahuahauh), nem imagino o que exista além disso… :stuck_out_tongue:

Java é orientado a objetos, mas ainda é uma programação estruturada, pois você tem estruturas de iteração, de controle e de seleção.

[quote=dmarcosm]OO é um paradigma. Isto todo mundo sabe! Mas criar implementações de código utilizando este paradigma é muito complicado e a linguagem de programação que está sendo utilizada deve prover estes recursos.

Falar que dá pra programar OO em C ansi, para mim, é uma bobagem sem tamanho. Alguns de vocês vão ficar chateados e vão colocar “kilos” de links para sites e livros que dizem o contrário. Mas… alguém é capaz de implementar um código simples como este utilizando C ou Pascal ou qualquer outra linguagem procedural:

Pode até ser que vocês consigam implementar algo que dê um resultado parecido, mas não é OO. É só um “gato”!

[/quote]

Putz, que porcaria: Java não têm suporte à SQL! Não dá pra programar com sets de dados relacionais em Java então. Quer dizer, eu posso até utilizar aqueles Resultsets JDBC da vida mas não, é um ‘gato’.

Putz, Java não tem o conceito de ContaCorrente embutido na linguagem! Eu posso até utilizar uma classe para mapear este conceito mas vai ser um’ gato’.

Ironia à parte, a coisa é simples: não é porque uma linguagem não suporta um conceito que não pode trabalhar com ele. Fazemos isso o tempo todo. A diferença entre OOP em uma linguagem dita OO e uma não é que a dita OO tem os conceitos do domínio ‘objetos’ dentro dela. Um bom modo de aprender sobre como uma linguagem pdoe ser adaptada é estudar CLOS, o modelod e Objetos de Common Lisp que é implementado em cima do Common List, procedural e quase-funcional.

[quote=pcalcado]Putz, que porcaria: Java não têm suporte à SQL! Não dá pra programar com sets de dados relacionais em Java então. Quer dizer, eu posso até utilizar aqueles Resultsets JDBC da vida mas não, é um ‘gato’.

Putz, Java não tem o conceito de ContaCorrente embutido na linguagem! Eu posso até utilizar uma classe para mapear este conceito mas vai ser um’ gato’.[/quote]

Hã?!?!?! :?

Acredito que você não entendeu bem o que eu disse, então leia novamente o meu texto e tente implementar aquele exemplo meu acima em uma linguagem não OO como C ansi ou Pascal. Vai lá…

O que eu quis dizer foi exatamente isso. Uma linguagem que não “tem os conceitos … dentro dela”, como você disse, não dá para se trabalhar orientado a objetos. Dá para se fazer um gato para se ter um resultado parecido, mas não é a mesma coisa.

Se fosse assim a Bell Labs não teria desenvolvido o C++ e a Borland não teria desenvolvido o Delphi! =]

Ai é questão de ponto de vista :wink:

Quer implementar seu exemplo em C? Crie uma estrutura e funções à la get/set. Pronto (o uso de ponteiros void para fazer blur nas referências às structs ajuda).

get/set faz aquilo ser um objeto? Não, da mesma maneira que sua ausência também não faz ser uma estrutura de dados simples. O que faz um ou outro é o modelo de programação. Pascal ou C não possuem classes? IO e JavaScript também não e são linguagens OO. OO é um conceito implementável em praticamente qualquer linguagem.

Vamos lá:

1 - Não é porque Java não tem Hashes integrados à sintaxe como PERL ou Ruby que eu não posso utilizar Hashes. Só dá mais trabalho porque não disponho dos recursos facilitadores mas posso modelar meus Hashes com classes (como HashMap).

2 - Não é porque C/Pascal não têm suporte à classes e objetos na linguagem que não posso utilizar objetos. Só dá mais trabalho porque não disponho das facilidades mas posso implementar o conceito com estruturas e funções trabalhando de maneira disciplinada (com uma ajuda de macros).

Pergunto: Dado que (1) é verdade por que (2) não seria?

[quote=dmarcosm]
O que eu quis dizer foi exatamente isso. Uma linguagem que não “tem os conceitos … dentro dela”, como você disse, não dá para se trabalhar orientado a objetos. Dá para se fazer um gato para se ter um resultado parecido, mas não é a mesma coisa.

Se fosse assim a Bell Labs não teria desenvolvido o C++ e a Borland não teria desenvolvido o Delphi! =][/quote]

A primeira versão de C++ era apenas syntax sugar para C, ela estendia a linguagem para dar a ilusão de que existiam classes e objetos mas o código gerado que era compilado, OO, era, olha só, o bom e velho C.

Uma coisa é o conceito de OO outra coisa é uma linguagem OOP. Um não implica no outro.

[quote=pcalcado]Quer implementar seu exemplo em C? Crie uma estrutura e funções à la get/set. Pronto (o uso de ponteiros void para fazer blur nas referências às structs ajuda).

get/set faz aquilo ser um objeto? Não, da mesma maneira que sua ausência também não faz ser uma estrutura de dados simples.[/quote]

Não sei se você percebeu, mas com aqueles exemplos eu implementei os conceitos de Herança, polimorfismo e encapsulamento da OO. Os get/set foram só pra facilitar na hora de montar o exemplo, mas se você quiser eu posso mudar o nome! =]

Eu quero que alguem monte uma estrutura desta. Herança, polimorfismo e encapsulamento usando C ou Pascal.

Primeiramente JavaScript não é e nunca foi linguagem de programação. Ele é uma linguagem script! =]
E pra que você saiba, ele permite sim a criação de classes e objetos. Mas ele não implementa todos os conceitos de OO. Herança por exemplo não dá para fazer com JavaScript.

[quote=pcalcado]Vamos lá:

1 - Não é porque Java não tem Hashes integrados à sintaxe como PERL ou Ruby que eu não posso utilizar Hashes. Só dá mais trabalho porque não disponho dos recursos facilitadores mas posso modelar meus Hashes com classes (como HashMap).

2 - Não é porque C/Pascal não têm suporte à classes e objetos na linguagem que não posso utilizar objetos. Só dá mais trabalho porque não disponho das facilidades mas posso implementar o conceito com estruturas e funções trabalhando de maneira disciplinada (com uma ajuda de macros).

Pergunto: Dado que (1) é verdade por que (2) não seria?[/quote]

Vamos lá:

1- O que Hash tem a ver com a história?!

2- Estas “facilidades” a que se refere são exatamente os recursos que a linguagem oferece para se trabalhar OO. E “o conceito com estruturas e funções trabalhando de maneira disciplinada” que você também se refere é exatamente o gato. Você pode até conseguir um resultado parecido, mas não é OO!

[quote=pcalcado]
A primeira versão de C++ era apenas syntax sugar para C, ela estendia a linguagem para dar a ilusão de que existiam classes e objetos mas o código gerado que era compilado, OO, era, olha só, o bom e velho C.

Uma coisa é o conceito de OO outra coisa é uma linguagem OOP. Um não implica no outro.[/quote]

Pois é… era tão bom funcionando desta maneira que eles acabaram soltando outras versões posteriormente para realmente poder implementar OO, visto que só a extensão (leia-se gato) não supria as reais necessidades para se programar em OO.

Mas… como o Peczenyj sabiamente falou…

[quote=peczenyj]
Ai é questão de ponto de vista ;-)[/quote]

=]

Aí que você se engana. Não sei se você percebeu (posso indicar alguns livros sobre OO que tratam do tema para esclarecimentos posteriores) mas get/set (getters e setters, acessores e mutatores, whatever) não garante encapsulamento e por isso seu exemplo não necessariamente está encapsulado. Smalltalk não têm get/set, teria Smalltalk encapsulamento?

Leia isso:

http://blog.fragmental.com.br/2006/03/04/fowler-e-getters/

Acho que você tem uns problemas conceituais aí. Vamos bem devagar para que entendas:

1 - Linguagens de Script são linguagens de programação, JavaScript é uma linguagem de programação. Ruby também. PERl também. PHP também.

2 - JavaScript possui OO baseada em protótipos, não em classes. Classes não são necessárias para ter OO: http://www.google.com/search?q=javascript+prototype+oop Essa diferença que você não está entendendo e por não entendê-la você está achando estes ‘problemas’ de herança em JavaScript. Herança com protótipos é feita copiando um objeto-pai. Quando você tem tipagem dinâmica isso é altamente equivalente à herança em tipagem estática como você está acostumado em Java.

Deixa eu adivinhar: você não conhece PERL nem Ruby. Acertei?

Hashes nestas linguagens são conceitos implícitos na sintaxe da linguagem. Algo assim:

a = {'chave1' => 'valor', 'chave2'=> 'valor2'}

Em java não são implícitos na sintaxe da linguagem. Eu não tenho hashes em Java então? Tenho. O código acima em Java poderia ser:

Map a = new hashMap();
a.put("chave1", "valor1");
a.put("chave2", "valor2");

Note que não existe o conceito de hash na sintaxe da linguagem mas eu crio o conceito de hash utilizando uma classe. Da mesma maneira quando uma linguagem não possui o conceito de classe em sua sintaxe eu posso emulá-lo de outra forma. java tem objetos que representam hashes e C pode ter funções e estruturas que representam objetos.

E por que não éOO? Por favor, vamos lá: referência sou argumentos. Tem três mensagens que você está dfalando ‘não é OO’ sem jsutificar, o que é OO?

Não senhor. As ‘necessidades’ eram supridas, apenas se optou por criar uma outra linguagem em vez de estender C. Por favor, consulte as referências.

Não é questão de ponto de vista, é questão de conhecer e saber diferenciar um conceito da implementação do conceito. Como falie posso passar algumas referências para consulta.

[quote=pcalcado]
Aí que você se engana. Não sei se você percebeu (posso indicar alguns livros sobre OO que tratam do tema para esclarecimentos posteriores) mas get/set (getters e setters, acessores e mutatores, whatever) não garante encapsulamento e por isso seu exemplo não necessariamente está encapsulado. Smalltalk não têm get/set, teria Smalltalk encapsulamento?

Leia isso:

http://blog.fragmental.com.br/2006/03/04/fowler-e-getters/[/quote]

O Jovem… eu já disse, só usei o nome get/set para ficar mais fácil na hora de escrever. Mas se você prefere, segue codigo modificado:

[code]class A {
int varA = 0;

int joao() {  
    return varA;  
}  

int maria(int varA) {
this.varA = varA;
}
}

class B extends A {
int joao() {
return varA + 1;
}

int joao(int i) {  
   return varA + i;  
}  

} [/code]

Agora você consegue perceber os conceitos de OO?! Agora você poderia implementar para mim este código em C?!

[quote=pcalcado]Acho que você tem uns problemas conceituais aí. Vamos bem devagar para que entendas:

1 - Linguagens de Script são linguagens de programação, JavaScript é uma linguagem de programação. Ruby também. PERl também. PHP também.

2 - JavaScript possui OO baseada em protótipos, não em classes. Classes não são necessárias para ter OO: http://www.google.com/search?q=javascript+prototype+oop Essa diferença que você não está entendendo e por não entendê-la você está achando estes ‘problemas’ de herança em JavaScript. Herança com protótipos é feita copiando um objeto-pai. Quando você tem tipagem dinâmica isso é altamente equivalente à herança em tipagem estática como você está acostumado em Java.[/quote]

1- Com relação ao JavaScript ser uma linguagem de programação ou não, mais ainda do que o paradigma de OO, isto é uma questão de ponto de vista. Não vou discordar de você que JavaScript é uma linguagem de programação.

2- Em momento nenhum eu disse que acho que JavaScript é orientado a objetos. Aliás, não acho! Eu disse que ele não implementa todas as características de OO.

[quote=pcalcado]Deixa eu adivinhar: você não conhece PERL nem Ruby. Acertei?

Hashes nestas linguagens são conceitos implícitos na sintaxe da linguagem. Algo assim:

a = {'chave1' => 'valor', 'chave2'=> 'valor2'}

Em java não são implícitos na sintaxe da linguagem. Eu não tenho hashes em Java então? Tenho. O código acima em Java poderia ser:

Map a = new hashMap();
a.put("chave1", "valor1");
a.put("chave2", "valor2");

Note que não existe o conceito de hash na sintaxe da linguagem mas eu crio o conceito de hash utilizando uma classe. Da mesma maneira quando uma linguagem não possui o conceito de classe em sua sintaxe eu posso emulá-lo de outra forma. java tem objetos que representam hashes e C pode ter funções e estruturas que representam objetos.[/quote]

Volto a perguntar:

O que hash tem a ver com a história?! =/

E tem três mensagens que você está dizendo que é OO sem justificar. Como já disse (tem três mensagens), o fato de conseguir montar uma estrutura em uma linguagem que forneça um resultado semelhante ao de uma linguagem realmente OO, para mim (e por isto é uma questão de ponto de vista), não quer dizer que você está desenvolvendo OO. É um gato! OU se você preferir, POG.

Volto a pedir, implemente o código besta que eu escrevi acima usando C ou Pascal. Se tem todo este esquema de estruturas e tudo que você falou antes, então quer dizer há como implementar o código.

Claro. É bem mais fácil implementar uma linguagem totalmente nova do que extender uma antiga!

Este é o seu ponto de vista! =]

Menos ironia. Leia os artigos se quiser tentar argumentar porque você está se repetindo mesmo tendo sido contestado. Você pode chamar de get/set, laCongaSexy/casaDaMaeJoana, nao importa.

Nossa, quanta arrogância. pena que você não leu o que te passei para evitar ficar gastando bytes no banco de dados se repetindo ad eternum com argumentos…err… não-exatamente-corretos.

Encapsulamento não é esconder variáveis privadas. leia os links que passei e descubra porque, não vou continuar discutindo com a parede sobre este ponto, quem seguir o link e ler os dois textos vai perceber que seu argumento não é válido porque isso não é encapsulamento. De qualquer forma, sabia que isso é uma convenção? Sabia que nada me impede de acessar diretamente o atributo privado via reflection? Sabia que eu só não faço porque não quero quebrar as convenções de modificadores de acesso? Da mesma forma uma struct em C pode ser “”""“encapsulada”"""" (note as trocentas aspas, isso não é encapsulamento!) via acessores e mutatores. Ah, mas eu posso fazer umc ast e chamar o membro da struct diretamente! Se fizer isso eu quebro as conveções que estabeleci da mesma forma que faria utilizando reflection para setar uma tributo privado.

Vou interpretar isso como um “não entendi, não quero entender e tenho raiva de quem entende” e ignorar seus comentários repetitivos e já respondidos.

Não senhor, eu justifiquei, inclusive com exemplos e comparações.

Antes de acusar algo que você não conhece de ser POG ou não seria legal procurar entender ao menos o que é Orientação a Objetos para ao menos conseguir responder perguntas simples.

Eu já disse lá em cima: crie uma função que receba uma struct e returne um inteiro e chame ela de get_alguma_coisa e crie uma função que receba uma struct e um inteiro e chame ela de set_alguma_coisa. Não me venha dizer que o fato do receptor ser especificado como parâmetro não é OO porque assim você tira CLOS das linguagens/plataformas OO.

Ahm?

Bom, está mais que óbvio que você está confundindo implementação (OOP em Java, linguagens baseadas em classes…) com conceitos (OO) e não quer sequer procurar referências para entender que OO é um conceito implementado de diversas maneiras. Sinto muito mas eu, Fowler(Um Distilled, POEAA e trezentos papers), Stroustrup (criador do C++), Alan Kay (Smalltalk), Peter Seibel (hacker CLOS), Meyer (criador de CBD e provavelmente o autor mais completo sobre OOP), Anders Helsberg (criador de C# e Delphi) e mais toda a referência mínima básica de OO discordamos de você.

Não, não é apenas o meu ponto de vista e você deveria reservar um tempinho para a leitura.

dmarcosm,

olha só, como eu acho o pcalcado um entre vários aqui do GUJ que postam aqui para agregar conhecimento e não pra falar besteira, vou te mostrar o programinha em C com conceitos OO. Deu uma meia hora pra fazer.

Aqui o arquivo structs.h

#ifndef _STRUCTS_H
#define	_STRUCTS_H

#include <stdlib.h>

#ifdef	__cplusplus
extern "C" {
#endif

/* Atributos e métodos da Classe A  */
/* Propriedades */
struct tA {
    int varA;
};
/* Construtor */
void init_A(struct tA* pttA) {
    pttA->varA = 0;
};
/* Getter */
int A_getVarA(struct tA* pttA) {
    return pttA->varA;
};
/* Setter */
void A_setVarA(struct tA* pttA, int varA) {
    pttA->varA = varA;
};
/* Destrutor */
void delete_A(struct tA** ptpttA) {
    free(*ptpttA);
    *ptpttA = 0;
};

/* Atributos e métodos da Classe B  */
/* Propriedades */
struct tB {
    struct tA super;
};
/* Construtor */
void init_B(struct tB* pttB) {
    init_A(&(pttB->super));
};
/* Getters */
int B_getVarA(struct tB* pttB) {
    struct tA* pttA = (struct tA*) pttB;
    return pttA->varA + 1;
};

int B_getVarAAdd(struct tB* pttB, int i) {
    struct tA* pttA = (struct tA*) pttB;
    return pttA->varA + i;
};

/* Destrutor */
void delete_B(struct tB** ptpttB) {
    free(*ptpttB);
    *ptpttB = 0;
};

#ifdef	__cplusplus
}
#endif

#endif

e aqui um main que usa a definição acima:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

#include "structs.h"

/*
 * 
 */
int main(int argc, char** argv) {

/* Vou iniciar um objetoA */
    struct tA objectA;
    init_A(&objectA);

/* Vou dar um get no varA no objetoA */
    printf("objetoA.varA = %d\n", A_getVarA(&objectA));

/* Vou setar o objetoA */
    A_setVarA(&objectA, 17);
    printf("objetoA.varA = %d\n", A_getVarA(&objectA));

/* Vou criar um objetoB */
    struct tB objectB;
    init_B(&objectB);

/* Como um objetoB é um objetoA, vou chamar o setter da superclasse */
    A_setVarA((struct tA*)&objectB, 43);

/* Vou chamar o getter do objetoB, lembre-se que adiciona 1 */
    printf("objetoB.varA = %d\n", B_getVarA(&objectB));

/* Vou chamar o segundo getter do objetoB */
    printf("objetoB.varA(12) = %d\n", B_getVarAAdd(&objectB, 12));

/* Vou atribuir o objetoB a uma referência ao objetoA */
    struct tA* referenceA = &objectB;

/* vou chamar o getter do objeto A */
    printf("referenceA.varA = %d\n", A_getVarA(referenceA));

return (0);
}

Por favor, não se prenda a sintaxe. Repare que existe polimorfismo, herança e encapsulamento (ainda que getter e setter é um jeito porco de encapsular) como um paradigma orientado a objetos deve ter.

E aí, ainda acha que é impossível fazer isso em C?