Galera !
Bom dia, estou ha algum tempo sem trabalhar com java, e semana passada me pediram um projeto em java. Porem um amigo comentou comigo por alto, que java agora é pago !
Confere ? É isso mesmo ?
Vlw
Galera !
Bom dia, estou ha algum tempo sem trabalhar com java, e semana passada me pediram um projeto em java. Porem um amigo comentou comigo por alto, que java agora é pago !
Confere ? É isso mesmo ?
Vlw
Acredito que não, na verdade esse tema ja apareceu outras vezes logo quando a Oracle adquiriu a Sun. Geralmente a oracle cobra por suporte/ferramentas, principalmente se você tem um produto de larga escala. O java em si, é free.
Complementando um pouco:
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/overview/oracle-jdk-faqs.html
O Java oficial da Oracle se tornou pago sim, com o Oracle JDK LTS a empresa garante todas as atualizações para a versão usada em produção. Fora isso, tem que buscar distribuições alternativas também baseadas no OpenJDK ou a empresa ficar descoberta das atualizações depois de um tempo.
https://www.hardware.com.br/comunidade/java-jdk/1493817/
Se não quer correr riscos, existem várias tecnologias totalmente free e sem restricoes de atualizações nas distribuições oficiais, como por exemplo .NET Core, PHP, Nodejs, Electron etc.
Java não é pago.
Se você desejar por LTS tem a versão free tambem na
Em relação a Oracle ou mesmo a outras empresas que mantem o LTS elas podem cobrar e paga quem queira, mas o java em sí em 100% free.
Essa versão da jvm Open-j9 simplesmente está deixando o Hotspot de joelhos.
Incrivel como consume menos memoria;
E mesmo as LTS pagas, se orientam e orientarão pelo Open JDK. Bem vindo ao mundo Java, onde compatibilidade, estabilidade, portabilidade, segurança não são simples palavras jogadas ao vento, e olha que não sou funcionário da Oracle e nem estou recrutando programadores para desenvolver em java, pois que já tem muito.
Fica tranquilo, na versão LTS a Oracle ou qualquer outra empresa que cobra por LTS, não vai criar nenhuma classe nova sem ter passado pelo orgão regulador da padronização do Java. Isso sim é importante.
Ja aproveitando a duvida to colega, qual a probabilidade dessas tecnologias que você citou tambem ficarem pagas? Ou a tendencia sera sempre algo free porem com opções premium da mesma tecnologia?
Sempre se cogitou da Oracle cobrar pelo Java. Sobre as tecnologias que citei não há nada a respeito. A Microsoft por exemplo foi no caminho inverso, .NET Core oficial da Microsoft é totalmente free e open source. Microsoft ganha mais com serviços de nuvem, independente de qual tecnologia.
Em um curso que estou fazendo na Udemy, o instrutor avisou que o Java a partir de uma determinada versão, acho que a 12, passou a ser pago, por parte das empresas, mas continuando gratuito para um usuário comum. De qualquer forma a versão 8 é LTS(Long Term Support) que é a que estou estudando.
Caso deseje uma resposta completa. ^^
Depende. Existem as versões do Java: Oracle OpenJDK 11 , Oracle JDK 11. A versão Oracle OpenJDK 11 é gratuita, porém a versão Oracle JDK 11 possui uma licença comercial.
Apenas as versões do Java qualificadas como LTS do OracleJDK serão pagas. O resto continuará sendo tudo gratuito! A Oracle vai passar a liberar o Java LTS (Long Term Support) a partir da versão 11.
Qual motivo desse tema ser recorrente?
Esse tema é sempre foi recorrente quando a Oracle adquiriu a Sun. E também por causa que a Oracle cobra por suporte/ferramentas, principalmente se você tem um produto de larga escala. Mas, o Java em si continua gratuito.
Como começou essa confusão? Versões Java vs Licenças Específicas
Versão Oracle OpenJDK 11
Os usuários podem fazer download dos arquivos binários do Oracle OpenJDK de acordo com o contrato de licença GPLv2 e licenças relacionadas opcionais.
Versão Oracle JDK 11
Os usuários podem fazer download dos arquivos binários do Oracle JDK, obedecendo ao Contrato de Licença do OTN (Oracle Technology Network) relativo ao Oracle Java SE. A Licença do OTN permite que você faça download do Oracle JDK 11, sem pagar nenhuma tarifa, para desenvolvimento, teste, criação de protótipo e demonstração de seus aplicativos Java SE. O uso do Oracle JDK na produção requer uma licença comercial. "Por causa disso que algumas pessoas acham que o Java vai ser pago! "
c) Considerações finais
O contrato de licença muda para cada versão?
Em relação a Oracle ou mesmo a outras empresas que mantem o LTS elas podem cobrar e paga quem queira, mas o java em si em 100% free.
Fica tranquilo, na versão LTS a Oracle ou qualquer outra empresa que cobra por LTS, não vai criar nenhuma classe nova sem ter passado pelo orgão regulador da padronização do Java. Isso sim é importante. E mesmo as LTS pagas, se orientam e orientarão pelo Open JDK.
A versão LTS é uma versão focada em empresas, que buscam estabilidade, não podem ficar a cada 6 meses mudando a versão dos seus sistemas e que querem suporte da Oracle por mais tempo. Neste caso, serão 3 anos.
Java LTS será uma modalidade exclusiva do Oracle JDK (e não do OpenJDK, que é e sempre será gratuito), e as empresas terão que pagar por essa versão LTS .
d) Opiniões finais
O Java oficial da Oracle se tornou pago sim, com o Oracle JDK LTS a empresa garante todas as atualizações para a versão usada em produção. Fora isso, tem que buscar distribuições alternativas também baseadas no OpenJDK ou a empresa ficar descoberta das atualizações depois de um tempo.
Bem vindo ao mundo Java, onde compatibilidade, estabilidade, portabilidade, segurança não são simples palavras jogadas ao vento, e olha que não sou funcionário da Oracle e nem estou recrutando programadores para desenvolver em java, pois que já tem muito. Essa versão da jvm Open-j9 simplesmente está deixando o Hotspot de joelhos. Incrível como consume menos memoria "
f) Informações úteis
g) Algumas alternativas
Se não quer correr riscos, existem várias soluções ou alternativas como: .NET Core, PHP, Nodejs, Electron etc. Geralmente, essas tecnologias possuem licenças sem restrições, algumas são abertas, livres, gratuitas ou públicas incluíndo atualizações, modificações, uso comercial, científico. E podem ser encontradas através das distribuições oficiais.
Qual a probabilidade dessas tecnologias que você citou ficarem pagas ou melhor - a tendência de algo gratuito, mas com opções premium?
Sempre se cogitou da Oracle cobrar pelo Java. Sobre as tecnologias que citei não há nada a respeito. A Microsoft por exemplo foi no caminho inverso, .NET Core oficial da Microsoft é gratuito e possui licença open source. Microsoft ganha mais com serviços de nuvem, independente de qual tecnologia. De qualquer forma a versão 8 é LTS(Long Term Support) que é a que estou estudando.
h) Algumas soluções
Java não é pago. Se você desejar por LTS tem a versão livre.
Agradecimentos aos comentários ou informações gerais:
@fventurajr @javaflex @Luciano_Lopes @j-menezes @michaeldasilvases @Danielzilli
@FearX @rmendes08 @marcosalex
@ wldomiciano @ Error @ marciosantri @ fabiorecife @ darlan_machado @ Juliano_s
Referências
A Oracle também comprou o banco de dados MySQL, que continua gratuito. A Microsoft comprou o repositório GitHub, que continua gratuito e está pensando em lançar um sistema operacional alternativo baseado no Linux.
Acho que o fato de ser pago não deveria ser um problema, visto que os produtos/serviços têm um custo e, de um jeito ou de outro, alguém está pagando. Nós como profissionais trabalhando em troca de uma remuneração.
Algumas opiniões boas do @ javaflex sobre isso:
" E muitas empresas já tem grandes contratos com a Oracle ou alguma empresa também pode não confiar em certas distribuições alternativas e preferir pagar pelo Oracle JDK. "
Oferecer uma resposta completa baseada nas opiniões gerais pode tornar o GUJ melhor?.
O GitHub com esse enorme investimento vai investir em projetos livres, gratuitos, abertos ou públicos?
que continua gratuito e está pensando em lançar um sistema operacional alternativo baseado no Linux.
Mas, qual sistema operacional; você sabe? Interessante
Acho que o fato de ser pago não deveria ser um problema, visto que os produtos/serviços têm um custo e, de um jeito ou de outro, alguém está pagando. Nós como profissionais trabalhando em troca de uma remuneração.
Softwares são produtos ou serviços?
Desde sempre a J9 é mais rápida e consome menos memória.
Lá em 2003~2004 eu utilizava em Pocket PC’s com Windows CE 4.0 uma versão da J9 pra J2ME com Personal Profile, era incrivelmente menor e mais rápida que a JVM da SUN.
Agora imagina o Open-J9 com modularização, tô usando aqui e simplesmente tá incrível.
Ainda estamo no java 8 pensando em atualizar. Você viu diferença significativa em consumo de memoria?
Sim, mas com o Open-J9 e o jdk 12, no HotSpot estava consumindo 600M e Open-J9 caiu para menos de 200M, já em relação a velocidade o HotSpot é um pouco mais rapido em algumas coisas, mas pra mim isso não foi relevante, já a memoria sim.