Bom to querendo começar a aprender linux, sei que softwares feitos em java sao multiplataforma talz…
Mas no meu caso… Seria Simples assim? eu instalar o eclipse la no Ubuntu ele rodaria igual no windows?
Em termos de funcionalidades sim, mas na forma de como se comportam não.
Porém é crossover, então não há problemas graves de compatibilidade. Porém em termos de performance, velocidade, etc. pode mudar.
A regra é clara Arnaldo. Como a galera anda com o nervo meio a flor da pele ultimamente em posts vou tentar ser mais claro. As funcionalidade são as mesmas, uma vez que não existe conjunto de classes pra linux e conjunto de classes pra windows, ou seja, o JDK é o mesmo, senão tudo aquilo que a gente aprendeu sobre portabilidade inexistiria, sim teoricamente as aplicações devem se comportar da mesma forma.
O que então você quis dizer com plataformas diferentes? A estrutura de diretorios de linux e windows são distintas, em um você tem que configurar as variaveis de ambientes em lugar X, no outro em lugar Y. Em um possivelmente você pode brigar pra arrancar o gcj por estar gerando algum conflito, ou ter que mexer no /etc/profile, no outro não.
Pequenos probleminhas que como já citei.
Como poderá perceber citei apenas alguns dos problemas, tem uma lista mais extensa no link, sem depreciar sistema operacional algum. Cabe escolher e buscar as soluções para configuração do ambiente de desenvolvimento.
[quote=Grinvon]Em termos de funcionalidades sim, mas na forma de como se comportam não.
Porém é crossover, então não há problemas graves de compatibilidade. Porém em termos de performance, velocidade, etc. pode mudar.[/quote]
Acho oUubuntu uma ótima distribuição para você aprender a mexer no Linux. O eclipse já vem integrado no Ubuntu após a instalação da lista de atualizações do sistema. Outra ferramenta integrada no UbuntU é o Umbrello, uma ferramenta case para modelagem de diagramas UML.