Java No Linux

Bom to querendo começar a aprender linux, sei que softwares feitos em java sao multiplataforma talz…
Mas no meu caso… Seria Simples assim? eu instalar o eclipse la no Ubuntu ele rodaria igual no windows?

Sim. Não, plataformas diferentes, sistemas operacionais diferentes, características diferentes.

Em termos de funcionalidades sim, mas na forma de como se comportam não.

Porém é crossover, então não há problemas graves de compatibilidade. Porém em termos de performance, velocidade, etc. pode mudar.

A regra é clara Arnaldo. Como a galera anda com o nervo meio a flor da pele ultimamente em posts vou tentar ser mais claro. As funcionalidade são as mesmas, uma vez que não existe conjunto de classes pra linux e conjunto de classes pra windows, ou seja, o JDK é o mesmo, senão tudo aquilo que a gente aprendeu sobre portabilidade inexistiria, sim teoricamente as aplicações devem se comportar da mesma forma.

O que então você quis dizer com plataformas diferentes? A estrutura de diretorios de linux e windows são distintas, em um você tem que configurar as variaveis de ambientes em lugar X, no outro em lugar Y. Em um possivelmente você pode brigar pra arrancar o gcj por estar gerando algum conflito, ou ter que mexer no /etc/profile, no outro não.

Pequenos probleminhas que como já citei.

Como poderá perceber citei apenas alguns dos problemas, tem uma lista mais extensa no link, sem depreciar sistema operacional algum. Cabe escolher e buscar as soluções para configuração do ambiente de desenvolvimento.

[quote=Grinvon]Em termos de funcionalidades sim, mas na forma de como se comportam não.

Porém é crossover, então não há problemas graves de compatibilidade. Porém em termos de performance, velocidade, etc. pode mudar.[/quote]

Acho oUubuntu uma ótima distribuição para você aprender a mexer no Linux. O eclipse já vem integrado no Ubuntu após a instalação da lista de atualizações do sistema. Outra ferramenta integrada no UbuntU é o Umbrello, uma ferramenta case para modelagem de diagramas UML.