Pdf’s…
Abaixo um link para download do .pdf de comunicação direta com a impressora bematech e alguns conceitos básicos…
Abaixo um link para download do .pdf de comunicação(com DLL ) com a impressora Daruma e alguns conceitos básicos…
Pdf’s…
Abaixo um link para download do .pdf de comunicação direta com a impressora bematech e alguns conceitos básicos…
Abaixo um link para download do .pdf de comunicação(com DLL ) com a impressora Daruma e alguns conceitos básicos…
Hum…
Acho que a AFRAC não gostou muito da idéia de fazer uma Lib(OpenSource) em java, pois mandei dois e-mails e até agora naum recebi nenhuma resposta…
Mas mesmo assim… não irei dar para “tráz” vou fazer a lib… nas férias vou iniciar o projeto…
se alguém se kizer ajudar… :lol:
Flw! Inté+
cara, to super afim de fazer lhe ajudar, por mim, comecaria ja esta semana, oq vc acha? Se vc quiser posso comecar a fazer agora e quando chegar as suas ferias vc mete a mao na massa.
faz assim:
cria o projeto na sourceforge e avisa todo mundo nesse tópico quando ele for aprovado…
Pode até ser, porém não vou ter como dar muita atenção pois estou envolvido até o pescoço em um outro projeto…
Você já programo em impressoras Fiscais?
Flw
Estou acompanhando esta msg e gostei da idei , não sei se vocês viram estamos também iniciando um outro projeto , para a criação de um sistema open source( de Locadora) um tutorial desde o levantamento ! , quem sabe depois não poderiamos acoplar o seu projeto no nosso
Hum…
não sei se seria “compativel” pois impressora fiscal é para estabelecimentos que VENDEM em um ano um total de 1200 reais ou 12mil reais… seilá é algo assim…
Dai galera, so to mandando uma msg pq parece que o pessoal esqueceu desse topico, acho que agora nas ferias da pra galera se encarnar e bota a mão na massa…digo…no teclado.
Olá pessoal,
Estou vendo esse tópico somente agora , que fim levou? vcs vão desenvolver o projeto opensource ? Ja existe alguma biblioteca 100% java para se trabalhar com impressoras fiscais?
Aguardo respostas.
[]’
e ai pessoal essa projeto ja andou :?: to precisando muito de uma biblioteca que integre as impressoras fiscais, precisando de ajuda …hehehehe
so da o toq…
[quote=Dennys]Vamos lá…
Funcionamento de uma impressora fiscal…
Uma impressora fiscal não é como uma impressora matricial… é TOTALMENTE DIFERENTE…
Isso acontece porque TUDO que passa na impressora fiscal (produtos,venda com cartão,dinheiro,cheque) é registrado em uma “memória”, evitando que o logista sonegue imposto = c (… heehehe
Cada impressora fiscal tem seus próprios comandos… vou colocar dois exemplos, um utilizando a impressora bematech(com a dll da mesma) e outro utilizando a impressora daruma(com a dll da mesma)…
procedimentos para imprimir um cupom
° Abre Cupom
° Vende Item
° Inicia o Fechamento do Cupom
° Efetua Forma de Pagamento
° Termina o Fechamento do Cupom
Bematech
Bematech_FI_AbreCupom("NUMERO DO DOC. CPF OU CNPJ")
Bematech_FI_VendeItem("COD. PRODU","DESC. PRODU", "ALIQUOTA", "TIPO DE QUANTIDADE", "QTDE","CASAS DECIMAIS" , "VLR. UNI.", "TIPO DESCONTO", "DESCONTO")
Bematech_FI_IniciaFechamentoCupom("ACRESCIMO OU DESCONTO", "TipoAcrescimoDesconto", "Valor")
Bematech_FI_EfetuaFormaPagamento("FORMA DE PAGT", "VALOR")
Bematech_FI_TerminaFechamentoCupom("MSG PROMOCIONAL...")
Daruma
DAR_sAbreCupomFiscal(1)
DAR_sDesc1Lin6Dig("ALIQ.", "CODPRO","DESC. OU ACRES.", "VLR DA", "VLR. UNI", "QTDE", "DESCRICAO")
DAR_sSubtotal(1)
DAR_sTotaliza("NUM DESC", "VLR")
DAR_sDescFormPag("DESC. FORM. PAGT", "VALOR", "LINHA ADICI.")
DAR_sIdentConsum("INF. DOS CLIENTES")
DAR_sFechaCupom("MSG PROMOCIONAL")
Ok…
Diferenças Críticas…
Começar que a Bematech Identifica o Consumidor no Primeiro cupom, na abertura do cupom… a Daruma identifica o Consumidor no fim do cupom…
A Bematech é bem mais simples para trabalhar e possue uma rotina para verificar erros feita pela própria bematech(muito boa!) porém o valor da impressora é “pouco” caro… = c )
Já a Daruma dá MUITO mais trabalho para trabalhar porém o seu valor é menor que o da bematech…
Por ter estas diferenças e outras em VÁRIAS impressoras venhu procurando uma maneira para padronizar os comandos adicionando várias impressoras fiscais com uma maneira simples deixando a gosto do cliente, a impressora com tecnologia(Bematech) ou a de baixo custo valor(Daruma)…[/quote]
Como assim a Daruma dá muito mais trabalho?
Tive que implentar uma no nosso sistema e demorei menos de 30 minutos. Uma das poucas difenças foi o fato dela retornar o nr. do próximo cupom, não o do último como a maioria das impressoras. Ultimamente as impressoras estão seguindo o padrão da Bematech em suas DLLs, reduzindo em muito o tempo de programação.
Muitas também estão disponibilizando interface para Linux.
Não sei para o Linux (não mexi com impressoras fiscais neste ambiente), mas se forem fazer no Windows, as DLLs podem poupar muito tempo.
Que vacilo! Só agora vi a data das mensagens.
:oops:
Tem como tu disponibilizar os pdf pois os links nao existem mais …
KKkkkkkkkkkkk
É vero , estava aqui lendo e nem percebi sobre a data…
mas e ae , em oque q deu essa ideia da LIB ?
omg
impressoras fiscais NÃO sao de Deus!!!
Então gostaria de saber desse projeto de desenvolvimento de automação comercial, eu iniciei em java faz tempo mas atualmente lido com asp, mas quero ir o mais rapido possivel trabalhar com java.
[quote=Dennys]Vamos lá…
O que me levou a utlização da DLL da AFRAC?
a padronização! pois cada impressora fiscal tem um comando diferente para imprimir cupons, LeituraX…
Com essa DLL eu consigo colocar no sistema uasm 10 impressoras programando uma vêz só…
agora
se eu fosse fazer impressora por impressora eu levaria muito mais tempo o sistema ia ficar enorme com muito mais if’s…
Se eu for fazer usando o JavaComm acredito que é isso que vai acontercer… vou ter que programar para todas as impressoras… ai já fica difícil…
[/quote]
Comece por criar uma interface ImpressoraFiscal com os métodos comuns.
Crie uma fábrica para retornar a implementação correta conforme um parametro dizendo qual a impressora real.
Crie uma implementação da interface que comunica com a DLL que já tem (GenericDLLImpressoraFiscal, por exemplo).
Na fábrica analize se está no window. Se sim, devolva uma instância de GenericDLLImpressoraFiscal.
Então, em windows, o seu sistema está nas mesmas condições que o em VB. O seu porte está feito.
Agora vc quer dar suporte em linux. Crie uma class de ImpressoraFiscal com JavaComm que comunica com a impressoa XPTO
(XPTOJavaCommImpressoraFiscal ). Crie uma classe destas quando precisa de dar suporte dela em linux. Seria bom ter uma ou duas implementações já prontas paras as mais utilizadas. Isto lhe vai dar conhecimento de como estruturar a sua classe baseada em JavaCom podendo ter um classe mae com os métodos mais utilizandos. O seu porte para linux será passo-a-passo conforme a necessidade. Se vc quiser fazer tudo de uma vez vc vai desistir antes de começar.
Use OO.
também quero participar e ja vou compartilhar o que eu encontrei
http://www.t2ti.com/java_pro_ecf_tef.php
espero comentário a respeito