A JSR 223 é a base para possibilitar a mistura de JavaScript dentro do código Java. A API permitirá usuários mais avançados incluir os motores de script de sua escolha. Além disso, o Web Scripting Framework permitirá scripts para gerar conteúdo Web de dentro de qualquer Servlet container. Aliás, a especificação foi feita mais com intuito de ser usada com servlets.
Pode mostrar um exemplo? De novo repito, se já existe porque muitos passaram anos discutindo e depois ainda criam uma API para tal?
No Java 6 haverá um método para pegar o MAC Address. Eu já faço isto usando somente Java desde o Java 1.2. Mas nem por isto se pode dizer que já existia no Java. Muitas das novidades do Java 6 no âmbitos das Collections como Deques por exemplo tem muita gente que já faz na mão há muitos anos. Por aí vai…
Pelo visto Luca, Java tende a se tornar uma linguagem mais dinâmica, falo em “dinâmica” no ambito de produtividade e facilidade, resultando assim em melhores trabalhos!
Não entendi seu ponto, Luca. Fugi do escopo do tópico?
O que estamos comentando aqui é que o scripting em Java está sendo padronizado e acho que todos concordamos que isso é uma coisa boa na maioria dos casos. O que eu e o Peleteiro (creio) tentamos falar é que isto já era possível, do contrário pessoas que usam Java 1.4 vão ficar esperando Java 6 pra usar este tipo de recurso.
Phillip, uso Java desde a versão 1.02 e já vi muita coisa ser acrescentada ao Java. Acho que as linguagens evoluem mais com a evolução da API pois em termos de linguagem propriamente dita pouco pode ser feito.
Já participei de projetos que em que foi preciso perder um tempão descobrindo modos alternativos para fazer determinadas coisas. O Java 6 vem com várias novidades na API justamente para não obrigar a comunidade desenvolvedora ficar na dependência de soluções mirabolantes do gênio de plantão, presente apenas durante o projeto, que geralmente deixa aquele legado “genial” mal documentado. Estando disponível na linguagem é mais fácil convencer ao lider do projeto que é viável adotar determinado caminho. Dificilmente eu aprovaria a incorporção de APIs com comunidade frágil como o Janino em algum projeto.
Sempre que aparece uma nova versão do Java eu procuro saber o que ela tem de novidade e o que foi solucionado. Às vezes o modo usado pela nova versão Java não chega a me seduzir como foi o caso da API de logging surgida no Java 1.4. Nestes casos não deixo de usar o que há disponível por aí que me parece mais fácil ou mais confiável.
Meu intuito nestes posts de apontar novidades é o de apenas dizer que existe. Se há outras alternativas melhores, cabe ao quem acha isto apontar como pode ser feito.
Na minha opinião, o erro do José Peleteiro e talvez o seu também foi dizer que há outros meios mas não mostrar como.
Sei não, acho que você tomou os posts como uma crítica a divulgação da notícia ou ao Java 6 em si, de minha parte foi apenas um comentário, eu sequer posso saber se A ou B é melhor porque não tive contato direto com o scripting do mustang ainda.
De qualquer forma, para saber como integrar Groovy com Java basta olhar o site a linguagem:
Sou obrigado a concordar. Eu também penso que é preferível manter a lista de dependências de APIs externas no mínimo, e verificar sempre se as mesmas são mantidas e são maduras o suficiente.
Imagina ter que gastar tempo que deveria ser usado para um cliente para consertar APIs de terceiros que não são mantidas. Com as APIs da JDK padrão dá mais confiança de que será mantida e que possui um nível mínimo de qualidade.