Início de estudos em Flex

[quote=orogerio]Bom dia !

Já usei Flex em 3 projetos de pequeno/médio porte e até agora fui muito feliz com eles.
Existem alguns probleminhas sim no SDK, que são contornáveis. Mas antes disso trabalhei 2 anos com JSF + RichFaces e existiam problemas tmb.

A integração eu faço com java via blazeds, e fica rápido ![/quote]

BlazeDS rapido? Quantos req/resp voce tinha por segundo? Esses projetos de “medio” porte, o que tinham de dificuldade pra vc chama-los de “medio” porte? Serializar / deserializar pacotes o tempo todo eh algo bem desagradavel…

Me acordem quando o Prime ou o RichFaces renderizarem sem erros no IE (em todas as versões).

Com relação a projetos com grande quantidades de classes, você não poderia modularizar essas classes em bibliotecas diferentes? Provavelmente você tem um conjunto bem grande de classes que não são alteradas com frequência, essas classes poderiam ficar em um SWF já compilado, quando for compilar o restante da aplicação, parte dela já estaria compilada.

Com relação a multi-thread, posso estar falando besteira, mas pra que multi-thread na parte da aplicação que fica no cliente? Cada cliente pode ser considerado uma thread, pois ele usa o processador dele em um nó diferente da máquina servidora. Threads fazem sentido quando tudo é processado na mesma máquina; sinceramente não vejo vantagem em multi-thread na view.

Bug… bem realmente existem, não dá pra dizer que é maduro como o Java por exemplo, mas isso é questão de tempo, e só.

Flex/Flash Builder é ruin? Concordo! é lento, e não só bugs, as vezes dá uns pau violento que pra voltar a funcionar é um verdadeiro parto.

Retrocompatibilidade foi um fracasso do 3 para o 4. Ridículo a mudança da arquitetura dos componentes e edição de skins que foi tirada do Flash Builder e jogada pro Photoshop. Mas vamos ver se não foi um fato isolado.

A lentidão realmente existe, mas acho que pode ser melhorada separando a aplicação em módulos swf diferentes que sejam carregadas sob demanda; tudo em um único SWF é sem-futuro.

Sandboxes já tive alguns problemas bem chatos mesmo com isso, principalmente quando você precisa carregar recursos externos.

Cross-browser não existe 100% em nenhuma view, alguém ai conhece alguma onde o mesmo código gere o mesmo comportamento em qualquer cliente? Desconheço, e dúvido que qualquer xxxFaces possua tal característica.

Sim, mas isso eh um problema que tem como contornar, e nao um problema que nao tem como contornar (e no caso do Flex, sao varios, leitura de TIFF bitonal por ex). A questao eh que o Flex / Flash, foge do conceito web da coisa, nao usa os recursos do PC e encapsula tudo dentro de uma VM so… Isso sem contar o grande problema que eh pra voce por exemplo, lidar com PDF nele. Ou entao, a versao antiga que so o cacete do HTML que ele tem o suporte… E sobre o desempenho, ninguem venha me falar pra usar o Alchemy nao pq isso eh uma extrema gambiarra pra suprir a necessidade. Sao por essas e outras coisas, que mesmo dando pau pra renderizar no IE, eu ainda prefiro 100x mais PrimeFaces.

[quote=xdraculax]Com relação a projetos com grande quantidades de classes, você não poderia modularizar essas classes em bibliotecas diferentes? Provavelmente você tem um conjunto bem grande de classes que não são alteradas com frequência, essas classes poderiam ficar em um SWF já compilado, quando for compilar o restante da aplicação, parte dela já estaria compilada.

Com relação a multi-thread, posso estar falando besteira, mas pra que multi-thread na parte da aplicação que fica no cliente? Cada cliente pode ser considerado uma thread, pois ele usa o processador delete em um nó diferente da máquina servidora. Threads fazem sentido quando tudo é processado na mesma máquina; sinceramente não vejo vantagem em multi-thread na view.

Bug… bem realmente existem. Mas não dá pra dizer que é maduro como o Java por exemplo, mas isso é questão de tempo, e só.

Flex/Flash Builder é ruin? Concordo! é lento, e não só bugs, as vezes dá uns pau violento que pra voltar a funcionar é um verdadeiro parto.

Retrocompatibilidade foi um fracasso do 3 para o 4. Ridículo a mudança da arquitetura dos componentes e edição de skins que foi tirada do Flash Builder e jogada pro Photoshop.

A lentidão realmente existe, mas acho que pode ser melhorada separando a aplicação em módulos swf diferentes que sejam carregadas sob demanda; tudo em um único SWF é sem-futuro.

Sandboxes já tive alguns problemas bem chatos mesmo com isso.

Cross-browser não existem 100% em nenhuma tecnologia de view, alguém ai conhece alguma onde o mesmo código gere o mesmo comportamento em qualquer cliente? Desconheço, e dúvido que qualquer xxxFaces possua tal característica.[/quote]

A arquitetura de Modules do Flex nao eh nem um pouco otimizada, se quiser fazer isso, vou ter que perder desempenho, e vai ser OSSO manter um codigo decente. Principalmente relacionar versoes, esse eh o maior gargalo.

Porque de Multi-threading:

  1. Multi-Threading

What: I?d like the ability to spawn a new process/thread that I can perform data operations on. This thread should not have the capability to lock up the Flash Player, nor interfere with animation.

Why: I had a project where I was visually showing lots of data using charts and images. I had to do a lot of pre-processing on the data first. Doing this via green threads was really hard to architect and test.

Sobre bugs, nao eh uma questao de tempo. A Adobe vem emendando uma gambiarra atras da outra pra poder cumprir o stack de funcionalidades, e mesmo assim nao consegue. Tenho um projeto aqui, por exemplo, que do nada lançava uma “VirtualMouseException”, era so minimizar e abrir novamente, tomava essa excecao. Fui ver, framework, e nao foi so dessa vez nao. Varias vezes foram a mesma coisa ou migracao de framework por um errozinho desses, e quando migrava o framework, la vinha outro pau…

A retrocompatibilidade entao, que lixo. Nao vou nem comentar.

Eu concordo que nenhuma tecnologia eh 100% crossbrowser, mas Flex encapsula todos os conceitos e ferra com muita coisa pra possuir essa feature. Se sacrifica demais. (PS: Nao mencionei o tamanho dos deploys SWF ainda, hein…).

Edit: esqueci de mencionar tambem a questao Linux. A Adobe vem descontinuando cada vez mais seu suporte a Linux… E podem me chamar de louco, mas ja peguei aplicacoes com desempenho / formas diferentes entre Linux e Windows, rodando em Flex.

[quote=AUser]
BlazeDS rapido? Quantos req/resp voce tinha por segundo? Esses projetos de “medio” porte, o que tinham de dificuldade pra vc chama-los de “medio” porte? Serializar / deserializar pacotes o tempo todo eh algo bem desagradavel…[/quote]

Médio porte é em relação ao número de funcionalidades e módulos.

Sério … não tenho problemas de lentidão! (desabilitei o log do java, isso deixava um pouco mais lento)

Vc usa oq com o java?

Então, AUser, tudo tem como contornar. Mas se eu não preciso, porquê eu contornaria? É nesse ponto que eu comento.
Cara, eu sou apaixonado pelo Primefaces. Acho incrível o que ele faz, mas sinceramente, só faço quando meu cliente vai usar Chrome ou Firefox (até o 5, nos outros ele também se escangalha todo).
Não entendi o que tu quis dizer com problemas pra lidar com PDF nele; eu não tive problema algum até agora, então eu não sei qual o problema que tu tivesse.
O que é extrema gambiarra? Alchemy ou uma cacetada de hack de CSS e JS? Gambiarra por gambiarra, dá tudo na mesma.
Eu, particularmente, nunca precisei fazer leitura de TIFF bitonal; no dia que eu precisar, eu vou ter que me virar com isso (e eu sei lá como).

[quote=orogerio][quote=AUser]
BlazeDS rapido? Quantos req/resp voce tinha por segundo? Esses projetos de “medio” porte, o que tinham de dificuldade pra vc chama-los de “medio” porte? Serializar / deserializar pacotes o tempo todo eh algo bem desagradavel…[/quote]

Médio porte é em relação ao número de funcionalidades e módulos.

Sério … não tenho problemas de lentidão! (desabilitei o log do java, isso deixava um pouco mais lento)

Vc usa oq com o java?[/quote]

Pra testes, usamos o Blaze, deploy temos que usar o LiveCycle. Acima de 20 usuarios simultaneos o BlazeDS ja começa a miar. medio porte nao eh soh o tamanho / features, mas tambem o uso da app. No nosso caso, ocorre um grande trafego de imagens / PDF no sistema.

[quote=leoramos]Então, AUser, tudo tem como contornar. Mas se eu não preciso, porquê eu contornaria? É nesse ponto que eu comento.
Cara, eu sou apaixonado pelo Primefaces. Acho incrível o que ele faz, mas sinceramente, só faço quando meu cliente vai usar Chrome ou Firefox (até o 5, nos outros ele também se escangalha todo).
Não entendi o que tu quis dizer com problemas pra lidar com PDF nele; eu não tive problema algum até agora, então eu não sei qual o problema que tu tivesse.
O que é extrema gambiarra? Alchemy ou uma cacetada de hack de CSS e JS? Gambiarra por gambiarra, dá tudo na mesma.
Eu, particularmente, nunca precisei fazer leitura de TIFF bitonal; no dia que eu precisar, eu vou ter que me virar com isso (e eu sei lá como).[/quote]

Entao, por isso que falei. Uma pa de features que uma aplicacao grande precisa (medica, CMS, ECM), o Flex nao possui. TIFF eh obrigacao em ECM / aplicacoes medicas, por ex. Por isso que falei que Flex nao da para grandes apps, apenas para pequenas e no maximo medias (e ai se envolve varias politicas de deploy como versoes diferentes pra clientes diferentes, eu ja nao indicaria Flex).

Sobre o PDF, como voce faz pra ler PDF? Usa aquelas solucoes de iframe? O problema daquilo eh que alem de lento, so tem um hacking pra detectar se o IFrame esta sobre outra tela, e nao funciona pra Flex 4, so pra Flex 3. Ex: estourou um Alert e tem um IFrame junto? Provavelmente, em IE sem versao de Debug do FP, vai aparecer o IFrame por cima do Alert. Sao varios “probleminhas” assim.

Uma grande gambiarra seria por exemplo, usar o Alchemy pra rodar C/C++ dentro da VM. Eu me lembro do video dos caras jogando Quake 2 dentro do FP, eu olhei e na hora pensei “mas que porra eh essa, tem algum motivo muito serio para fazerem uma gambiarra dessas”, e tem: desempenho. Cara, eu nunca precisei fazer uma cacetada de hack de css / js, tudo o que eh estilizado ao maximo eu ja deixo pro JQuery, a aplicacao fica rodando so o que eh primefaces mesmo. Nao tive problemas com isso ateh hj.

Edit: tambem nao tem suporte a impressao decentemente no Flex, coisa requerida em boa parte dos sistemas…

Entendi a questão da threads e entendo como elas funcionam, e sua utilidade é ainda mais nítida em máquians com mais de um núcleo.

Mas o FLex é por natureza assíncrono - até onde não precisa ser, portanto, ao carregar grandes quantidades de dados não trava a interface de usuário, o carregamento é em background. Quando você receber a resposta você carrega na interface. Pra mim isso é uma thread.

[quote=luceeferin]Concordo com o AUser.

[quote]Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java. [/quote]

Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.

O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.

Se trabalhou esse tempo todo com Flash/Flex tenho dó de você do stress que passou durante esse tempo.[/quote]

Desculpe luceferin, mas não tenho stress nenhum trabalhando com Flex (sofre quem não tem conhecimento suficiente da tecnologia).
“Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.” - Você devia avisar a eles, e dizer que os analistas que trabalham lá sabem menos que você que deu esse diagnóstico.
“O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.” - Nessa você foi muito infeliz, não merecia nem comentário. Entra no site da TOTVS e verifica a quantidade de padaria que eles tem como cliente.

[quote=xdraculax]Entendi a questão da threads e entendo como elas funcionam, e sua utilidade é ainda mais nítida em máquians com mais de um núcleo. Mas o FLex é por natureza estruturado assínconemante - até onde não precisa ser.
Portanto, ao carregar grandes quantidades de dados não trava a interface de usuário, o carregamento é em background. Quando você receber a resposta você carrega na interface.[/quote]

Depende da quantidade de dados. E nao eh soh nesses casos, isso fica evidente quando se trabalha com 3d. Ex: eu tenho uma aplicacao aqui que tem o menu feito em 3D, de vez em quando, ao entrar em algumas telas, eu sinto o cursor lento, travando… E garanto: nao eh problema no codigo.

Outra coisa que me lembrei que eh horrivel no Flex: suporte a SVG.

E ca entre nos, o Flash nao foi criado com o objetivo do Flex. Isso ja responde muita coisa…

[]'s

[quote=Cabazzo][quote=luceeferin]Concordo com o AUser.

[quote]Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java. [/quote]

Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.

O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.

Se trabalhou esse tempo todo com Flash/Flex tenho dó de você do stress que passou durante esse tempo.[/quote]

Desculpe luceferin, mas não tenho stress nenhum trabalhando com Flex (sofre quem não tem conhecimento suficiente da tecnologia).
“Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.” - Você devia avisar a eles, e dizer que os analistas que trabalham lá sabem menos que você que deu esse diagnóstico.
“O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.” - Nessa você foi muito infeliz, não merecia nem comentário. Entra no site da TOTVS e verifica a quantidade de padaria que eles tem como cliente. [/quote]

Nao eh software que garante clientes. Nao sao as tecnologias empregadas que dao grana. Elas sao so a ponta do iceberg, apenas um bom software nao traz dinheiro a uma empresa, nem clientes. Eh preciso muito mais alem disso. Um tempo desses eu estava procurando uma ferramenta aqui pra um amigo, e a que dominava o mercado era feita em Delphi 7, e completamente tosca, com erros de portugues e o cacete. Se fosse so por tecnologias, porque essa ferramenta domina o mercado?

Não conheço a fundo o funcionamento de graaaaandes sistemas como os de 1200 classes, mas aqui temos aplicações de análise de imagens com mais de 50 usuários simultâneos acessando um único servidor de arquivos de imagem e dados - e com BlazeDS aceitando de boa, e sério, nunca tivemos problemas com isso.

A aplicação se comporta muito bem. Eu a considero uma aplicação grande, não pelo volume de classes, mas pelo porte de funcionamento em operação dessa aplicação, carregamento de imagens constantemente - cada analista recebe 4 imagens por análise que demora em média uns 20 segundos cada análise - fora os dados que são carregados dinâmicamente e os que ficam carregados em memória da aplicação Flex.

A estabilidade da aplicação também é muito boa, pois o analista chega pela manhã e mantém a aplicação aberta até o final do expediente, sem problemas de memória ou uso de recursos da máquina.

Outra aplicação de porte considerável que temos é uma de vídeo monitoramento, recebemos streams de um servidor dedicado para um usuário que pode ver n câmeras simultâneamente; também não nos desapontou.

Não sei se Flex é melhor do que outras tecnologias do mesmo seguimento porque não às conheço a fundo, portanto, não posso criticá-las, mas o que posso dizer é que nas aplicações que já uso Flex, não tive fortes dores de cabeça (só com o Flex Builder e com a frustração de não poder utilizar os componentes Spark sem ter que secar o oceano à canudinho).

Realmente tecnologia não garante negócio de forma alguma, mas tem forte influência em relação a qualidade do que você oferece, tempo de desenvolvimento, e manutenção da aplicação.

Eu estudaria Flex sem medo.

[quote=AUser][quote=Cabazzo][quote=AUser]Bom, vamos lá. Tenho certificação ACE e trabalhei três anos intensamente com Flex / AS / Java em geral em um projeto de grande porte, então, acho que posso contribuir um pouco.

Não se faz aplicações grandes com Flex, apenas pequenas, os motivos disso são VÁRIOS:

  1. Sandboxes, quem mexer de verdade com Flex, vai ver a cacetada de regra de segurança chata que tem e vai esbarrar em muitas delas.
  2. Não é “multi-plataforma”, é uma VM que tem restrições em diferentes plataformas, poucas, mas tem, e que fim tem levado o Air mesmo, hein? :)… Aquela propaganda da Adobe de 99.5% dos computadores tem é antiga, e é furada. Hoje em dia tudo se limita a última versão.
  3. Não é multi-thread.
  4. Bugs na SDK, não dá pra falar que Flex é uma SDK isenta de bugs, ao contrário… Eu considero ela bem bugada pelo tamanho da coisa.
  5. IDE ruim. A IDE (Flash Builder) é bem bugada. Quem trabalha com projetos +1000 classes em Flex sabe o que tô falando.
  6. Compilação demorada, o nosso projeto hj em dia demora coisa de 1:20 pra compilar, isso é coisa pra cacilda.
  7. Lenta, o FP é realmente lento, inegávelmente lento.
  8. Retrocompatibilidade horrível. Esse não é um conceito bem abordado no Flex. Coisas que você fará no Flex 3, rodarão diferente no Flex 4 (principalmente a parte de layout). Manter uma aplicação mista entre Flex3/4 é osso também.

Essas são as únicas oito razões que encontro agora, pensando por alto, mas se fosse escrever, falaria mais, com certeza. Não tem nada que você não faça em Flex que você não faça em PrimeFaces, por exemplo. E é mais complicado mexer com styling em Flex do que com Prime, por ex.

Recomendo Flex? Só pra projeto de pequeno porte.

[]'s[/quote]

Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java.
[/quote]

Claro que estao indo pra direcao errada, assim como o ECM By You, tambem da DataSul. Flash eh lento, e nao adianta, nao eh conversa pra boi dormir - eh lento e pronto.

O FlashBuilder nao eh um “Eclipse”, ele eh um plugin pro Eclipse, e sim, eh cheio de bugs. Vou te dar uma dica: Compila um projeto de 1.2k classes (contando As, MXML) e me diz como voce vai otimizar o tempo de compilacao. Nao existe como. Me diga tambem como eu faço um deploy de apenas uma classe dentro de um deploy gigantesco. E vai la, me diga tambem, como eu faço um bom uso de threads, ou melhor ainda: como negocio diretamente com um iframe?

E respondo tudo isso com outra pergunta: porque nao fazem o Alfresco em Flex? Porque nao fizeram o Mercado Livre Mobile em Flex? Me cite 10 projetos grandes que usam flex, e te cito mais uns 300 que nao usam e desaprovam. Ou entao, me diz como em uma rede de baixa velocidade e hardware horrivel (como eu ja peguei em orgaos federais por ai, em Brasilia mesmo), usarem projetos em Flex com aquela cacetada de sandbox. A Adobe cita estatisticas “99% dos computadores possuem Flash”, sim, mas versoes antigas, e nao versoes que suportam Flex.[/quote]

Cara, eu escutava a mesma coisa do Java quando comecei a trabalhar com ele - " Java é lento, java é pesado, etc…" - E hoje tá ai , firme e forte.
Em um projeto que eu trabalhava, compilava tranquilo com arquivos até maiores que 1.2k, mas a maioria eram modulos, o sistema todo dava muito mais que isto.
Você citar Mercado Livre , Alfresco, não tem anada a ver, eles também não usam primefaces (que é um richfaces melhorado e que já trabalhei e também é cheio de bugs, e não faz nem 10% que o Flex faz).
Pra quem só trabalha fazendo tela básica é melhor usar html mesmo.
Projetos são sofríveis quando não se tem pessoal capacitado, seja qual for a linguagem.

[quote=xdraculax]Não conheço a fundo o funcionamento de graaaaandes sistemas como os de 1200 classes, mas aqui temos aplicações de análise de imagens com mais de 50 usuários simultâneos acessando um único servidor de arquivos de imagem e dados.

A aplicação se comporta muito bem. Eu a considero uma aplicação grande, não pelo volume de classes, mas pelo porte de funcionamento em operação dessa aplicação, carregamento de imagens constantemente - cada analista recebe 4 imagens por análise que demora em média uns 20 segundos cada análise - fora os dados que são carregados dinâmicamente e os que ficam carregados em memória da aplicação Flex.

A estabilidade da aplicação também é muito boa, pois o analista chega pela manhã e mantém a aplicação aberta até o final do expediente, sem problemas de memória ou uso de recursos da máquina.

Outra aplicação de porte considerável que temos é uma de vídeo monitoramento, recebemos streams de um servidor dedicado para um usuário que pode ver n câmeras simultâneamente; também não nos desapontou.[/quote]

Isso ate soa como sistema financeiro, hehe. Entao, essas imagens sao JPG e vcs n tem limitacao de tamanho, certo? Eu tneho um cenario como esse tb, mas por regras, cada imagem deve ter no maximo 14kb, cosia que pelo tamanho da imagem, so por TIFF mesmo e olhe la. E limitacao de tempo, vc n pode enviar o byte array por exemplo pelo BlazeDS, tem que ser por WS, ja que o Blaze vai compactar e enviar, olha o tempo gasto nisso.

De video n tenho do que reclamar mesmo, FMS ainda eh padrao de mercado nisso.

[quote=Cabazzo][quote=AUser][quote=Cabazzo][quote=AUser]Bom, vamos lá. Tenho certificação ACE e trabalhei três anos intensamente com Flex / AS / Java em geral em um projeto de grande porte, então, acho que posso contribuir um pouco.

Não se faz aplicações grandes com Flex, apenas pequenas, os motivos disso são VÁRIOS:

  1. Sandboxes, quem mexer de verdade com Flex, vai ver a cacetada de regra de segurança chata que tem e vai esbarrar em muitas delas.
  2. Não é “multi-plataforma”, é uma VM que tem restrições em diferentes plataformas, poucas, mas tem, e que fim tem levado o Air mesmo, hein? :)… Aquela propaganda da Adobe de 99.5% dos computadores tem é antiga, e é furada. Hoje em dia tudo se limita a última versão.
  3. Não é multi-thread.
  4. Bugs na SDK, não dá pra falar que Flex é uma SDK isenta de bugs, ao contrário… Eu considero ela bem bugada pelo tamanho da coisa.
  5. IDE ruim. A IDE (Flash Builder) é bem bugada. Quem trabalha com projetos +1000 classes em Flex sabe o que tô falando.
  6. Compilação demorada, o nosso projeto hj em dia demora coisa de 1:20 pra compilar, isso é coisa pra cacilda.
  7. Lenta, o FP é realmente lento, inegávelmente lento.
  8. Retrocompatibilidade horrível. Esse não é um conceito bem abordado no Flex. Coisas que você fará no Flex 3, rodarão diferente no Flex 4 (principalmente a parte de layout). Manter uma aplicação mista entre Flex3/4 é osso também.

Essas são as únicas oito razões que encontro agora, pensando por alto, mas se fosse escrever, falaria mais, com certeza. Não tem nada que você não faça em Flex que você não faça em PrimeFaces, por exemplo. E é mais complicado mexer com styling em Flex do que com Prime, por ex.

Recomendo Flex? Só pra projeto de pequeno porte.

[]'s[/quote]

Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java.
[/quote]

Claro que estao indo pra direcao errada, assim como o ECM By You, tambem da DataSul. Flash eh lento, e nao adianta, nao eh conversa pra boi dormir - eh lento e pronto.

O FlashBuilder nao eh um “Eclipse”, ele eh um plugin pro Eclipse, e sim, eh cheio de bugs. Vou te dar uma dica: Compila um projeto de 1.2k classes (contando As, MXML) e me diz como voce vai otimizar o tempo de compilacao. Nao existe como. Me diga tambem como eu faço um deploy de apenas uma classe dentro de um deploy gigantesco. E vai la, me diga tambem, como eu faço um bom uso de threads, ou melhor ainda: como negocio diretamente com um iframe?

E respondo tudo isso com outra pergunta: porque nao fazem o Alfresco em Flex? Porque nao fizeram o Mercado Livre Mobile em Flex? Me cite 10 projetos grandes que usam flex, e te cito mais uns 300 que nao usam e desaprovam. Ou entao, me diz como em uma rede de baixa velocidade e hardware horrivel (como eu ja peguei em orgaos federais por ai, em Brasilia mesmo), usarem projetos em Flex com aquela cacetada de sandbox. A Adobe cita estatisticas “99% dos computadores possuem Flash”, sim, mas versoes antigas, e nao versoes que suportam Flex.[/quote]

Cara, eu escutava a mesma coisa do Java quando comecei a trabalhar com ele - " Java é lento, java é pesado, etc…" - E hoje tá ai , firme e forte.
Em um projeto que eu trabalhava, compilava tranquilo com arquivos até maiores que 1.2k, mas a maioria eram modulos, o sistema todo dava muito mais que isto.
Você citar Mercado Livre , Alfresco, não tem anada a ver, eles também não usam primefaces (que é um richfaces melhorado e que já trabalhei e também é cheio de bugs, e não faz nem 10% que o Flex faz).
Pra quem só trabalha fazendo tela básica é melhor usar html mesmo.
Projetos são sofríveis quando não se tem pessoal capacitado, seja qual for a linguagem.[/quote]

Falta de pessoal capacitado? Vc so pode estar de brincadeira. rs. Nao vou nem responder a esse argumento… Pra mim, pessoal incapacitado que considera modulos aceitaveis pra um projeto de 1200k classes, no minimo, e isso voces nao conseguiram botar direito nem FERRANDO com uma politica de deploy aceitavel (ex: fulano tem versao X e tem que manter, ciclano tem versao Y).

Se vc nao sabe, o Alfresco vem mudando a Interface p/ o Share justamente em Rich/Prime. Outra coisa, O ML foi apenas um exemplo pra mostrar como o Flex nao eh forte no Mobile, e eu falei “Mercado Livre Mobile”.

Tela basica so HTML? Vou nem falar nada. Serio, ta começando a ter argumentos “trolls” mesmo depois dessa cacetada de argumentos que citei ai. Le as msgs que mandei pros outros participantes da discussao.

[quote=AUser][quote=Cabazzo][quote=luceeferin]Concordo com o AUser.

[quote]Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java. [/quote]

Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.

O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.

Se trabalhou esse tempo todo com Flash/Flex tenho dó de você do stress que passou durante esse tempo.[/quote]

Desculpe luceferin, mas não tenho stress nenhum trabalhando com Flex (sofre quem não tem conhecimento suficiente da tecnologia).
“Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.” - Você devia avisar a eles, e dizer que os analistas que trabalham lá sabem menos que você que deu esse diagnóstico.
“O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.” - Nessa você foi muito infeliz, não merecia nem comentário. Entra no site da TOTVS e verifica a quantidade de padaria que eles tem como cliente. [/quote]

Nao eh software que garante clientes. Nao sao as tecnologias empregadas que dao grana. Elas sao so a ponta do iceberg, apenas um bom software nao traz dinheiro a uma empresa, nem clientes. Eh preciso muito mais alem disso. Um tempo desses eu estava procurando uma ferramenta aqui pra um amigo, e a que dominava o mercado era feita em Delphi 7, e completamente tosca, com erros de portugues e o cacete. Se fosse so por tecnologias, porque essa ferramenta domina o mercado?[/quote]

Que ferramenta? E qual o mercado dela?
Você quer me dizer então que qualidade em Software é balela?
Que Microsoft, Oracle, Adobe, entre outras, são lideres por outra coisa que não seja a qualidade de seus softwares?
E só porque um sistema foi feito em Delphi 7 ele não pode ser bom?

Acho que o Flex é muito bom para o que ele se propoem, ele é para ser combinado com outras tecnologias, como java, php, c#, etc…
Sabendo usar não dá problema.
Meu ultimo projeto era um sistema de rastreamento de caminhões.
Só pra vc tere idéia, ele era usado para rastrear mais de 500 caminhões,
usando mapas, webservices, e animações gráficas,
e é usado inclusive pela Coca-Cola e nunca reclamaram de lentidão.

[quote=Cabazzo][quote=AUser][quote=Cabazzo][quote=luceeferin]Concordo com o AUser.

[quote]Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java. [/quote]

Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.

O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.

Se trabalhou esse tempo todo com Flash/Flex tenho dó de você do stress que passou durante esse tempo.[/quote]

Desculpe luceferin, mas não tenho stress nenhum trabalhando com Flex (sofre quem não tem conhecimento suficiente da tecnologia).
“Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.” - Você devia avisar a eles, e dizer que os analistas que trabalham lá sabem menos que você que deu esse diagnóstico.
“O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.” - Nessa você foi muito infeliz, não merecia nem comentário. Entra no site da TOTVS e verifica a quantidade de padaria que eles tem como cliente. [/quote]

Nao eh software que garante clientes. Nao sao as tecnologias empregadas que dao grana. Elas sao so a ponta do iceberg, apenas um bom software nao traz dinheiro a uma empresa, nem clientes. Eh preciso muito mais alem disso. Um tempo desses eu estava procurando uma ferramenta aqui pra um amigo, e a que dominava o mercado era feita em Delphi 7, e completamente tosca, com erros de portugues e o cacete. Se fosse so por tecnologias, porque essa ferramenta domina o mercado?[/quote]

Que ferramenta? E qual o mercado dela?
Você quer me dizer então que qualidade em Software é balela?
Que Microsoft, Oracle, Adobe, entre outras, são lideres por outra coisa que não seja a qualidade de seus softwares?
E só porque um sistema foi feito em Delphi 7 ele não pode ser bom?

Acho que o Flex é muito bom para o que ele se propoem, ele é para ser combinado com outras tecnologias, como java, php, c#, etc…
Sabendo usar não dá problema.
Meu ultimo projeto era um sistema de rastreamento de caminhões.
Só pra vc tere idéia, ele era usado para rastrear mais de 500 caminhões,
usando mapas, webservices, e animações gráficas,
e é usado inclusive pela Coca-Cola e nunca reclamaram de lentidão.[/quote]

Esse meu amigo tem 6 postos de combustivel, e estava de saco cheio do fornecedor de software para adm dos postos dele. E o sistema era uma porcaria sim. Patches e bugfixes a cada dia, pau no final do mes. Nesse tipo de ramo, so usam computadores pq sao obrigados, esses softwares nao “auxiliam” o usuario de forma correta. Nao citei como sendo Delphi 7 algo ruim, mas algo ANTIGO. Eh diferente. Nesse sistema de caminhoes, vcs tinham algum KPI pra performance, em contrato exigindo uma KPI especifica com a latencia maxima? Tinha uma auditoria em cima dessas KPIs constantemente? Pois eh… Bom, nao vou me estender muito, pq quero ver voce dar argumentos contra os que eu dei ai pra galera ai em cima. Agora vir falar que a equipe eh incompetente sem nem conhecer nada, nem o background…

AUse, mas esse problema de deploy, não acredito que a tecnologia pode resolver, é um problema de arquitetura. Como você resolveu isso com o PrimeFaces? Veja bem, não estou defendendo tecnolgoa nenhuma, eu realmente quero saber, pois enfretamos esses problemas as vezes, inclusive estou com um desses aqui pra resolver. Mas não vejo como uma tecnologia de view pode resolver um problema de regras de negócio diferente para cliente X,Y e Z, acho que essas regras estão no lugar errado.

A solução que achamos aqui foi criar aplicações diferentes e componentizar o código reutilizável ao máximo, conseguimos um bom resultado com isso.

Voltando a questão das imagens, não temos muitos problemas com o retorno do byte array para o cliente, não temos requisitos de desempenho tão complicados assim, mas também nunca tivemos reclamações ao desempenho, é bom, não dá pra dizer que é lento. Cada imagen tem em torno de 50 a 75K.
Nossa aplicação não é financeira, é para geração de notificações de infração de trânsito, multas (essa é a hora que eu saio correndo pra não levar pedradas na cara) :).