Sou um iniciante em programação, comecei a programar um pouco tarde na vida, somente no ano passado. Comecei em python e por ver que por tanto estudar python, estava ficando burro por usar só uma linguagem, e agora tanto por vontade própria, quanto por necessidade, preciso usar java, qual IDE seria melhor para começar, Intellij ou netbeans?
Eu gosto bastante do IntelliJ por causa de Postfix Completion.
Tipo, vc digita .var no final de uma expressão e ela guarda em uma variável.
Tem vários atalhos assim (if, null, not), ajuda muito.
Intellij é muito bom mas é pesado. (há quem programe no VSCode, mas eu acho bem esquisito, acredito que uma IDE seja mais útil)Se o seu PC não for muito legal, vc pode usar o NetBeans/eclipse (prefiro o NetBeans), mas isso terá de ser um gosto seu.
E se for tentar programar pra desktop, o ideal é que já comece com a nova tecnologia do Java, o JavaFX.
Eu gosto muito do Java Swing, mas ele não terá mais atualizações, então é melhor partir pro mais novo.
Já pra web, eu nunca aprendi o JavaWeb (spring e etc) por puro medo e preconceito mesmo. Achava muito difícil e feio de olhar, logo nem dava muita atenção.
Então decidi partir pro ReactJS, que é onde estou até hoje, junto do NodeJS (backend)
Eu recomendo o Eclipse, já trabalhei com netbeans, Eclipse e Intelij no geral você vai ver que não muda muito mais o eclipse e melhor por tudo que oferece e ser open source.
Bons estudos!!!
Obrigado pelas dicas. Estou usando Intellij e Netbeans, faço algumas coisas com swing, mas acho o netbeans mais fácil pra trabalhar com swing do que o Intellij. Sobre o JavaFX, estou estudando sobre, é bem interessante.
Obrigado!
na minha humilde opinião, e como também sou iniciante em programação…recomendo com 100% de certeza o Eclipse.
Mas isso é uma coisa muito pessoal…tem gente que odeia o eclipse, outros odeiam netbeans e por ia vai…mas pra mim Eclipse é o melhor
Legal vc falar isso porque comigo foi assim, eu comecei na facul a usar netbeans muito tempo atras,e assim sem saber e sem usar não gostava de eclipse , mais depois q usei, comecei a gostar por oferecer muitas ferramentas alem de ter o spring tools suite que ajuda a utilizar o spring. Hoje me adapto aos 3, acredito que tem se ser assim, pois as empresas são diferentes. Recentemente o dbeaver que é baseado no eclipse para banco de dados. Como você disse é pessoal e vai da vida profissional de cada dev.