Iniciando em Programação

Antes de tudo buiutb, posso lhe dizer que entender Java vai muito além de ler livros ou artigos por ai, Java você deve gostar, mas gostar mesmo. Quando se gosta de programar em Java, parece ser tudo mais fácil. Posso lhe afirmar que se você gosta mesmo de Java você irá aprender sem nem perceber. Mas em relação a materiais para aprender Java eu lhe indico videoaulas do Prof.° Neri Neizke sobre Java SE, onde você irá aprender grande parte do Java. Essas videoaulas se encontram no Youtube através do seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=hfs0crlqSaM&feature=related

Mas lembre-se que você deve ter uma boa lógica de programação para entender. Caso vocẽ ainda não tenha noções em lógica de programação, procure pelo curso de mesmo nome também do Prof.° Neri Neitzke. Eu assim como você, quis estudar por fora também, e posso lhe afirmar que esses cursos em videoaulas do Prof.° Neri Neizke são os melhores para quem quer aprender Java. Se quiser, também estão a venda no website do Professor Neri: http://www.informaticon.com.br

Abraços cara, e bem vindo ao mundo Java! :smiley:

1º Como iniciar em programação? Estudar muito a lógica primeiro, estruturas de dados…
2º Em relação ao java, e ao curso, a professora recomendou o uso do Eclipse Galileo… Porém, existe também o NetBeans né?
Então, qual a diferença entre os dois? Ou não há diferenças, são simplesmente ferramentas desenvolvida por pessoas diferentes mas com o mesmo propósito…
3º Em programação, informática e toda essa área, deve-se ter o domínio do Inglês. Não tenho nenhum curso de inglês, porém, que muito aprender.
Alguma dica para aprender essa língua, ou aprende-se somente com curso presencial mesmo?
4º Como começar a estudar JAVA? livros, apostilas, cursos…

1° Aprenda lógica de programação, independente da linguagem. Apenas algoritmos mesmo. Comece a aprender Java mesmo apenas depois de saber usar corretamente IF/ELSE, WHILE, DO-WHILE, FOR… Depois aprenda o básico de orientação a objetos (livros de java para iniciantes costumam ensinar isso)
2° NetBeans costuma facilitar bastante. Deixa tudo pronto para você, etc. Mas eu prefiro o Eclipse. Para mim, pelo menos, se você se acostuma com a ‘folga’ do NetBeans, você nem vai entender como realmente faz as coisas. Mas isso é opinião minha. E também porque, além de usar eclipse desde o começo, não vou com a cara do NetBeans mesmo.
3° Melhor fazer pelo menos um curso de inglês mesmo. Não precisa falar fluente, mas é muito bom saber pelo menos ler e escrever bem. Já li livros que comprei na Amazon em inglês… o lado bom é que não há erros de tradução :stuck_out_tongue:
4° Eu comecei com o livro Deitel - Como programar. Não recomendo ele. Se eu soubesse da serie “Use a cabeça!” (Head First), teria lido o “Use a cabeça! Java”. Pois o Deitel tem uma leitura muito cansativa, enquanto os livros da série “Use a cabeça!” são bem melhores de ler. Lí o Head First de HTML, CSS e XHTML. Achei ótimo o livro. Então te recomendo “Use a cabeça! Java”. Depois que você tiver uma base teórica da linguagem que você procura outros meios de estudar. Claro, estou falando minha opinião. Muitos aprenderem por cursos, video-aulas, etc.

Dê uma olhada nas revistas da Espírito Livre, elas são virtuais (em PDF), podem ser baixadas no site gratuitamente e falam sobre o vasto mundo do software livre, onde inclui inúmeras notícias sobre a Java, Linux, Cloud Computing, LibreOffice, entre outros. Eu sempre estou lendo as edições que são lançadas mensalmente. Se você quer ficar antenado com o que tem de melhor em tecnologia pelo mundo, não existe revista melhor. :slight_smile:

Site das Revistas Espírito Livre: http://www.revista.espiritolivre.org/?page_id=59

Segue abaixo a edição de março falando sobre várias linguagens de programação.

Revista Espírito Livre - Ed. n #024 - Março 2011 http://www.revista.espiritolivre.org/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=24

Ah… ví postando ai o curso da T2Ti. Não sei esse aí de Java, mas os cursos deles costumam ser ótimos!

[quote]1º Como iniciar em programação? Estudar muito a lógica primeiro, estruturas de dados…
2º Em relação ao java, e ao curso, a professora recomendou o uso do Eclipse Galileo… Porém, existe também o NetBeans né?
Então, qual a diferença entre os dois? Ou não há diferenças, são simplesmente ferramentas desenvolvida por pessoas diferentes mas com o mesmo propósito…
3º Em programação, informática e toda essa área, deve-se ter o domínio do Inglês. Não tenho nenhum curso de inglês, porém, que muito aprender.
Alguma dica para aprender essa língua, ou aprende-se somente com curso presencial mesmo?
4º Como começar a estudar JAVA? livros, apostilas, cursos…

1° Aprenda lógica de programação, independente da linguagem. Apenas algoritmos mesmo. Comece a aprender Java mesmo apenas depois de saber usar corretamente IF/ELSE, WHILE, DO-WHILE, FOR… Depois aprenda o básico de orientação a objetos (livros de java para iniciantes costumam ensinar isso)
2° NetBeans costuma facilitar bastante. Deixa tudo pronto para você, etc. Mas eu prefiro o Eclipse. Para mim, pelo menos, se você se acostuma com a ‘folga’ do NetBeans, você nem vai entender como realmente faz as coisas. Mas isso é opinião minha. E também porque, além de usar eclipse desde o começo, não vou com a cara do NetBeans mesmo.
3° Melhor fazer pelo menos um curso de inglês mesmo. Não precisa falar fluente, mas é muito bom saber pelo menos ler e escrever bem. Já li livros que comprei na Amazon em inglês… o lado bom é que não há erros de tradução
4° Eu comecei com o livro Deitel - Como programar. Não recomendo ele. Se eu soubesse da serie “Use a cabeça!” (Head First), teria lido o “Use a cabeça! Java”. Pois o Deitel tem uma leitura muito cansativa, enquanto os livros da série “Use a cabeça!” são bem melhores de ler. Lí o Head First de HTML, CSS e XHTML. Achei ótimo o livro. Então te recomendo “Use a cabeça! Java”. Depois que você tiver uma base teórica da linguagem que você procura outros meios de estudar. Claro, estou falando minha opinião. Muitos aprenderem por cursos, video-aulas, etc.[/quote]
Obrigado pelas informações fernando… A parte de lógica de programação já aprendi tudo, e acredito que de forma bem feita. pois tive matéria de Algoritmos I e II na faculdade. Agora estou tendo programação e a linguagem utilizada é o Java.
Estava em dúvida entre os livros, e após você e outros darem suas opiniões, vou ler o Use a cabeça-JAVA que já está aqui comigo… Novamente, obrigado!

[quote]Antes de tudo buiutb, posso lhe dizer que entender Java vai muito além de ler livros ou artigos por ai, Java você deve gostar, mas gostar mesmo. Quando se gosta de programar em Java, parece ser tudo mais fácil. Posso lhe afirmar que se você gosta mesmo de Java você irá aprender sem nem perceber. Mas em relação a materiais para aprender Java eu lhe indico videoaulas do Prof.° Neri Neizke sobre Java SE, onde você irá aprender grande parte do Java. Essas videoaulas se encontram no Youtube através do seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=hfs0crlqSaM&feature=related

Mas lembre-se que você deve ter uma boa lógica de programação para entender. Caso vocẽ ainda não tenha noções em lógica de programação, procure pelo curso de mesmo nome também do Prof.° Neri Neitzke. Eu assim como você, quis estudar por fora também, e posso lhe afirmar que esses cursos em videoaulas do Prof.° Neri Neizke são os melhores para quem quer aprender Java. Se quiser, também estão a venda no website do Professor Neri: http://www.informaticon.com.br

Abraços cara, e bem vindo ao mundo Java! [/quote]

Obrigado pela informação DanTecvip, já ouvi falar nas aulas do Neri, me falaram que era muito boa… porém, acredito que não vou utiliza-la… Porque? Ele e meu professor tem metodologias diferentes, com isso pode-se então ficar tudo embaraçoso. Mas com certeza, dúvidas que não for solucionadas na sala, eu vou atrás do vídeo especifico. Valeu!