Olá…
Então dentre os quatro andares que citou (Serviços, Negócio, Controle e Apresentação) qual será a responsabilidade do andar de controle?
E obrigada pela explicação da comunicação explicita e implícita entre andares, não conhecia. Até +[/quote]
Controle seria o intermediário entre a apresentação e os serviços (que, por sua vez, se comunica com a camada de negócio). Se ficar mais confortável, pode também adicionar o Façade aí (aí fica a camada de controle entre a apresentação e os façades). Eu não gosto muito do padrão Façade pois trabalho com SOA, e esse padrão tende a complicar mais do que facilitar pra mim.
[]´s[/quote]
Olá asaudate…
Legal, não conhecia esse andar que falou. Acreditava que a comunicação do andar de Apresentação com o andar de Negócio/Domínio era direta, ou seja, se o andar de Apresentação está implementado em MVP, os models que lá estão chamarão diretamente os métodos das classes do domínio. Se criar um Façade para as classes de domínio, esse Façade pertencerá ao andar de Domínio, não?
Obrigada :D[/quote]
Sim , pertence ao domínio. Na verdade, as fachadas são usadas só para facilitar o acesso entre as camadas (veja o post do André Fonseca), ou seja, é como se elas estivessem no topo da camada, mas ainda pertecem a ela.
[]´s[/quote]
Entendi… mas então qual é a especialidade do andar de controle?
Assim, até o momento estou entendendo assim: Cliente, Apresentação, Negócio/Domínio, Integração e Recursos.
Obrigada mais uma vez :D[/quote]
Peraí que isso tá virando uma salada =P
Antes de mais nada, cuidado com esse monte de camadas (juro que nunca tinha ouvido alguém falar o termo “andar”). Segundo, o Controle de que estou falando é o C do MVC , e tenho certeza de que isso não pode ser considerado como uma camada por si só. Dito isto, a comunicação, na estrutura que você citou, fica assim:
Desculpe o desenho tosco (fiz no paint, mesmo), mas a idéia é essa.
[]´s
[/quote]
Oi, desculpe pela “salada”. Agora entendi, você está falando de Controle do MVC, desculpe. Já a palavra ‘andar’ define uma camada lógica.
É que eu aprendi diferente. MVC, para mim, está lá no andar Cliente e o MVP está no andar Apresentação.
No MVP, as classes responsáveis pela comunicação com o andar inferior são os modelos, ou melhor, o M do MVP.
E tanto MVC quanto MVP estão no andar, ou seja, M-V-P ‘as três letras’ estão juntas no andar x e não espalhadas pelos andares x,y,z. Foi assim que aprendi, desculpe… eu sei que isso é um assunto muito discutido aqui no fórum como pode conferir neste tópico.
Obrigada pela sua ajuda… Até…