Indicações em universidades em São Paulo

Se você fosse cearense e estudasse em algumas escolas particulares que enfatizam o vestibular, já estaria com uma vaga no ITA (São José dos Campos, SP) - parece que 30% dos que passam nesse vestibular são de lá (que é babinha - até um amigo meu passou, não deve ser tão difícil :slight_smile: ).

Eu tb aconselho USP, ITA, UNICamp…só existe o porém de conseguir uma vaga. :confused:

Aconselho você a buscar ou USP, Unesp, Unicamp, FATEC ou ITA. O nível de todas elas é muito bom e os professores são bons.

Já conheço pelo nome algumas que vcs me indicaram aí, só que, pelo que sei algumas dessas são públicas. A minha questão é que hoje estou cursando uma faculdade particular e quero pedir transferencia pra outra universidade aí em são paulo. Há possibilidade de transferencida de uma particular para uma pública, se não, quais particulares vocês me indicam?

Agradeço, desde já.

FIAP, USJT, PUC, Makenzie, não necessariamente nesta ordem. :smiley: todas particulares.

A resposta é sim, sendo que há duas maneiras:

1ª: Você faz o vestibular e se passar pede aproveitamento de matéria do que você já cursou.
2ª Ficando de olho para quando abrir o período de transferência nas faculdades públicas, que costuma ser um pouco antes do vestiba. Geralmente há um número de vagas em aberto para um período tal. Daí, se a procura for maior que o número de vagas oferecidas (o que é normal), você faz uma provinha de conhecimentos específicos.

Quanto a Faculdades particulares, eu não posso dar muito pitaco porque nunca cursei faculdade particular, mas o pessoal fala muito bem da PUC e do Mackenzie. Se eu fosse tentar fazer uma particular, faria uma dessas duas, com certeza.

Receita !!!

Compre um monitor LCD de 19.5 SAMSUNG.
Compre um notebook de 14.5 ou 15 polegadas com saida de video 15 pinos , para ligar o seu monitor LCD
Faça um curso de Inglês com professor particular ou tente pagar um Cel-Lep da vida.
Sobre faculdade isso só da dinheiro pra esses bandos de empresário, se for querer fazer esse suicido, tenta entrar na USP para não pagar nada mesmo.
Wifi esta ai para todos também, pagar pra ter acesso a internet é simplemente ridiculo, mesmo porque banda larga deveria começar nos dias de hoje com minimo 12 megas, abaixo disso deveria ser gratuito.

[quote=jcracker]Sobre faculdade isso só da dinheiro pra esses bandos de empresário, se for querer fazer esse suicido, tenta entrar na USP para não pagar nada mesmo.
[/quote]

É duro ter q ler isso uma hora dessas da manhã…

Aprovo com certeza a idéia de tentar a USP, mas o resto…

[quote=jcracker]Receita !!!

Compre um monitor LCD de 19.5 SAMSUNG.
Compre um notebook de 14.5 ou 15 polegadas com saida de video 15 pinos , para ligar o seu monitor LCD
Faça um curso de Inglês com professor particular ou tente pagar um Cel-Lep da vida.
Sobre faculdade isso só da dinheiro pra esses bandos de empresário, se for querer fazer esse suicido, tenta entrar na USP para não pagar nada mesmo.
Wifi esta ai para todos também, pagar pra ter acesso a internet é simplemente ridiculo, mesmo porque banda larga deveria começar nos dias de hoje com minimo 12 megas, abaixo disso deveria ser gratuito.[/quote]
Você tem razão e ainda completo, esses cursos de 40 horas que existem por ai é tudo uma baita de uma faixada, fazer faculdade particular nunca foi algo democratico no Brasil também porque em Países desenvolvidos como E.U.A todas as faculdades são pagas, e para você cursar uma Faculdade pagando baixo é necessário tirar notas muito alta à ser convidado e ter direito à bolsa de estudos, plentiar a querer entrar na USP ai vem esses cursinhos para garimpar mais dinheiro, já que o sistema de ensino medio no Brasil é utrajante e sem o minimo de investimento ou já cursar um colegial particular onde vai pagar no minimo nas casas de 1.000,00 reais por mês.

Abraçosss

[quote=jcracker]Receita !!!

Compre um monitor LCD de 19.5 SAMSUNG.
Compre um notebook de 14.5 ou 15 polegadas com saida de video 15 pinos , para ligar o seu monitor LCD
Faça um curso de Inglês com professor particular ou tente pagar um Cel-Lep da vida.
Sobre faculdade isso só da dinheiro pra esses bandos de empresário, se for querer fazer esse suicido, tenta entrar na USP para não pagar nada mesmo.
Wifi esta ai para todos também, pagar pra ter acesso a internet é simplemente ridiculo, mesmo porque banda larga deveria começar nos dias de hoje com minimo 12 megas, abaixo disso deveria ser gratuito.[/quote]

Marcio Duran Detected!!

[quote=Alex Basto]
Você tem razão e ainda completo, esses cursos de 40 horas que existem por ai é tudo uma baita de uma faixada, fazer faculdade particular nunca foi algo democratico no Brasil também porque em Países desenvolvidos como E.U.A todas as faculdades são pagas, e para você cursar uma Faculdade pagando baixo é necessário tirar notas muito alta à ser convidado e ter direito à bolsa de estudos, plentiar a querer entrar na USP ai vem esses cursinhos para garimpar mais dinheiro, já que o sistema de ensino medio no Brasil é utrajante e sem o minimo de investimento ou já cursar um colegial particular onde vai pagar no minimo nas casas de 1.000,00 reais por mês.

Abraçosss[/quote]

Marcio Duran Detected [2]

INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO!!! (brincadeirinha, rsrsrs) :lol:

Olá…
Aproveitando esse assunto, rola fazer um técnologo ou Superior?
Sobre universidades, recomendo ver o ranking das melhores do MEC…
8)

Fala ae? Em relação à transferência para uma pública você tem que tomar cuidado. Aqui na UFSCar (a Federal de São Carlos) eles raramente aprovam equivalência de disciplinas de alunos que vieram de outra faculdade além de USP (acho um exagero, mas infelizmente é assim). Estudar em pública, com certeza é legal por que não paga. Mas não é o paraíso. Há alguns professores bons e outros bem ruins. Há faculdades particulares que são muito boas também, como algumas citadas acima (PUC, Mackenzie, etc). Concordo que depende do aluno se dedicar na faculdade, mas a faculdade ainda faz o nome do estudante, portanto escolha bem.

Abraços!

Cursos de Tecnologia (os que formam tecnólogos) são cursos superiores. A principal diferença entre um curso de Tecnologia e um Bacharelado é o tempo, pois o primeiro tende a ser de 1,5 a 2 anos mais rápido. Tem muita Uniesquina por aí querendo formar tecnólogos, mas vendo a grade logo nota-se o fundo sangue-suga da insituição.
O legal do curso de Tecnologia é que é um curso focado em um determinado assunto. Por exemplo: se você faz Análise de Sistemas, vai ver muuuuito sobre Análise, mas muito pouco (geralmente nada) sobre August Comte, Jean Jacques Rousseau e mais um monte de cidadão com nome parecido, ou seja, aquelas matérias que você se pergunta o motivo de estudá-las, já que elas tem pouco ou nada a ver com tecnologia. Eu sei que você vai ver muito cálculo, disso não tem como fugir. O meu curso, por exemplo, foca muito em Gestão e Padrões de Projeto, tem bastante Análise também, além de a gente passar praticamente 3 anos da faculdade programando.
Se você quer focar determinado assunto, eu recomendo um curso de Tecnologia. Mas, se você quer se aprofundar muito no funcionamento das coisas, entender tin-tin por tin-tin o funcionamento do Hardware, desde o menor C.I da placa-mãe, destrinchar bits e até mesmo desenvolver seu próprio Hardware, recomendaria um bacharelado. Não que um tecnólogo não saiba fazer isso mas, neste caso específico, o tecnólogo vai ter que ralar um pouco mais para aprender.
Quanto as Faculdades que oferecem cursos de Tecnologia, mais uma vez eu recomendo as públicas: FATEC, CEFET e UNCAMP (sim, a UNICAMP também tem!)
Quanto a fazer uma pós, Stricto ou Lato Sensu, sem problema também, pois vários fatecanos fazem. Conheço alguns que fazem no ITA e outros que fazem na UNICAMP. Não sei se a UFSCAR aceita, mas a USP aceita.

Espero ter ajudado em sua escolha. Flw. :wink:

[quote=OliveirakunJava][quote=jcracker]Receita !!!
[…]
[/quote]

Marcio Duran Detected!!

Marcio Duran Detected [2]

[/quote]
Tem certeza que é o Marcio Duran? Esses aí eu até que tô conseguindo entender…

Inté.

[quote=KWill][quote=OliveirakunJava][quote=jcracker]Receita !!!
[…]
[/quote]

Marcio Duran Detected!!

Marcio Duran Detected [2]

[/quote]
Tem certeza que é o Marcio Duran? Esses aí eu até que tô conseguindo entender…

Inté.[/quote]

O segundo eu não sei mas o primeiro é com certeza, pois aquele discurso sobre internet banda larga de graça era uma idéia que (só)era defendida pelo Marcio Duran. Como vc conseguiu entender o que ele está dizendo, significa que ele está melhorando sua comunicação(pelo menos deveria…) :slight_smile: