Include dinâmico JSF 2

Boa tarde,

Estou iniciando meus estudos com JSF pois me pareceu ser bastante interessante e produtivo, estou querendo verificar sua flexibilidade para diferentes situações, caí num problema que estou há alguns dias procurando na internet e não achei a solução.
O problema é o seguinte: Tenho uma DIV em uma página e preciso que esta seja atualizada de acordo com o link clickado. Coisa que é simples de ser feito com HTML+jQuery.
A ponto da questão está no tempo de build vs tempo de renderização, estou fazendo o seguinte:
Alterei minha tag anteriormente

para <h:outputPanel>

<c:if test="#{bean.condicao}">
<h:outputPanel layout=“block”>
<ui:include src="#{bean.paginaParaAbrir}" />
</h:outputPanel>
</c:if>

Me parece que as tags e são resolvidas em tempo de build, ou seja, antes da leitura dos valores do managedbean.
Estou utilizando JSF2+Facelets+Primefaces2.
Em minhas pesquisas encontrei referências sobre a tag a4j:include do Richfaces que seria resolvida em tempo de renderização porém esta tag não foi descontinuada e não existe na versão 4 do Richfaces, única versão que trabalha com o JSF2.

Caso não haja solução para este problema, existe alguma forma de implementa-lo utilizando JS ou jQuery? Também procurei a respeito na internet e não tive sucesso, me parece que textos sobre JSF2 ainda são escassos; não encontrei algum artigo que abordasse a integração JSF+ManagedBean+JavaScript Puro (Ou jQuery); é possível ou tenho que estudar o código de uma implementação JSF (Rich,Prime,Ice,etc) e escrever meus próprios componentes?

Muito Obrigado,

Carlos Marcelo

Estou neste mesmo problema,! Quero que quando ele selecione alguma opção do menu, ele carregue automaticamente em uma div meio por exemplo outras páginas! Em PHP eu fazia com muita facilidade isso, agora com JSF2 estou me encomodando muito. Estou utilizando Primefaces 3 também.

Vejam este exemplo, acho que é mais ou menos o que vocês querem fazer.

Espero ter ajudado, abraço.