skill_ufmt, Boa Madrugada …
Estava analisando este post desde o inicio e venho aqui fortalecer o que o LUCA frizou.
Primeiro, O BD Oracle foi projetado para usar Stored Procedures, Triggers e Functions, assim como diversos SGBD, imagina se a oracle iria colocar um recurso deste com tanto poder e funcionalidade dentro de um sistema CRITICO, posso te afirmar que em um sistema que ajudei a desenvolver quando era estágiario, Tinhamos 38 estações de coleta de dados e cada uma fazia uma inserção de 15 a 20 registros a cada 5 segundos em uma base oracle usando Stored Procedures, e o desempenho era exepcional.
Segundo, Quando eu recebo uns projetos assim eu passo uma semana analisando o código, e com certeza ao ver a “ZONA” que estava a versão de produção sugeriria um refactor, ou ate mesmo iniciar o projeto do zero, Caso o cliente neguasse este artificio eu simplismente recusaria o trabalho, e olha que não esta tao facil assim de arrumar emprego hj em dia.
Terceiro, Seje sincero com o cliente, fale pra ele, "XXXX, Do jeito que esta a aplicação/Banco Não é viavel uma manuntenção … ". Na minha ex empresa fui contratado para fazer manutenção em sistemas, era um call center uma loucura que só ::: cliente interno e externo te ligando o dia todo pq apareceu um ok na tela, e te digo eu pulei fora … dentro de algumas estruturas de trabalho voce como profissional esta apenas “perdendo tempo” não digo que o dinheiro que voce esteja ganhando não seja importante, mas pensar no desgaste e cobrança, por que querendo ou não agora um dos responsaveis pelo sistema é voce, e se algo de errado ocorrer com certeza eles vão chiar e se pelo que eu conheço alguns clientes podem ate te processar ( se voce for consultor ).
Concordo que o cliente é meio “cabeça dura” mas voce como analista deveria colocar as “ideias” na cabeça dele, por que com certeza ele não entendo bulhufas de aplicação (tomo isso como verdade por ele ter falado que Stored Procedures deixam o banco lento). Então chego a conclusão que o errado não é o cliente, mas sim os profissionais que estão em volta (analistas, desenvolvedores, DBA’s) que se sujeitaram a fazer um serviço porco e que no ultimo dia foi dar erro.
Tem varios pontos que nem toquei mas gostaria de deixar minhas palavras.
Seja mais critico da proxima vez.
Boa sorte…