IBM Certified Object-Oriented Analysis and Design with UML

Olá

Então… li os objetivos. E continuo não entendendo o que esta certificação pode acrescentar no currículo. Por mim continua como ponto negativo

Se você precisa contratar alguém e tem dúvidas se ele entende de OO e de UML, é porque o cara é muito junior. E se a vaga não é de junior, procure outro que não deixe dúvidas. Esta certificação serve menos do que respostas a 2 ou 3 perguntinhas.

O perigo é alguém pensar que o candidato gastou tempo nesta certificação ao invés de ler bons livros. Eu pensaria isto. Aliás é o que penso algumas vezes quando vejo um cara com um monte de certificações no CV
ou na assinatura aqui no GUJ. Algumas eu valorizo mais tem outras, como esta por exemplo, que acho perda de tempo.

[]s
Luca

Para analista e projetista é uma excelente certificação.
Conta muito para o curriculo, pois indica que ele estudou muito UML, e consegue entender perfeitamente casos de uso.
Levantamento de requisitos não é uma coisa fácil, e esta certificação ajuda a estudar isto…
E outra coisa, estudar nunca é perca de tempo.
Tem gente que não sabe oque é uma classe boundary em um diagrama, ou tem gente que não sabe fazer diagrama de sequência, ou pensa que sabe mas acaba fazendo errado.
Isso acontece muito, ja tive ótimos programadores e projetistas na minha equipe, que entendiam tudo de java, mas pecavam no UML.

Vocês dois estão discutindo por terem visões diferentes de desenvolvimento…

Luca é mais XP, Scrum, desenvolvimento ágil.

insonix mais documentação, modelagem e então mãos aobra.

Vocês nunca vão concordar um com outro :lol:

Olá

E principalmente contra certificações inúteis (como a maioria das que tenho porque fui bobo de investir tempo e dinheiro nelas). Há umas poucas certificações interessantes. As de Java valem a pena (menos a de web services sem REST)

[]s
Luca

rsrs é o Elton observou bem.

Luca curiosidade, quais certificações você achou realmente interessantes.

Abraços.

Olá

Que me lembre agora, as de Java (para desenvolvedores Java), as de Linux (para quem vai administrar redes Linux e coisas semelhentes) porque são difíceis de tirar e as específicas para quem vai se especializar na área (JBoss, Websphere, Itil, etc.).

Só que nenhuma delas melhora o currículo de ninguém se não for para uma vaga que necessite tal conhecimento. Em geral as certificações pouco valem depois do primeiro emprego. Servem mais aos universitários que precisam se afirmar no mercado.

Uma historinha:

Solicitei bolsa para o mestrado na COPPE no fim de 1970 e consegui. No início de 1971 uma das pessoas mais admiráveis que conheci, o prof Fernando Lobo Carneiro explicou qual o critério que usou para selecionar os candidatos a bolsa:

• curso ou atividade que tinha a ver com o mestrado contava ponto a mais
  • curso ou atividade que NÃO tinha a ver com o mestrado contava ponto a MENOS

[]s
Luca

Não entendi o que tem haver esta certificação com desenvolvimento em cascata? creio que esta certificação seja boa na questão de levantamento de requisitos e UML… não entendi o vinculo com desenvolvimento em cascata…

Eu fiz essa prova, ela pretende testar o conhecimentos de UML e as supostas habilidades em OO do candidato. Pode até ter mudado agora mas não era uma certificação de fato (não recebi diploma pra pendurar na parede por exemplo como as de java).

Achei que foi tempo perdido tanto pela UML (que hoje é o mesmo que lingua de gueto) quanto pela forma inutil de testar conhecimento em OO.

[quote=insonix]Na verdade a certificação de OOAD que estamos falando não tem nda a ver com o websphere.
Esta certificação vai provar que você tem capacidade de capturar os requisitos com o cliente, e converter em projetos UML, ou até mesmo interpretar projetos UML e definições do analista.
[/quote]

O que isto tem a ver com OO?

Eu dedico essa certificação para jovens programadores da década passada.

Desculpe a intromução mas qual a diferença de “IBM Certified Object-Oriented Analysis and Design with UML” e do OCUP?