HP e JBoss unem esforços pra SOA

O que acontece é que aqui éa terra do jeitinho, damos um jeito para todos os problemas que aparece, aqui nego roda exploit para fazer deploy em homologação e não precisar abrir chamado. Eu me orgulho do jeitinho.

O problema com SOA é que existe muito conceito, muitas promessas ea realidade que vejo é que as empresas e seus departamentos trabalham para resolver os problemas proprios e não para resolver as necessidades dos outros, ai me questiono como seria possivel tal arquitetura ser implementada a risca tendo esse cenario?

A resposta seria, O jeitinho horas! seu diretor acabou de voltar de um evento sobre SOA, ele volta achando que vai mudar o mundo, mas não tem a minima noção de como se faz, ele apenas quer!! apartir dai todo o departamento passa a ecoar SOA SOA SOA SOA SOA SOA SOA, o resultado final é meia duzia de WS porcamente implementados e que possivelmente nem todos vao ser consumidos e coitado de quem o consumir!

Mas se WS não é SOA, então porque todo mundo sai por ai falando em SOA SOA SOA SOA?, eu sei porque! modismo!
O mesmo modismo que faz as pessoas configurarem o Log4J com xml ao inves de um .properties
O mesmo modismo que faz as pessoas falarem que Ajax são interfaces ricas!

Eu acho que não tem um fórum no mundo com tantas pessoas mal educadas como o GUJ.

E se fosse para medir o ego das pessoas aqui em espaço fisico mesmo, acho que o fórum ia conseguir ocupar a Austrália.

Entenda isso como sendo p/ você, benflodin & cia.

Caso queira discutir, favor por MP.

Kenobi, você afirma que aplicações REST é baseada no mesmo conceito de SOA, mas é importante salientar que seu ponto de vista é baseado apenas nos aspectos que você julga serem comuns com o produto que você suporta, SOA. Mesmo assim ficou muito obscuro, não entendi por exemplo o que Amazon S3 compartilha com soluções SOA que estão no mercado? Na minha opinião nada.

Você ignora aspectos que diferenciam cada arquitetura e que é mais importante para ajudar a entender o que é REST e porque ele importa. Mas você basicamente afirma que REST, SOA e CORBA é tudo igual simplesmente porque são “soluções” para o mesmo problema.

"

[quote=AUser]Eu acho que não tem um fórum no mundo com tantas pessoas mal educadas como o GUJ.

E se fosse para medir o ego das pessoas aqui em espaço fisico mesmo, acho que o fórum ia conseguir ocupar a Austrália.

Entenda isso como sendo p/ você, benflodin & cia.

Caso queira discutir, favor por MP.[/quote]

Minhas desculpas para as pessoas que se sentiram agradidas com minha opnião PROPRIA!
minha intenção nao eh causar flame muito mesmo ser tachado de troll.

Um atributo que é vital em um ser humano é a opnião!

opiniões para serem aceitas primeiramente precisam de fundamentos.

e fundamentos não se criam vivendo realidades pequenas se equiparado com o que é o todo.

[quote=CarlosEduardoDantas]opiniões para serem aceitas primeiramente precisam de fundamentos.

e fundamentos não se criam vivendo realidades pequenas se equiparado com o que é o todo.

[/quote]
uhumm ea terra é chata como uma torta!

assunto encerrado!

[quote=mochuara]Kenobi, você afirma que aplicações REST é baseada no mesmo conceito de SOA, mas é importante salientar que seu ponto de vista é baseado apenas nos aspectos que você julga serem comuns com o produto que você suporta, SOA. Mesmo assim ficou muito obscuro, não entendi por exemplo o que Amazon S3 compartilha com soluções SOA que estão no mercado? Na minha opinião nada.

Você ignora aspectos que diferenciam cada arquitetura e que é mais importante para ajudar a entender o que é REST e porque ele importa. Mas você basicamente afirma que REST, SOA e CORBA é tudo igual simplesmente porque são “soluções” para o mesmo problema.[/quote]

Bom, vamos lá, SOA significa Service Oriented Architecture e não SOAP + HTTP ou IDL + CORBA. É um conceito de expor e gerenciar seu software como serviço. Até pq os protocolos podem sim evoluir ou modificar.

O WOA, estilo que é referido com arquitetura REST é uma derivação e a palestra do Gartner, a qual lançou o termo ao mercado, deixa isso bem claro.

Na verdade o Acrônimo SOA para o mercado traz más experiências de implementação, por tal motivo e só por esse estão adotando outra sigla. Esta acabou servindo para referenciar alguns patterns como ATOM,Hypermedia, oAuth e por aí vai …

[quote=marcosalex][quote=mochuara]Kenobi, você afirma que aplicações REST é baseada no mesmo conceito de SOA, mas é importante salientar que seu ponto de vista é baseado apenas nos aspectos que você julga serem comuns com o produto que você suporta, SOA. Mesmo assim ficou muito obscuro, não entendi por exemplo o que Amazon S3 compartilha com soluções SOA que estão no mercado? Na minha opinião nada.

Você ignora aspectos que diferenciam cada arquitetura e que é mais importante para ajudar a entender o que é REST e porque ele importa. Mas você basicamente afirma que REST, SOA e CORBA é tudo igual simplesmente porque são “soluções” para o mesmo problema.[/quote]
Acho que você não entendeu o que é SOA.[/quote]

Poderia fazer o favor de explicar então ? Pois depois de tudo que escrevi, acredito que deixei bem claro o ponto e diferenças de estilos entre SOA-WOA e até de onde vem o acrônimo e suas motivações.

Agora se não entendi nada, explique :wink:

"

Poderia fazer o favor de explicar então ? Pois depois de tudo que escrevi, acredito que deixei bem claro o ponto e diferenças de estilos entre SOA-WOA e até de onde vem o acrônimo e suas motivações.

Agora se não entendi nada, explique :wink: [/quote]

Kenobi, VOCE entendeu e explicou. Quem não tinha entendido era o mochuara que te contradisse.[/quote]

Realmente li errado, valews !! :slight_smile: Sorry pela confusçao :stuck_out_tongue:

Kenobi, não é ouvindo o que o Gartner disse na última semana que você vai aprender o que é REST. Pelo que você explicou WOA não traz nada pra discussão, a não ser mais um acrônimo que, assim como SOA, OO, MER, PUF, PAC, não querem dizer nada…

Mochuara, só pra informe, sei bem o que é REST,aliás, uso Rails + CouchDB, Google Friend Connect, entre outras APIS do gênero e estou montando um framework em Scala utilizando o estilo. Outra o SpringMVC 3.0 falando em Java já vem preparado para tal, que também uso em projetos.

Agora quem não entendeu o começo da discussão foi vc, onde o ponto era SOA morreu !! E só mostrei que não, só estamos enxergando com outros olhos ou outro acrônimo e expliquei onde você não pode usar…

Mas cansei…dê uma linda em blogs como Anne Thomas, Eric Newcomer para começar entender o que tem haver uma coisa com a outra …

Bom, quem pretende analisar as similaridades entre SOA e REST precisa ser capaz de definir cada uma com correção.

SOA não é somente sobre expor serviços assim como REST não é somente expor uma interface HTTP. Os serviços que você menciona como exemplo (S3, CouchDB, Spring, etc.) são somente interfaces HTTP, nenhum deles é exemplo de REST porque lhes faltam o conceito de hypermedia.

Quando começar a falar de REST de verdade talvez possamos discutir o que tem nele que diferencia de SOA. Até lá pode acreditar em mim, existe muita diferença entre as duas arquiteturas.

[quote=mochuara]Bom, quem pretende analisar as similaridades entre SOA e REST precisa ser capaz de definir cada uma com correção.

SOA não é somente sobre expor serviços assim como REST não é somente expor uma interface HTTP. Os serviços que você menciona como exemplo (S3, CouchDB, Spring, etc.) são somente interfaces HTTP, nenhum deles é exemplo de REST porque lhes faltam o conceito de hypermedia.

Quando começar a falar de REST de verdade talvez possamos discutir o que tem nele que diferencia de SOA. Até lá pode acreditar em mim, existe muita diferença entre as duas arquiteturas.[/quote]

Acho que o confuso aqui é vc. Leu a Wikipedia e acha que pode definir como iteração à hypermedia, então dê um exemplo claro. Pra mim REST é utilizr os verbos HTTP. Leu novamente na Wikipedia que poderia ser sem HTTP e criou até uma mini polêmica sobre o assunto.

Cansei de conversar com pseudo entendido do assunto, pois o próprio Jim Webber em sua palestra pontuou S3 como uma arquitetura nível 2.

E falando de definição, se vc responde numa representação de dados, como JSON, XML, ATOM+XML o que seria Hypermedia pra vc ? Afinal, todos esses serviços respondem nesses formatos…

Aliás, vc podia fundamentar seu ponto de vista, não somente atacar sem demonstrar …

E aonde você leu que rEST é igual utilizar os verbos HTTP?

nivel 2 porque é sem hypermedia, ou seja é o primeiro da categoria não-REST. Porque REST APIs must be hypertext-driven
.

[quote=marcosalex]http://www.redhat.com/about/news/prarchive/2009/hp_on_soa.html

HP e Red Hat unem esforços pra padronizar suas tecnologias de SOA, permitindo utilização integrada dos componentes. É mais um esforço em busca de padronização da inúmeras tecnologias Java.[/quote]

Ahhh quantas voltas o mundo dá…