[quote=Luiz Augusto Prado][quote=fredericomaia10]
Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.[/quote]
Talvez atualmente.
Faz 2 anos que estou fora de Goiânia, e quando morei ai, só encontrava vaga para programador delphi.[/quote]
É super chato aprender programar em Java para se formar em curso superior e encontrar só vaga para programador delphi.
Desculpem o desabafo.
[quote=assembler]
É super chato aprender programar em Java para se formar em curso superior e encontrar só vaga para programador delphi.
Desculpem o desabafo.[/quote]
depende… Delphi não é chato. É até bem legal. O problema é o preço da ide e incompatibilidade com os novos SOs. Mas acho que só vale a pena se for interesse da empresa lhe preparar pra migrar. Se não… vc vai sofrer como um cão. AI, vai depender do salário que receber pra aceitar tanto sofrimento.
[quote=assembler][quote=Luiz Augusto Prado][quote=fredericomaia10]
Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.[/quote]
Talvez atualmente.
Faz 2 anos que estou fora de Goiânia, e quando morei ai, só encontrava vaga para programador delphi.[/quote]
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=assembler]
depende… Delphi não é chato. É até bem legal. O problema é o preço da ide e incompatibilidade com os novos SOs. Mas acho que só vale a pena se for interesse da empresa lhe preparar pra migrar. Se não… vc vai sofrer como um cão. AI, vai depender do salário que receber pra aceitar tanto sofrimento. [/quote]
Eu não quis dizer que Delphi é chato, quis dizer que é esforço inútil aprender Java em curso superior para receber salário e encontrar vaga só para programador delphi.
[quote=assembler]
Eu não quis dizer que Delphi é chato, quis dizer que é esforço inútil aprender Java em curso superior para receber salário e encontrar vaga só para programador delphi.[/quote]
bom, talvez eu não me importe muito com isso porque me preocupo mais com a ordem e lógica do negócio do que com as particularidades das linguagens.
Por causa disso que o pessoal está falando, a empresa fica com dificuldade de dar manutencao ou evoluir o sistema devido as pessoas estarem fugindo das tecnologias que sairam da moda. Eu mesmo sei muito Delphi mas não há dinheiro que me faça voltar.
[quote=assembler][quote=Luiz Augusto Prado][quote=fredericomaia10]
Talvez atualmente.
E as vagas que mais aparecem (que mais vejo) são Java, .NET, Delphi e PHP. Em ordem de maior número. Também um pouco de Grails e Rails.
Por causa disso que o pessoal está falando, a empresa fica com dificuldade de dar manutencao ou evoluir o sistema devido as pessoas estarem fugindo das tecnologias que sairam da moda. Eu mesmo sei muito Delphi mas não há dinheiro que me faça voltar.[/quote]
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
O que vc mais odiava em delphi?
Eu odiei uma biblioteca pra trabalhar com persistencia para DBISAM.
Meu deus… E o pior é que o pessoal lá tinha coragem de meter o pau no Java e no C#.
No fundo acho que eles falam mal porque não conseguem migrar rapidamente e precisam desdenhar pra pelo menos tentar atrair otários para esta linguagem. Mas quem já conhece Java e C# razoavelmente sabe que não dá pra comparar.
O pessoal queria que eu trabalhasse com eles numa empresa, mas só se eles tivessem um framework de persistência de verdade… até mostrei um bem pereba que fiz só pra ver se eles animavam fazer algo semelhante em delphi, mas não queriam… tive que recusar. Tô até vendo…Vão falir. Huahuahuahua tentei avisar mas não adiantou.
Por causa disso que o pessoal está falando, a empresa fica com dificuldade de dar manutencao ou evoluir o sistema devido as pessoas estarem fugindo das tecnologias que sairam da moda. Eu mesmo sei muito Delphi mas não há dinheiro que me faça voltar.[/quote]
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
Meu deus… E o pior é que o pessoal lá tinha coragem de meter o pau no Java e no C#.
No fundo acho que eles falam mal porque não conseguem migrar rapidamente e precisam desdenhar pra pelo menos tentar atrair otários para esta linguagem. Mas quem já conhece Java e C# razoavelmente sabe que não dá pra comparar.
O pessoal queria que eu trabalhasse com eles numa empresa, mas só se eles tivessem um framework de persistência de verdade… até mostrei um bem pereba que fiz só pra ver se eles animavam fazer algo semelhante em delphi, mas não queriam… tive que recusar. Tô até vendo…Vão falir. Huahuahuahua tentei avisar mas não adiantou. [/quote]
Um coisa que eu não gosto no Delphi são os componentes de terceiros por conta de falta de suporte nas versões futuras .
No Java eu detesto o grande numero de frameworks e IDEs , é tanta opção que acaba atrapalhando por isso estou começando a trabalhar com .Net
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
O pessoal queria que eu trabalhasse com eles numa empresa, mas só se eles tivessem um framework de persistência de verdade… até mostrei um bem pereba que fiz só pra ver se eles animavam fazer algo semelhante em delphi, mas não queriam… tive que recusar. Tô até vendo…Vão falir. Huahuahuahua tentei avisar mas não adiantou. [/quote]
Tudo tem seu tempo, a realidade pesa mais. O que adianta eles criticarem se o “lixo” do Java e .NET são os mais adotados atualmente? É complicado ir contra o fluxo, independente de qualquer coisa.
Sobre o que eu não gostava de Delphi, na verdade eu gostava de quase tudo (isso na época), resolvia grandes solicitações rapidamente, mas não dá pra comparar épocas diferentes, Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso. Então não trabalho mais com ele por não gostar mais de desktop e além disso geralmente é para lidar com projetos muito antigos onde rola mais manutenção do que telas novas e é muito chato ficar preso a costumes antigos, vira passado mesmo, perda de tempo ficar lá atrás.
O java também tem algumas coisas que acho chatas: as deprecações de metodos.
Como vcs contornam estas situações?
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado? Eu não sei como fazer essa pesquisa.
como tenho tentado encontrar:
Eu também penso semelhante. Nas também incluo o .Net. Eu não sei o que pode mudar no funcionamento do .Net com a evolução do Windows, por isso tento fazer em algo que seja possível rodar facilmente em qualquer SO: java
até faço algumas coisas com o C#, mas me limito a sistemas bem simples.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=javaflex]
Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso.
[/quote]
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado? Eu não sei como fazer essa pesquisa.
Alguém ai pode me dar uma dica?
[/quote]
Ué, mas como a plataforma vai evoluir se o que ficou velho não for abandonado ? Antes depreciarem os métodos do que arrancar de uma vez …
[quote=rmendes08][quote=Luiz Augusto Prado][quote=javaflex]
Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso.
[/quote]
[/quote]
Ué, mas como a plataforma vai evoluir se o que ficou velho não for abandonado ? Antes depreciarem os métodos do que arrancar de uma vez …[/quote]
Exatamente, esta é uma forma inteligente das plataformas conseguirem sobreviver aos tempos.
[quote=Luiz Augusto Prado]O java também tem algumas coisas que acho chatas: as deprecações de metodos.
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado?[/quote]
O compilador gera warnings sempre que você usa alguma coisa deprecated. É só sair caçando esses warnings…
[quote=rmendes08][quote=Luiz Augusto Prado][quote=javaflex]
[/quote]
[/quote]
Ué, mas como a plataforma vai evoluir se o que ficou velho não for abandonado ? Antes depreciarem os métodos do que arrancar de uma vez …[/quote]
Sim, não quis dizer que devem acabar com a deprecação.
Se eu fiz um programa no java 1.2, e quero recompila-lo no 1.4, alguns metodos estarão deprecados. Eu queria saber se no netbeans, ou mesmo eclipse existe uma ferramenta que possa automatizar a substituição do metodo por outro.
Sair mudarndo warning por warning pode ser custoso. Pelo menos foi pra mim em alguns fontes e eu não sei como reduzir esse trabalho.
[quote=Luiz Augusto Prado]Sim, não quis dizer que devem acabar com a deprecação.
Se eu fiz um programa no java 1.2, e quero recompila-lo no 1.4, alguns metodos estarão deprecados. Eu queria saber se no netbeans, ou mesmo eclipse existe uma ferramenta que possa automatizar a substituição do metodo por outro.
Sair mudarndo warning por warning pode ser custoso. Pelo menos foi pra mim em alguns fontes e eu não sei como reduzir esse trabalho. [/quote]
Automatizar a troca de classes ou métodos depreciados é meio complicado. Primeiro porque uma classe ou método depreciado pode ter não apenas um substituto direto, mas vários. Vector, por exemplo, foi substituído por não apenas uma, mas várias classes que implementam List. Se você quer acesso rápido, use ArrayList. Quer inserção rápida, LinkedList. Segundo, porque, mesmo que haja um substituto direto, nem sempre implementarão a mesma interface (ou seja, não há polimorfismo). Veja o caso de Date e Calendar. Trocar a instanciação de um objeto Date por um objeto Calendar traria uma boa mudança em toda a sua aplicação, porque Date e Calendar produzem objetos muito distintos.
Uma grande vantagem do Java é a retrocompatibilidade extensa. Então, no seu caso, você pode continuar compilando uma aplicação Java 1.2 no Java 1.4. Caso queira usar as novas classes e métodos da última versão, é necessário refatorar o sistema.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=rmendes08][quote=Luiz Augusto Prado][quote=javaflex]
[/quote]
[/quote]
Sim, não quis dizer que devem acabar com a deprecação.
Sair mudarndo warning por warning pode ser custoso. Pelo menos foi pra mim em alguns fontes e eu não sei como reduzir esse trabalho. [/quote]
Ferramentas de Refactoring fazem isso. Você pode refatorar um método, classe ou variável por outro e trocar em todo o projeto. Simples assim.
[quote=juliocbq]
Ferramentas de Refactoring fazem isso. Você pode refatorar um método, classe ou variável por outro e trocar em todo o projeto. Simples assim.[/quote]
Eu consigo refatorar facilmente quando eu sou o autor das classes, mas quando elas não são produções minhas e estão espalhadas pelo fonte, não sei como.
pode me indicar algum material ou vídeo sobre esse isso?
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=juliocbq]
Ferramentas de Refactoring fazem isso. Você pode refatorar um método, classe ou variável por outro e trocar em todo o projeto. Simples assim.[/quote]
Eu consigo refatorar facilmente quando eu sou o autor das classes, mas quando elas não são produções minhas e estão espalhadas pelo fonte, não sei como.
pode me indicar algum material ou vídeo sobre esse isso? [/quote]
Normalmente quando vou refatorar as classes alheias eu uso aquela funcionalidade de encontrar todas as ocorrências dela no projeto. Dessa maneira dá para ver onde as alterações vão impactar. Não tem uma receita mágica para isso a não ser usar a paciência mesmo.