GOD OF WAR e jogos desse tipo são feitos em que linguagem?

[quote=luistiagos]creio que vai ficar bem melhor… existe um mmorpg bem famoso ja em flash… estilo Final Fantasy Tatics que agora me fujiu o nome…
mas até a Level Up aqui do brasil tem server para ele…[/quote]

O HelloKitOnline é em flash. E os gráficos são ótimos.

Valeu pela correção… mal posso esperar para lançarem o Crysis 2 em 2011… pelo trailer vai ser animal…

[quote=ViniGodoy][quote=luistiagos]creio que vai ficar bem melhor… existe um mmorpg bem famoso ja em flash… estilo Final Fantasy Tatics que agora me fujiu o nome…
mas até a Level Up aqui do brasil tem server para ele…[/quote]

O HelloKitOnline é em flash. E os gráficos são ótimos.[/quote]

Lembrei agora o nome… é Dofus online… feito em Flash com graficos e jogabilidade otimas…

Até onde eu saiba LUA é usado “apenas” nos addons e na parte de macros do wow.

De qualquer forma,o XNA é uma tecnologia que só roda em uma única plataforma. Um estúdio grande, que queira investir em várias, jamais vai utilizá-lo.

O C++ também tem força pelo legado. É como eu falei, já existem muitas soluções completas e bem testadas para ele. As empresas já tem ótimo know-how.
Por que investir em outra plataforma?

E acho que o último motivo que eu citaria é o fato de que no C e no C++ é possível absorver rapidamente os últimos recursos de hardware, sem esperar ou ter que construir bindings ou coisas do tipo. Os fabricantes do próprio hardware geralmente já se preocupam em fornecer uma lib para essas linguagens, até por sua proximidade com o que eles mesmos usam.[/quote]

Sim. O custo e o trabalho é muito maior. Com c++ você roda a aplicação em praticamente qualquer hardware com a quantidade de toolchains que existem. Já com c# e java precisa-se criar uma plataforma compatível para isso.

[quote=luistiagos][quote=ViniGodoy][quote=luistiagos]creio que vai ficar bem melhor… existe um mmorpg bem famoso ja em flash… estilo Final Fantasy Tatics que agora me fujiu o nome…
mas até a Level Up aqui do brasil tem server para ele…[/quote]

O HelloKitOnline é em flash. E os gráficos são ótimos.[/quote]

Lembrei agora o nome… é Dofus online… feito em Flash com graficos e jogabilidade otimas… [/quote]

Ja joguei muito o Dofus, ele tem um sistema de turnos bem interresante, mais o cliente dele é muito pessado. nao jogava em navegar e sim baixava ele mesmo.

Tibia pretender fazer um cliente leve para jogar no navegador mesmo.

[quote=pintofree][quote=luistiagos][quote=ViniGodoy][quote=luistiagos]creio que vai ficar bem melhor… existe um mmorpg bem famoso ja em flash… estilo Final Fantasy Tatics que agora me fujiu o nome…
mas até a Level Up aqui do brasil tem server para ele…[/quote]

O HelloKitOnline é em flash. E os gráficos são ótimos.[/quote]

Lembrei agora o nome… é Dofus online… feito em Flash com graficos e jogabilidade otimas… [/quote]

Ja joguei muito o Dofus, ele tem um sistema de turnos bem interresante, mais o cliente dele é muito pessado. nao jogava em navegar e sim baixava ele mesmo.

Tibia pretender fazer um cliente leve para jogar no navegador mesmo.[/quote]

Isso acontece porque o flash pinta os recursos na gdi, e não usa aceleração de hardware. Mas ouvi dizer que a próxima versão do plugin seria.

Também joguei Dofus, e ele é bem legal.

E já que estamos falando de games, nunca podemos esquecer de Runescape, totalmente Java3D que roda no browser.

Verdade. Mas outros jogos, como The Secret of Monkey Island 3, usaram Lua em praticamente todo o roteiro. Civilization IV, Oblivion e Dragon Age também tem boa parte da implementação de unidades em linguagens de script (não necessariamente o lua, nesses casos).

outra linguagem bastante usada alem do C++ e Lua nos games e o python… ragnarok usa um pouco de python principalmente na sua engine de IA…

[quote=luistiagos]outra linguagem bastante usada alem do C++ e Lua nos games e o python… ragnarok usa um pouco de python principalmente na sua engine de IA…
[/quote]
Se não me engano, o Eve Online usa bastante python.

[quote=luistiagos]outra linguagem bastante usada alem do C++ e Lua nos games e o python… ragnarok usa um pouco de python principalmente na sua engine de IA…
[/quote]

Essas linguagens não são usadas no desenvolvimento do sistema, e sim como motor de lógica do jogo.

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=pintofree]uhauah Alguem Sabe em que Tibia é feito??

Pelo estilo acho q é pascal[/quote]

O Client não sei, suspeito ser C++ também, mas o servidor eu tenho certeza que é C++, a muito tempo (uns 5 anos atras) eu lembro de brincar com os codigos de servidores de OTserver.[/quote]

O server pelo menos em OT é baseado em C++ Lua e XML

[quote=luistiagos][quote=pintofree]Ja que estamos falando no assunto, o Tibia Será refeito em flash, o projeto ja esta em andamento, vcs podem conferir nos fansites oficiais.

Que vcs acham disso? vai ficar bom ou não?[/quote]

creio que vai ficar bem melhor… existe um mmorpg bem famoso ja em flash… estilo Final Fantasy Tatics que agora me fujiu o nome…
mas até a Level Up aqui do brasil tem server para ele…[/quote]

Velho, eu sou apaixonado por FFT! Tirando a grande cagada de não ter multiplayer ou modo vs (pelo menos no PSX não tinha, no PSP eu não lembro), esse jogo é uma grande obra-prima. Cheguei a comprar a trilha sonora original no eBay hehe muito bom, bah. Vou dar uma olhada nesse tal de Dofus - fiquei curioso agora, já que sou órfão do FFT faz anos já…

Ei pessoal, vejam se tem sentido meu raciocionio:
O java não é usado em jogos de grande porte por causa da VM. Ela faz com que o desenvolvedor perca o controle sobre o hardware. Mas tipo, e se suponhamos, a sony, fizesse uma máquina virtual específica para o ps3, não ficaria mais fácil o desenvolvimento?
Eu quero chegar no seguinte ponto: por que a fabricante não faz uma VM específica para seu console, na qual aproveitaria todos os recurso de hardware que seu produto oferece e deixando ao desenvolvedor a tarefa de programar apenas o jogo propriamente dito?
Ai ele poderia usar java o c# por exemplo, para fabricar seus games e ter um desenvolvimento mais ágil.
Alguém poderia opinar sobre o que eu disse?
Perdoem se falei alguma besteira.

[quote=matheuslmota]Ei pessoal, vejam se tem sentido meu raciocionio:
O java não é usado em jogos de grande porte por causa da VM. Ela faz com que o desenvolvedor perca o controle sobre o hardware. Mas tipo, e se suponhamos, a sony, fizesse uma máquina virtual específica para o ps3, não ficaria mais fácil o desenvolvimento?
Eu quero chegar no seguinte ponto: por que a fabricante não faz uma VM específica para seu console, na qual aproveitaria todos os recurso de hardware que seu produto oferece e deixando ao desenvolvedor a tarefa de programar apenas o jogo propriamente dito?
Ai ele poderia usar java o c# por exemplo, para fabricar seus games e ter um desenvolvimento mais ágil.
Alguém poderia opinar sobre o que eu disse?
Perdoem se falei alguma besteira.[/quote]

Acredito que por dois motivos,
ainda sim existiria uma VM fazendo intermédio entre linguagem e hardware, portanto o problema persistiria;
e a exemplo do google que tentou fazer isso com o dalvik, daria merda, patentes e coisa e tal.

[quote=matheuslmota]Ei pessoal, vejam se tem sentido meu raciocionio:
O java não é usado em jogos de grande porte por causa da VM. Ela faz com que o desenvolvedor perca o controle sobre o hardware. Mas tipo, e se suponhamos, a sony, fizesse uma máquina virtual específica para o ps3, não ficaria mais fácil o desenvolvimento?
Eu quero chegar no seguinte ponto: por que a fabricante não faz uma VM específica para seu console, na qual aproveitaria todos os recurso de hardware que seu produto oferece e deixando ao desenvolvedor a tarefa de programar apenas o jogo propriamente dito?
Ai ele poderia usar java o c# por exemplo, para fabricar seus games e ter um desenvolvimento mais ágil.
Alguém poderia opinar sobre o que eu disse?
Perdoem se falei alguma besteira.[/quote]

Se você for fazer uma VM que não tenha portabilidade, qual seria a vantagem de se ter uma VM, em primeiro lugar? Pra que criar uma camada de software que não faça qualquer tipo de trabalho?

A idéia toda de se ter uma virtual machine não é só proibir o acesso ao hardware, mas dar multiplataforma. E isso você faz criando um hardware homogêneo, que roda sobre o hardware real.

E é esse hardware homogêneo que a indústria de consoles, baseada na diferenciação de hardware, abomina.

PS: Talvez exista realmente a possibilidade de fazer uma VM simples para termos gabage collection, por exemplo. Mas isso não permitira que o Java rode na plataforma, e nem dará o benefício de portabilidade que torna o java tão atrativo.

ViniGodoy , a máquina virtual não precisa ser a mesma para cada sistema computacional. O que torna o java portável é justamente a maquina virtual, que possui uma implementação diferente para cada OS. O que eu queria dizer, é que cada fabricante poderia fazer uma implementação da VM específica para seu console, específica para rodar jogos e que fizesse todo o controle do hardware. Toda parte de que do sistema em, por exemplo java, que necessitasse chamar alguma função do hardware, deixaria isso a controle da maquina virtual.
O que acha a respeito?

[quote=matheuslmota]ViniGodoy , a máquina virtual não precisa ser a mesma para cada sistema computacional. O que torna o java portável é justamente a maquina virtual, que possui uma implementação diferente para cada OS. O que eu queria dizer, é que cada fabricante poderia fazer uma implementação da VM específica para seu console, específica para rodar jogos e que fizesse todo o controle do hardware. Toda parte de que do sistema em, por exemplo java, que necessitasse chamar alguma função do hardware, deixaria isso a controle da maquina virtual.
O que acha a respeito?[/quote]

Não é bem assim. A implementação da máquina virtual é diferente em cada sistema, mas a máquina virtual gerada é igual. O nome “máquina virtual” vem justamente daí. É um software que emula um computador. E para que haja portabilidade, deve emular um computador padrão. É claro que em cada plataforma desejada, esse software será diferente, mas quem opera sobre ele (no caso, o bytecode Java) enxerga o mesmo computador.

É por isso que em java, um int sempre tem 32 bits, não importando se o computador tem um arquitetura de 32 bits ou não.

Agora, quando eu falo em diferenciação dos consoles, estou falando em ambientes realmente diferentes. Por exemplo, veja o anúncio do playstation 3, o poderoso processador cell. O que dá poder ao console é um monstrinho, que exige um tipo de programação paralela bem diferente do que a indústria já estava acostumada. Seria difícil fazer uma VM que contemplasse coisas tão distintas, sem incluir comandos específicos.

E se vc vai fazer comandos específicos e abrir mão de um software portável, qual a vantagem de se ter uma VM?

Outra coisa, a indústria é uma das pouca que investe valores vultuosos em otimização e performance, para extrair o máximo da máquina. Engines são extremamente otimizadas, e nenhum implementador de engine gostaria de ter uma camada entre ele e o hardware. Claro, sobre as engines, pode haver jogo portável. Não é à toa que a EA tem jogos em tantas plataformas difernetes, e posso garantir que não é com várias implementações partindo do zero.

Blza ViniGodoy , agora tá tudo entendido e finalmente posso dormir em paz sem pensar por que a indústria de jogos pesados nao usa java…
Obrigado pela explicação.
:slight_smile: