Bem, à grosso modo, dá para fazer em 5 meses se for um sisteminha de padaria, uma lojinha virtual, ou coisas do tipo.
Agora se for um sistema parrudo de verdade aí não…
Bem, à grosso modo, dá para fazer em 5 meses se for um sisteminha de padaria, uma lojinha virtual, ou coisas do tipo.
Agora se for um sistema parrudo de verdade aí não…
Na minha modesta opinião…Da pra fazer sim…
Depende de alguns fatores claro, mas 5 meses não é prazo absurdo não, e se a equipe contar com um número razoavel de profissionais trabalhando full time no projeto??..
Ele já não tinha falado que eram 1 ou 2?
Vou dar meu pequeno pitaco aqui: eu já trabalhei em um projeto de migração de código-fonte, de ASP para ASP.net/VB.net. O único motivo para usarem dotnet é que os donos do software queriam manter o código protegido dentro de uma DLL. Eles sabiam que uma DLL pode facilmente sofrer uma engenharia reversa, mas desse jeito eles já eliminariam uns 80 por cento de espertos.
O software era um simulador para elearning feito em Flash e usando ASP para ações no background, como acesso a banco, para funcionalidades auxiliares, e não era tão grande assim. Acho que a parte ASP não chegava a 40, 50 mil linhas de código e só essa parte foi migrada. O grande problema é que o código original era extremamente mal feito. O projeto original foi feito por 2 programadores, um deles era filho do dono da empresa, e foram eles que decidiram pela migração. Após alguns tempo eles contrataram mais um programador (eu) para corrigir bugs e implementar pequenas coisas novas. Além do projeto original mal feito, o “projeto” novo era basicamente o mesmo código em ASP “adaptado” para vb.net (na prática era ctrl-c ctrl-v, roda, se der erro vamos corrigir o que impede o programa de rodar) e TUDO ficava dentro de apenas UMA classe, com trilhões de functions e subs usando intensivamente response.write (não só para o Flash, mas para outras coisas mais triviais como algumas dezenas de CRUDs). Acho que dá pra imaginar que maravilha era trabalhar nisso.
A grande questão que interessa então é quanto tempo essa migração levou. Como tem alguns anos que isso aconteceu eu não me lembro do tempo exato, mas com certeza levou mais do que 5 meses. Se eu não me engano a migração já estava próxima de 1 ano de tempo consumido quando eu entrei. Eu fiquei lá apenas 3 meses e fui para algo melhor depois, mas a migração ainda continuou por mais uns 3 ou 4 meses.
Vamos relembrar os fatores envolvidos:
Como disse o Zé, é difícil fazer algum comentário sobre o projeto citado pelo autor do tópico, mas o que eu poderia dizer é que eu acho bem difícil essa migração durar apenas 5 meses. Não sei se o código é maior ou menor, qual é a qualidade, mas pelo que foi dito, já surgiram alguns fatores complicadores como ambientes diferentes, uso intenso de ajax, entre outras coisas, e aparentemente a migração não será feita pelos mesmos programadores que criaram o código. Isso não é muito bom, mas também não ajuda a dar nenhum tipo de conclusão. Seria preciso discutir mais com os envolvidos no projeto.
Alguns comentários:
[quote=“eduacsp”]A dona da softwarehouse disse que migraria para .NET pois é uma tecnologia nova que permite sejam feitas alterações no código muito mais rápido que o PHP.[/quote].equals(“Falácia”) -> true;
[quote=“s4nchez”]Mas se a idéia é apenas trasnformar de PHP para .NET, sem modificar nada, acredito que pode ser feito em até menos tempo, usando ferramentas específicas para isso.[/quote]Que ferramentas?
Me chefe sempre diz…
Se o tempo é infinito, qualquer problema é solúvel…
5 meses é realizável e .net tem boa produtividade, mas se vc escrever seus scripts em uma IDE descente e e usar um controle de versão, pra que migrar pra .net ?
a menos que só tenha POG no php…
PS: Isso não é um fórum java ?
Concordo com o dbht, mas vou ser mais explícito.
A minha especulação, motivada inclusive pelo tom da pergunta inicial, é a seguinte: tudo leva a crer que estão usando o termo “migração” para dizer “vamos reescrever aquela porcaria de código que temos hoje, e mudar a tecnologia é só uma desculpa”. E em 5 meses é possível, sim. Só que nesse contexto o benefício é nulo, pois o código entregue pela consultoria provavelmente vai ser a mesma macarronada. Para refazer o sistema, provavelmente levaria mais tempo.
(1975, mas incrivelmente atual.
quero dizer: não que engenharia de software não tenha evoluído, mas é que são desesperadoramente comuns casos em que se usam as mesmas técnicas de três décadas atrás)
PS. não, esse é um fórum de um grupo de usuários java.
Fiquei curioso somente com a mensuração do esforço.
Como será que estimaram o trabalho ? Contagem de linha de código ? UCPs ? FPA ?! …
Estranho …