Fazer CURSO ou ESTUDAR SOZINHO?

Cara, na minha opinião, aprender java sozinho e a pior coisa que voce pode fazer agora… Mesmo que voce tenha facilidade em aprender, o Java não é apenas codificar, tem muito conceito e teoria…

Se voce tem um amigo que conhece, nao pensa duas vezes ! Enche o saco dele hehe ! Como voce nao trabalha na area ainda, e sempre bom voce ter auxilio de pessoas da area para te ajudar. Se voce puder fazer um curso, acho que é a melhor opção.

Abraco !

E ai blz?
Eu também não trabalhava com programação.
Tinha um emprego estável e abandonei tudo pra investir na minha carreira.
Olha só, pretendo tirar minha certificação SCJP até o fim do ano, e não gastei mais de R$24,00 com a reprodução do livro que peguei emprestado de um amigo, e só vou gastar um pouco mais com a compra do Voucher que é compulsório.
Sabia muito pouco de programação, e nunca tinha trabalhado na área.
Digo que estudar sozinho é o melhor caminho, além de economizar seu “cascalho” ainda aprende a ter disciplina, a ir atrás das coisas e não esperar cair do céu.
Mas é só minha opinião.
Abração.

O interessante mesmo é você começar lendo algo sobre a linguagem, como os tutoriais que constam aqui no GUJ e depois tentar fazer algo em casa mesmo, e a partir disto você vai ter uma breve noção de como é este mundo. Se você conseguir brincar um pouco e isto despertar seu interesse, e você tiver dinheiro para gastar, acho que vale a pena o curso sim.

Mas é bom saber que você precisa ter uma boa Lógica de programação e conceitos de Orientação a Objetos. Fora isto, você não pode te medo de HTML e Javascript, senão amigo…Algo vai estar errado, com certeza :lol:

Estudar sozinho por um lado, tem suas vantagens. Porém, cedo ou tarde chega o momento de buscar orientação acadêmica, ou seja, será necessário fazer de fato um curso.
Ao estudarmos sozinhos, a princípio, não temos gastos, e também não temos a orientação de um professor.
A vantagem de se fazer um curso (diga-se de passagem um bom curso) é que a dúvida de um aluno será compartilhada com a truma, prporcinando um bom aprendizado. Outra vantagem, é o fato de termos a orientação de um professor que está disponível para tirar nossas dúvidas.
Um abraço. :wink:

Faça os DOIS simultaneamente. Caminha + rápido

Poxa!
É bem assim mesmo que penso!

Agradeço e muito a ajuda e a opinião de vc´s!

Eu vou continuar estudando um pouco por conta, e em breve vou começar o curso de java e + o de web, logicamente, que vou tentar buscar o max. que puder, e ter um aproveitamento maior no curso, e outra coisa é!
Já ter uma noção para aprender + rapido!

E espero ter vc´s como parceiros e amigos de trabalho!

E em breve quero tbm estar ajudando a tirar duvida de quem estiver começando futuramente :slight_smile:

Grande abraço Friends!

Daniel :smiley:

Velho ,tô fazendo de Java mas só pra não cair no marasmo. Ao menos por enquanto, pq ja to bem mais na frente.

Na boa, se voce tiver força de vontade, dá pra fazer sozinho junto com o Deitel e o Java Mind. Livros SEMPRE valem a pena. Se tiver com pressa, usa também o de Java em 21 dias que e bonzinho.

Mas se tiver com grana pra curso, faça pois vale a pena, conta como curriculum caso vc nao tenha certificacao.

Esse ano eu ainda quero fazer o curso de Oracle 10g, J2EE, e um preparatorio pra SCEA até o final do ano, ver se viro gerente até lá.

É isso.

[quote=jjose][quote=danvensi]Ah tbm ñ chega a Tanto amigo!
Oq eu estou pensando em fazer para começar, e depois eu vou estudando sozinho, e pretendo já estar trabalhando com Java!

Se for na Caelum
FJ-11 : Java e Orientação a Objetos
FJ-19 : Preparatório para Certificação Java
FJ-21 : Java para Desenvolvimento Web

Ou na Global Code
Academia Java
Academia Web

Não vai chegar a 10 mil reais.

Será q consigo começar a trabalhar com Java?

E logicamente q ai já tendo uma base, eu vou pegando em livros e em forums…

Valeu pela dica dos amigos no topico ;[/quote]

nenhum desses cursos vai te ensinar logica o.o
tu tem que conhecer banco de dados para iniciar na programacao basica
tu tem que conhecer html e javascript p/ iniciar na programacao web
tu tem que conhecer uml p/ ser programador

agora soma + esses cursos aos que vc ja cotou
logica, banco, html, javascript e uml

[/quote]

Os cursos da Globalcode que vc citou incluem sim:

Orientação a Objetos e UML
módulo AJ2 (40 horas) da Academia do Java, que tem 128 h no total

Banco de Dados:
incluído no módulo AJ3 da Academia do Java (8 horas só sobre JDBC), e
utilizado em exemplos práticos de outros módulos. Na Academia do Web
Developer (total de 128 h), tem um módulo de 40 horas sobre Hibernate e JPA,
que também envolve banco de dados.

HTML / JavaScript:
O módulo AW1 da Academia do Java trata exatamente sobre isso (16 horas)

Veja as ementas e amostras das apostilas em
http://www.globalcode.com.br/index.jsp?pagina=AcademiaJava
http://www.globalcode.com.br/index.jsp?pagina=AcademiaWebDeveloper

Espero ter ajudado,

Jorge Diz
Instrutor da Globalcode