Bom dia a todos, sou novo por aki, tenho bastante experiencia com Delphi, mas estou estudando java pois preciso desenvolver aplicações para plataformas Mac e Android. Estou começando com as apostilas básicas e criando aprendendo aplicativos para Desktop, para entender melhor a linguagem.
A minha dúvida é como criar um arquivo que execute o aplicativo, fiz algumas pesquisas e verifiquei que isso pode ser feito criando um XML, porém como faço para criar esse XML, tenho que declarar nele as classes utilizadas no meu .JAR? Não consegui abrir o .JAR diretamente. Estou usando Eclipse.
para criar um .jar, você pode utilizar a opção de EXPORT -> Runnable JAR file do próprio eclipse…
Depende…
Como você deve ter lido (se estudou corretamente) o contrário do delphi o java é uma linguagem que não cria um exe, ao ser compilado ele cria bytecodes que podem ser interpretados pela JVM.
2 pontos aí, 1, se você coloca o jar num ambiente sem uma JVM compatível (ou sem mesmo) ele não terá nenhuma função ou seu funcionamento será limitado.
2 Se não há uma classe com um método main que dispare aquilo que se espera, o jar irá apenas ser um repositório complementar. Mesmo sendo invocado por um bat ou xml, ele não fará nada.
Portanto, é de extrema importância saber o que se espera e qual será a utilidade do jar…
o meu objetivo inicial é rodar o projeto que criei no windows mesmo. Utilizei a opção EXPORT para criar o .JAR, mas ainda estou um pouco perdido.
ops, dupliquei informação.
att,
mas o que exatamente você quer fazer ?
por que depois que o .jar foi criado não há mais nada a fazer além de dar 2 cliques…
você está com dificuldade em gerar um .jar que rode ?
criei o .jar, mas quando eu dou 2 cliques não acontece nada. Mas dentro do eclipse ele roda normal.
Mas se você gerou o jar, basta executa-lo como um programa qualquer. Você está tendo problemas ao executa-lo?
você criou um projeto com telas ou apenas para rodar no console?