Bom dia a todos, sou novo por aki, tenho bastante experiencia com Delphi, mas estou estudando java pois preciso desenvolver aplicações para plataformas Mac e Android. Estou começando com as apostilas básicas e criando aprendendo aplicativos para Desktop, para entender melhor a linguagem.
A minha dúvida é como criar um arquivo que execute o aplicativo, fiz algumas pesquisas e verifiquei que isso pode ser feito criando um XML, porém como faço para criar esse XML, tenho que declarar nele as classes utilizadas no meu .JAR? Não consegui abrir o .JAR diretamente. Estou usando Eclipse.
para criar um .jar, você pode utilizar a opção de EXPORT -> Runnable JAR file do próprio eclipse…
Depende…
Como você deve ter lido (se estudou corretamente) o contrário do delphi o java é uma linguagem que não cria um exe, ao ser compilado ele cria bytecodes que podem ser interpretados pela JVM.
2 pontos aí, 1, se você coloca o jar num ambiente sem uma JVM compatível (ou sem mesmo) ele não terá nenhuma função ou seu funcionamento será limitado.
2 Se não há uma classe com um método main que dispare aquilo que se espera, o jar irá apenas ser um repositório complementar. Mesmo sendo invocado por um bat ou xml, ele não fará nada.
Portanto, é de extrema importância saber o que se espera e qual será a utilidade do jar…
o meu objetivo inicial é rodar o projeto que criei no windows mesmo. Utilizei a opção EXPORT para criar o .JAR, mas ainda estou um pouco perdido.
ops, dupliquei informação.
att,
mas o que exatamente você quer fazer ?
por que depois que o .jar foi criado não há mais nada a fazer além de dar 2 cliques…
você está com dificuldade em gerar um .jar que rode ?
criei o .jar, mas quando eu dou 2 cliques não acontece nada. Mas dentro do eclipse ele roda normal.
Mas se você gerou o jar, basta executa-lo como um programa qualquer. Você está tendo problemas ao executa-lo?
você criou um projeto com telas ou apenas para rodar no console?
pessoal, me desculpem, eu nao estava exportando como Runnable JAR file.
Agora funcionou!
Obrigado pela atenção, como estou começando com java, ainda darei muitas cabeçadas…rs