Exceção do tipo "The Network Adapter could not establish the connection"

Boa tarde, caros amigos.

Em uma aplicação Web eu executo uma consulta que me retorna uma grande quantidade de registros (devido às regras de negocio do sistema)
essa quantidade de registros tem variado de 300 a mais 900 e para cada registro desse (que é armazenado em um VO) é executada uma outra busca para trazer uma lista de objetos relacionados ao VO principal (relacionamento 1 —> n )

Em certa altura do processamento, na maioria das vezes, Ocorre uma sqlException: The Network Adapter could not establish the connection

Debugando o codigo, eu tentei descobrir se isso acontecia apenas quando atingice certa quantidade de registros mas não. Às vezes o resultado é exibido e às vezes dá o erro.

Não tenho certeza mas, o que eu acho que pode estar ocorrendo é quando chega uma certa quantidade de dados do BD, a placa de rede fica sobrecarregada e vai ter uma hora que não vai conseguir executar tantos pedidos.

Alguem já enfrentou problema semelhante?

Detalhe:
Estou usando Banco de Dados Oracle e JDBC (puro)

Obrigado desde já.

Boas,

Cara, nesse caso, como a conexão foi efetuada e alguma coisa executou, acho improvável ser problema de rede - a não ser que algum proxy ou firewall esteja derrubando, não sei sua estrutura aí.

Na teoria essa mensagem aparece quando o Oracle por algum motivo derruba sua conexão ou a coisa chega num ponto que não está conseguindo responder.

Tenta acompanhar suas queries através do log do Oracle, se tiver um DBA por perto cola nele.

Abraço.