[quote=andredecotia][quote=rmendes08][quote=andredecotia][quote=Sansalone]Olá pessoal, estou querendo ao final da minha graduação fazer uma pós na FIAP, especificamente o curso de Desenvolvimento de aplicações em Java. Alguém sabe me dizer se o curso é bom, se vale a pena? Ouvi dizer que a FIAP é boa.
[/quote]
Fazer pós-graduação em Java não acredito ser uma boa estratégia. Recomendo fazer cursos pontuais, preferencialmente aula particular.[/quote]
e por que não ? pelo menos no meu caso saiu muito mais barato do que fazer todos os cursos numa Caelum da vida …[/quote]
Gostei do seu questionamento…
Eu quase fiz isso também, ia fazer pós-graduação MBA em Java na FIAP… Na época acredito que gastaria quase 12 mil reais neste investimento, no entanto, gastei cerca de 3 mil e 500 reais (em escolas referências, que foram: a USP, a Caelum, a Global Code - presenciais e a Devmedia - online) sendo que gastei 3/12 de tempo que gastaria no MBA, além de que para a carreira de Java jr., pleno ou sênior não sinto que o mercado diferencie tanto assim um kra com MBA em Java para realmente valer o esforço, tempo e investimento.
Em termos de competitividade de mercado, o mercado valorizaria muito mais um MBA em gestão de projetos; MBA em gestão de negócios, MBA em Engenharia de Software etc…
Ex: Pense num kra fudido na nossa área, agora procure saber mais sobre o perfil acadêmico dele, aposto que ele não teria MBA em Java… Claro que o aprendizado e o título são importantes para o currículo, só estou enfatizando com base no termômetro chamado mercado…
Abraços,
André AS.[/quote]
Pois bem, há escolas e escolas. Com certeza aqui no triângulo mineiro os cursos são mais baratos do que na capital. No meu caso em específico para cobrir o conteúdo da pós eu precisaria de uns 4 ou 5 cursos avulsos, sendo que a média de cada um desses cursos em uma escola de renome sairia por uns 2000 reais. Por essas e outras é que não podemos generalizar.
A meu ver, o que se deve pesar é: o curso X aborda conteúdo A e custa 5000 reais, o curso Y aborda A + 1 e custa 4500. Está feita a sua escolha. Tudo depende daquilo que você quer aprender e do quanto você dispõe para investir. Fazer um curso ou outro só porque “o mercado valoriza” é um tiro no pé, pois você corre o risco de simplesmente não assimilar o conteúdo do curso. Exemplo: fazer um MBA em gerência de projetos sendo que você quer ser programador. É o tipo de curso que só vale a pena se você realmente pretende ser tornar gerente de projetos em um futuro próximo.