Estudar na FIAP

[quote=andredecotia][quote=Sansalone]Olá pessoal, estou querendo ao final da minha graduação fazer uma pós na FIAP, especificamente o curso de Desenvolvimento de aplicações em Java. Alguém sabe me dizer se o curso é bom, se vale a pena? Ouvi dizer que a FIAP é boa.

:smiley: [/quote]

Fazer pós-graduação em Java não acredito ser uma boa estratégia. Recomendo fazer cursos pontuais, preferencialmente aula particular.[/quote]

e por que não ? pelo menos no meu caso saiu muito mais barato do que fazer todos os cursos numa Caelum da vida …

vc fez pós em Java?

Sim, estou no final, falta apenas o artigo de conclusão.

[quote=rmendes08][quote=andredecotia][quote=Sansalone]Olá pessoal, estou querendo ao final da minha graduação fazer uma pós na FIAP, especificamente o curso de Desenvolvimento de aplicações em Java. Alguém sabe me dizer se o curso é bom, se vale a pena? Ouvi dizer que a FIAP é boa.

Fazer pós-graduação em Java não acredito ser uma boa estratégia. Recomendo fazer cursos pontuais, preferencialmente aula particular.[/quote]

e por que não ? pelo menos no meu caso saiu muito mais barato do que fazer todos os cursos numa Caelum da vida …[/quote]

Estou contigo e não abro mão… :smiley:

legaw!!

falta 1 ano e meio pra mim acabar a minha faculdade. Faço Sistemas de Informação.

[quote=rmendes08][quote=andredecotia][quote=Sansalone]Olá pessoal, estou querendo ao final da minha graduação fazer uma pós na FIAP, especificamente o curso de Desenvolvimento de aplicações em Java. Alguém sabe me dizer se o curso é bom, se vale a pena? Ouvi dizer que a FIAP é boa.

e por que não ? pelo menos no meu caso saiu muito mais barato do que fazer todos os cursos numa Caelum da vida …[/quote]

Gostei do seu questionamento… :smiley:

Eu quase fiz isso também, ia fazer pós-graduação MBA em Java na FIAP… Na época acredito que gastaria quase 12 mil reais neste investimento, no entanto, gastei cerca de 3 mil e 500 reais (em escolas referências, que foram: a USP, a Caelum, a Global Code - presenciais e a Devmedia - online) sendo que gastei 3/12 de tempo que gastaria no MBA, além de que para a carreira de Java jr., pleno ou sênior não sinto que o mercado diferencie tanto assim um kra com MBA em Java para realmente valer o esforço, tempo e investimento.

Em termos de competitividade de mercado, o mercado valorizaria muito mais um MBA em gestão de projetos; MBA em gestão de negócios, MBA em Engenharia de Software etc…

Ex: Pense num kra fudido na nossa área, agora procure saber mais sobre o perfil acadêmico dele, aposto que ele não teria MBA em Java… Claro que o aprendizado e o título são importantes para o currículo, só estou enfatizando com base no termômetro chamado mercado…

Abraços,
André AS.

É difícil responder sua dúvida a menos que você tenha respondido uma questão: Qual é o meu maior intuito com a pós? É agregar currículo? Aprender Java? Consolidar conhecimentos em melhores práticas no desenv. de software? Aprender coisas novas? Aprender coisas acerca do assunto? Aprofundar numa determina disciplina?

Antes de começar meus MBAs, eu me fiz estas questões… A resposta preliminar que cheguei foi que gostaria de focar pesado em Orientação à Objeto e Arquitetura de Software (que o que a maioria que avança/passa da fase de júnior pensa rs…), procurei e procurei cursos de pós lato senso e não achei! De tanto procurar encontrei este: http://www.infnet.edu.br/escolasuperiordatecnologiadainformacao/pos_graduacao/arquiteturadesoftware.aspx, porém é no RJ! rs… Até pensei em me mudar pra lá (minha tia mora lá, daí veio a questão como iria pagar se não estaria trabalhando!? foi quando desisti pois não queria assumir tantos riscos), voltei a pesquisar em São Paulo capital, até que voltei o pensamento para um desejo antigo, um mestrado (embora não fosse nada barato, desisti porque a grade do curso não era tão atrante aos meus olhos naquele momento, sendo que paquerei o curso por uns 3 anos rs… - > http://pos.pucsp.br/tidd, não queria fazer nada como ciências da computação pois tem muita matemática e no meu caso não tenho o perfil tão “fera” no assunto, apenas gosto rs! Com certeza eu iria virar mais nerd do que já sou ou pirar quando fizesse disciplinas como Cálculo 1, Algebra e por aí vai rs… Já percebi que tenho muito mais facilidades para Humanas rs… Mas adoro exatas (diferente de ser fera rs…). Enfim, quase fiz o de Engenharia de Software, mas depois de muito analisar percebi que o foco era diferente da expectativa que eu tinha…

Enfim, Engenharia de Software em termos de programação, não teria talvez um aprofundamento em Java como derrepente é a sua perspectiva…

Abs,
André AS.

[quote=andredecotia][quote=rmendes08][quote=andredecotia][quote=Sansalone]Olá pessoal, estou querendo ao final da minha graduação fazer uma pós na FIAP, especificamente o curso de Desenvolvimento de aplicações em Java. Alguém sabe me dizer se o curso é bom, se vale a pena? Ouvi dizer que a FIAP é boa.

Gostei do seu questionamento… :smiley:

Eu quase fiz isso também, ia fazer pós-graduação MBA em Java na FIAP… Na época acredito que gastaria quase 12 mil reais neste investimento, no entanto, gastei cerca de 3 mil e 500 reais (em escolas referências, que foram: a USP, a Caelum, a Global Code - presenciais e a Devmedia - online) sendo que gastei 3/12 de tempo que gastaria no MBA, além de que para a carreira de Java jr., pleno ou sênior não sinto que o mercado diferencie tanto assim um kra com MBA em Java para realmente valer o esforço, tempo e investimento.

Em termos de competitividade de mercado, o mercado valorizaria muito mais um MBA em gestão de projetos; MBA em gestão de negócios, MBA em Engenharia de Software etc…

Ex: Pense num kra fudido na nossa área, agora procure saber mais sobre o perfil acadêmico dele, aposto que ele não teria MBA em Java… Claro que o aprendizado e o título são importantes para o currículo, só estou enfatizando com base no termômetro chamado mercado…

Abraços,
André AS.[/quote]

Pois bem, há escolas e escolas. Com certeza aqui no triângulo mineiro os cursos são mais baratos do que na capital. No meu caso em específico para cobrir o conteúdo da pós eu precisaria de uns 4 ou 5 cursos avulsos, sendo que a média de cada um desses cursos em uma escola de renome sairia por uns 2000 reais. Por essas e outras é que não podemos generalizar.

A meu ver, o que se deve pesar é: o curso X aborda conteúdo A e custa 5000 reais, o curso Y aborda A + 1 e custa 4500. Está feita a sua escolha. Tudo depende daquilo que você quer aprender e do quanto você dispõe para investir. Fazer um curso ou outro só porque “o mercado valoriza” é um tiro no pé, pois você corre o risco de simplesmente não assimilar o conteúdo do curso. Exemplo: fazer um MBA em gerência de projetos sendo que você quer ser programador. É o tipo de curso que só vale a pena se você realmente pretende ser tornar gerente de projetos em um futuro próximo.

desde quando veja eh referencia para alguma coisa?

Fiz MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) na FIAP.

Muito bom. Recomendo a instituição.

Acho legal também a ideia de fazer uma pós “técnica”. Estou querendo fazer agora o MBA EM DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA ? SOA

:-o

Então, eu penso em me aprofundar em Java, mas não tanto na linguagem em si, mas com algo mais amplo, talvez Arquitetura de Softwares, Eng. de Softwares, eu quero trabalhar com coisas grandes que usem a plataforma Java como um todo. Penso em algo mais abstrato do que a própria linguagem. :smiley:

Claro, todo mundo quer isso … O grande problema é que as pessoas querem chegar a cargos de gerente e/ou arquiteto sem sujar a mão com código. Sem entrar no mérito se faz sentido ou não existir um cargo exclusivo de arquiteto, para uma pessoa tomar boas decisões de arquitetura ela precisa conhecer bem a linguagem com a qual se está trabalhando, independentemente de ter aprendido isso em uma pós-graduação ou estudando sozinho em casa. E quando me refiro a conhecer a linguagem, isso vai bem além da sintaxe: organização da memória, compilação x interpretação, etc.

desde quando veja eh referencia para alguma coisa?[/quote]

Não entendi…

MBAs não são reconhecidos por orgãos públicos como MEC, CNPq, ENADE etc… Logo alguém de mercado o faz… Um dos que fizeram foi a Revista Veja muito citada no meio de negócios…

Já que você está questionando uma revista, veja então: Segundo o jornal Financial Times, o ranking das melhores Univeridades top em MBAs no mundo, estão as Universidades americanas… Você questiona este jornal também?

abs,

Claro, todo mundo quer isso … O grande problema é que as pessoas querem chegar a cargos de gerente e/ou arquiteto sem sujar a mão com código. Sem entrar no mérito se faz sentido ou não existir um cargo exclusivo de arquiteto, para uma pessoa tomar boas decisões de arquitetura ela precisa conhecer bem a linguagem com a qual se está trabalhando, independentemente de ter aprendido isso em uma pós-graduação ou estudando sozinho em casa. E quando me refiro a conhecer a linguagem, isso vai bem além da sintaxe: organização da memória, compilação x interpretação, etc.[/quote]

Olá, :smiley:

Desde quando para ser gerente precisar “ter sujado a mão com código”?

Recomendaria então fazer Arquitetura de Software quando achar que já conhece um pouco do trabalho com Java…

Não entendi…

MBAs não são reconhecidos por orgãos públicos como MEC, CNPq, ENADE etc… Logo alguém de mercado o faz… Um dos que fizeram foi a Revista Veja muito citada no meio de negócios…
[/quote]

Muito pelo contrário, cursos de pós-graduação precisam de autorização do MEC para funcionar!

Para o CNPq realmente não faz diferença, uma vez que cursos latu-sensu não são voltados para a área de pesquisa. Volto a reforçar que a sigla MBA tem muito pouco sentido no Brasil, pois os MBA’s aqui nada mais são do que cursos latu-sensu como qualquer outro. Sendo assim, o que vale, como sempre, é o conteúdo aprendido.

Por fim, ENADE não é órgão público, é uma prova aplicada pelo MEC para avaliar cursos de graduação.

Vale a pena sim levar em conta a avaliação de revistas especializadas e que tenham credibilidade para tal. A VEJA não é nem especializada em negócios tão pouco possui credibilidade.

Não entendi…

[/quote]

Muito pelo contrário, cursos de pós-graduação precisam de autorização do MEC para funcionar!

Para o CNPq realmente não faz diferença, uma vez que cursos latu-sensu não são voltados para a área de pesquisa. Volto a reforçar que a sigla MBA tem muito pouco sentido no Brasil, pois os MBA’s aqui nada mais são do que cursos latu-sensu como qualquer outro. Sendo assim, o que vale, como sempre, é o conteúdo aprendido.

Por fim, ENADE não é órgão público, é uma prova aplicada pelo MEC para avaliar cursos de graduação.

Vale a pena sim levar em conta a avaliação de revistas especializadas e que tenham credibilidade para tal. A VEJA não é nem especializada em negócios tão pouco possui credibilidade.

[/quote]

Quero dizer, os cursos de MBA não são avaliados de forma que quando você vai procurar um você ve uma posição numerica como um mestrado que tem avaliação de 1 a 7 na CAPES (mestrado e doutorado) de acordo com a instituição de ensino onde 7 são universidades muito boas como a USP é avaliada em vários cursos ou até mesmo ENADE onde avalia o rendimento dos alunos de graduação, logo alunos bem avaliados são sinônimos de um bom curso.

No Brasil o MBA não tem título como no exterior, onde o aluno recebe diploma de Mestre como é a sigla de MBA - Master in Business Administration, aqui é diferente, o aluno recebe um certificado ao invés de diploma e o mesmo não tem avaliações das instituições que ministram os cursos, elas apenas devem atender os requisitos mínimos que a resolução estabelece, um deles é que todo curso de pós-graduação deveria ter no mínimo 360 horas…

Fonte: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf

:smiley:
hehehe… Acho que eu tava fumando um béqui quando escrevi e estava lendo este post :shock: pois jurava que tinha escrito Você S/A…
Esquece a revista Veja, não tem nada é ver mesmo não rs…

Fonte: http://www.fiap.com.br/2011/07/26/premios-e-reconhecimentos/mais-uma-vez-a-fiap-esta-entre-os-melhores-mbas-do-brasil/