Pessoal, a priori minha aplicação web irá rodar num jetty, com possibilidade futura de adição de novos servidores duplicados com um load balance na frente fazendo o gerenciamento, visto que a tendência de acessos a esse sistema irá aumentar gradativamente bem como o número de usuários.
Um dos problemas ao adicionar novos servidores, é como fazer o tratamento (compartilhamento) da sessão do usuário, existe alguma estratégia ou framework que faça esse trabalho de gerenciamento da sessão compartilhada?
Em um projeto recente, usávamos um memcached central para armazenar a sessão, nesse caso se adicionássemos um novo servidor, a aplicação (em cada servidor) teria acesso as sessões compartilhadas, existe uma estratégia diferente?
muito bem levantada essa questão. Trabalho em uma Universidade e também tenho essa dúvida para implantação de um novo portal. Ou seja, como gerenciar sessoes e balanceamento de carga ao mesmo tempo ? Sugestões ???
Esqueci de uma coisa, a clusterização esta relacionada com os objetos que você adiciona na sessão do webserver. Se você quiser clusterizar outro tipo de estutura de dados, como o pool de objetos do spring dá uma olhada nos componentes TERRACOTA - nunca utilizei mas me parece que eles são feras neste assunto.